Divulgação
Banda francesa substituiu o Megadeth no Dia do Metal e volta ao Rock in Rio com turnê elogiada pela crítica
O Gojira não estava nos planos iniciais do Rock in Rio 2022. Originalmente, o line-up do tradicional Dia do Metal, que nesta edição será o de abertura do festival, 2 de setembro, tinha Iron Maiden, Dream Theater, Megadeth e Sepultura com Orquestra Sinfônica Brasileira no palco Mundo.
Porém, o Megadeth alegou “um conflito de agendas” e trocou o Rock in Rio por uma turnê norte-americana. Os franceses do Gojira, então, foram convocados para substituir a banda de Dave Mustaine. Assim, farão sua segunda participação no festival carioca, depois da estreia em 2015.
O show está marcado para 19h30 e servirá como grande aquecimento para os headliners do Iron Maiden, que não vão fechar o palco principal por opção própria —com isso, o Dream Theater encerrará a primeira noite.
Expoente do subgênero pesado —e musicalmente complexo— death metal técnico, o Gojira chega ao Rock in Rio com a turnê do álbum Fortitude. Lançado em abril de 2021, o disco apresenta um som mais puxado para o metal progressivo, repleto de solos de guitarras e letras com mensagens mais positivas.
Uma das músicas se chama Amazonia e traz versos como “Há fogo no céu/ Você está na Amazônia/ O maior milagre/ Está queimando no chão”. Esta não é exatamente positiva, mas é relacionável para o público brasileiro. Ela costuma encerrar os shows do grupo na atual turnê.
Recentemente, o grupo excursionou pelos Estados Unidos com o Deftones, outra banda que volta e meia aparece na escalação do Rock in Rio. Os shows foram exaltados pela crítica e reforçaram a imagem de que os franceses mostram sua melhor versão no palco, e os discos acabam sendo boas desculpas para rodar o mundo fazendo barulho ao vivo.
É o que os fãs do metal podem esperar do Gojira no Rock in Rio: energia borbulhante, riffs e solos incendiários, cozinha pesada e bateção de cabeça.
Luccas Oliveira
Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.
Ver mais conteúdos de Luccas OliveiraTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?