Reprodução/YouTube
Morto há mais de 40 anos, músico jamaicano terá filme inspirado em produções grandiosas como Bohemian Rhapsody e Rocketman
A história de Bob Marley vai virar filme. E a produção promete ser grandiosa, inspirada em cinebiografias recentes como Bohemian Rhapsody (sobre o Queen) e Rocketman (Elton John). Chamado de rei do reggae, o cantor e compositor jamaicano deixou sua marca na história da música mesmo tendo uma vida curta.
Ele morreu em 1981, aos 36 anos, vítima de complicações de um melanoma maligno.
O filme promete ser a maior produção cinematográfica sobre Bob Marley até hoje, já que tem um grande estúdio de Hollywood por trás, a Paramount. Ainda em processo de pré-produção, o longa-metragem contará com o apoio da família e de amigos próximos ao músico para a elaboração do roteiro. Entre eles, os filhos Ziggy, Stephen e Cedella Marley, também artistas.
Reunimos as principais informações já divulgadas sobre o filme de Bob Marley, que ainda não tem título confirmado.
Reinaldo Marcus Green foi escalado para comandar a produção. Recentemente, ele fez sua estreia em Hollywood também com uma cinebiografia: King Richard: Criando Campeãs. Indicado a seis Oscars, o filme conta a história de Richard Williams, pai de Serena e Venus Williams, duas das maiores tenistas da história, e mostra a estratégia que ele traçou para que as filhas alcançassem o estrelato. O longa rendeu o Oscar de melhor ator a Will Smith.
Em entrevista ao Guardian, Green afirmou que quer retratar no filme um Bob Marley “falho e complexo”, de “muitas contradições”. “Ele deu muita alegria e espalhou mensagens de amor e paz, que são mais importantes do que nunca, hoje em dia. Mas queremos mostrar todos os lados de Bob, incluindo sua dureza, sem aliviar nada”, garantiu.
O único nome confirmado no elenco, até agora, é o do protagonista. O britânico Kingsley Ben-Adir foi o escolhido para viver Bob Marley. Ele é mais conhecido por ter dado vida a Malcom X em Uma Noite em Miami… (2020) e estará no filme sobre a Barbie, estrelado por Margot Robbie.
Kingsley Ben-Adir será Bob Marley no cinema
Divulgação
Curiosamente, Ben-Adir não tem qualquer treinamento musical. “Eu estava mais interessado na atuação dele”, explicou o diretor. “Da mesma maneira que fiz em King Richard, no qual as duas jovens atrizes que interpretam Venus e Serena [Saniyya Sidney e Demi Singleton] não tinham qualquer capacidade esportiva. O que importa é termos grandes atores, e depois treiná-los”.
Apesar de Marley ter tido uma vida curta, a cinebiografia não pretende traçar os 36 anos de sua história. A ideia é focar na década de 1970, quando o músico sobreviveu a uma tentativa de assassinato na Jamaica e partiu para Londres. Na Inglaterra, ele gravou o álbum Exodus, que traz canções histórias do reggae, como One Love, Three Little Birds e Jamming.
A previsão é que a cinebiografia chegue aos cinemas em janeiro de 2024.
Luccas Oliveira
Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.
Ver mais conteúdos de Luccas OliveiraTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?