Divulgação/Rodolfo Magalhães
Novo disco da drag queen paulistana já pinta como um dos melhores de 2022. E muito por misturar gêneros numa grande festa pop
Como já falamos antes, Lady Leste, novo disco da cantora e drag queen Gloria Groove, é um dos mais impactantes de 2022, até agora. Gloria fez valer a expectativa dos fãs e lançou um álbum que pode resume o puro suco do pop brasileiro contemporâneo. O repertório não se prende a um único estilo, muito pelo contrário. Por isso, podemos cravar que há em Lady Leste uma Gloria Groove para quase todas as suas playlists preferidas.
No grande baile que é o disco, a drag paulistana passa por funk, rap (em diferentes vertentes), reggaeton, brega, pagode e termina no pop rock. Tudo feito para as pistas, dançante, mas também potente no que se propõe a falar.
Além disso, Lady Leste é grandioso, muito bem produzido, e reúne alguns dos principais produtores e compositores da música pop atual, como Pablo Bispo e Ruxell.
Caso o seu perfil não seja muito o de ouvir álbuns inteiros, tudo bem. Anota aqui as faixas de Lady Leste que podem entrar nas suas playlists de streaming.
Nada melhor do que um pagode para agitar o fim de semana, certo? Então você deve curtir o grupo Sorriso Maroto. Gloria Groove certamente curte, no caso. Tanto que ela convidou o cantor Bruno Cardoso para dividir os vocais da faixa Tua Indecisão, que serve como um alívio de energia no meio da festa. Não estranhe: é um pagode romântico daqueles tradicionais, bem anos 2000. Não tem pegadinha nenhuma aqui, confia. Fogo no Barraco pode agradar também, por trazer a cadência do samba, mas você tem que curtir um pouco de funk.
Se é isso que você quer, então Jogo Perigoso é a faixa que procuras. A música composta por Gloria com o trio maravilha Ruxell, Pablo Bispo e Sérgio Santos até tem um traço de pop funk aqui e acolá, mas não é como se o reggaeton não fosse afeito a uma bela mistura. Numa festa, por exemplo, pode funcionar muito bem naquela transição antes do pancadão começar. Ninguém vai reclamar da rima “Baby, eu não consigo suportar a distância/ Desse teu rostinho, teu bumbum que balança”, é impossível.
Atenção, se você é propenso a vícios, é bom tomar cuidado antes de ouvir Apenas Um Neném. Num primeiro momento, você pode estranhar o arrochinha sapeca que é esta parceria entre Gloria Groove e Marina Sena. Dez minutos depois, é possível que o refrão “Não fala assim comigo/ Eu sou apenas um neném/ Que chora se você não dá carinho/ Meu colinho é seu também, neném”. A partir daí, é caminho sem volta. Uma música solar, despretensiosa, feita apenas para o ouvinte se divertir. Golaço.
É belíssima a homenagem que Gloria Groove faz para MC Daleste (1992-2013) em Vermelho, com direito a sample de voz do cantor de funk ostentação. O músico teve grande impacto na cultura da Zona Leste paulistana, região natal da Lady Leste, e que agora ela faz questão de levar para o Brasil inteiro. Mas o funk perpassa diversos momentos do disco. Destaque para a mistura com trap em Bonekinha, com samba em Fogo no Barraco (feat MC Tchelinho), e para a faixa de abertura, SFM, parceria com MC Hariel.
Então Lady Leste também é um prato cheio para você. Afinal, Gloria é uma rapper e tanto, habilidosa, com flows diversos e malemolência nas rimas. Mas, vamos lá. Temos a ótima Greta, rap mais sombrio e afiado; o trap Pisando Fofo tem versos muito bem sacados e ganha caminhos melódicos interessantes com as gêmeas Tasha & Tracie; Leilão você já deve conhecer, mas é um rap com metáfora certeira; e Bonekinha, citada acima para a turma do funk, é também o melhor trap do disco.
LSD é o que você está procurando. A faixa de Lady Leste, no caso. É mais uma música que quebra o clima do disco de forma elogiável, com a cadência certa para os versos que refletem sobre os obstáculos que a fama traz. É para cantar de olho fechado, com a mão na consciência.
Talvez você ache que estamos forçando a barra, mas é bom tirar a prova. Estão aqui as duas últimas faixas de Lady Leste. A debochada A Queda tem um peso tanto nas letras quanto nos beats, o que não vai fazer você se arrepender. Já Sobrevivi é mais direta: cheia de riffs e solos de guitarra, além de coros no refrão, a parceria com Priscilla Alcantara tem cara de pop rock de arena para cantar a plenos pulmões. Se você acha que tem algo de gospel, também, não vamos discordar.
Luccas Oliveira
Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.
Ver mais conteúdos de Luccas OliveiraTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?