MÚSICA

Demi Lovato posa para foto em parede branca

Reprodução/Instagram

Aniversariante

Enfim, 30: Demi Lovato retorna às origens no álbum Holy Fvck

Cheia de personalidade e letras afiadas, cantora se joga no pop rock, como ensaiou no seu disco de estreia, Don't Forget (2008)

Lucas Almeida
Lucas Almeida

Demi Lovato comemora a chegada dos 30 anos neste sábado (20), apenas um dia depois do lançamento do álbum Holy Fvck (2022). O oitavo disco de estúdio da ex-estrela da Disney marca de vez a entrada da cantora no rock, um desejo de adolescência que acabou ficando recalcado por seu sucesso no universo teen.

Durante o processo de divulgação, ela chegou a falar como o novo projeto definia uma retorno “às raízes” no Twitter. As músicas logo renderam comparações com Don’t Forget (2008), primeiro álbum da cantora que arriscava batidas de pop rock. Lançado pela Hollywood Records (do grupo Disney), aquele disco se prendia a letras e sonoridades mais comerciais –pensado para agradar ao público adolescente que já acompanhava a carreira de atriz de Demi Lovato.

Ouça Don't Forget, de Demi Lovato

Música foi a faixa-título do primeiro álbum da cantora, de 2008

Dessa vez, a norte-americana se livra de qualquer amarra, a começar pelo título do álbum, com o palavrão “fuck” (porra, em português), estilizado com a letra “v” –o que pode se tornar um pesadelo para a promoção do disco na TV ou em outras mídias.

As escolhas, no entanto, têm mostrado a felicidade de Demi Lovato em se manter autêntica. “Holy Fvck me deu a liberdade de me expressar em formas que não sabia que eram possíveis e encontrar alegria, da qual eu sentia falta ao fazer música”, explicou ela no Twitter. “É catártico e fundamentado, mas emocionante e muito divertido.”

A produtividade durante a crise dos 30 anos de Demi não é uma grande novidade. Ela já mostrou como aniversários podem ser repetitivos no álbum Dancing with the Devil… the Art of Starting Over (2021), em que falava sobre questões de saúde mental e o caso de overdose, que lhe rendeu diversas sequelas.

Em Melon Cake, ela cantava sobre não querer mais comer melancias em formato de bolo em seus aniversários –uma metonímia para como a equipe com quem trabalhava tratou os seus distúrbios alimentares ao longo da carreira.

Em Holy Fvck, Demi Lovato eleva ainda mais a capacidade de falar abertamente sobre a sua vida pessoal. No primeiro single, Skin of My Teeth, ela se abre sobre os problemas que enfrentou envolvendo o abuso de substâncias. Já em 29, ela aproveita para mandar indiretas a um ex-namorado que era 12 anos mais velho –provavelmente, uma referência ao ator Wilmer Valderrama.

As composições afiadas não deixam a sensibilidade de lado. A primeira música escrita para o projeto foi Dead Friends, em que ela se abre sobre a saudade que sente de amigos que já morreram –uma homenagem ao rapper Mac Miller (1992-2018). A faixa foi criada como uma balada e ganhou batidas mais animadas durante a produção. O álbum ainda termina em um tom positivo, com 4 Ever 4 Me, em que Demi Lovato diz que está se apaixonando novamente.

Depois de enterrar a carreira pop, ela comemora a nova fase de vida com um álbum bem definido e letras sinceras, que podem moldar um futuro promissor nas referências do rock e punk. No entanto, a própria cantora deixa claro que não quer se preocupar com os próximos passos. “Não sei onde estarei em um ou em dez anos”, escreveu nas redes sociais. “Mas o que eu sei é que esse álbum é exatamente onde estou agora, e estou muito orgulhosa disso.”

Para a felicidade dos fãs, Demi Lovato escolheu o Brasil para a estreia da turnê do álbum Holy Fvck. Os shows começam no Espaço Unimed, em São Paulo, em 30 e 31 de agosto. Depois ela segue para a Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte, em 2 de setembro. A viagem pelo país terminará com uma apresentação no palco Mundo do Rock in Rio, em 4 de setembro, mesmo dia de Justin Bieber.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Lucas Almeida

Lucas Almeida

Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.

Ver mais conteúdos de Lucas Almeida

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?