MÚSICA

Joji lidera o Spotify global co, Glimpse of Us

Reprodução

Glimpse of Us

Conheça Joji, youtuber aposentado que chegou ao topo do Spotify global

Criador do viral Harlem Shake, nipo-australiano largou os vídeos infames no YouTube para se dedicar a músicas minimalistas e melancólicas

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Talvez você não conheça George Kusunoki Miller pelo nome de batismo ou pelo alter ego musical Joji. Por outro lado, qualquer usuário da internet foi impactado pelo viral Harlem Shake, espécie de precursor do que viriam a ser as dancinhas de TikTok.

Nessas voltas loucas que o mundo do entretenimento dá, calhou de o criador do viral ser também o cantor de R&B de voz operística que atualmente lidera o Spotify global.

Desde a última quarta-feira (15), o single Glimpse of Us, do nipo-australiano Joji, desbancou o longo reinado de As It Was, de Harry Styles, deu de ombros ao novo álbum de Drake e se manteve firme na primeira posição entre as canções mais ouvidas do mundo, diariamente. Nem mesmo a aguardada estreia do novo single de Beyoncé foi capaz de desbancá-lo.

Por lá, já são 85 milhões de plays em 12 dias desde o lançamento da música. Enquanto isso, o clipe no YouTube já bateu 12 milhões de visualizações.

Formado por gravações caseiras extremamente caóticas, o vídeo causa um efeito curioso. É como se fosse uma produção deprimente do Jackass, de baixo orçamento, cuja trilha é uma música mais melancólica do que a mais triste do Sam Smith.

Veja abaixo:

Cena do clipe de Glimpse of Us, do cantor Joji

Assista ao clipe de Glimpse of Us

Música está em primeiro lugar do Spotify global

Joji era Filthy Frank e Pink Guy no YouTube

Os fãs acreditam que o clipe remete à autodestrutiva vida pretérita de Joji. Muitos comentários no YouTube, inclusive, apontam que o vídeo traz imagens remanescentes de quando ele ainda era um youtuber. Antes de investir numa carreira séria como cantor, o artista era famoso na rede de vídeos por canais e personagens infames, como Filthy Frank e Pink Guy.

Não há hipérbole nenhuma ao cravar que seus vídeos foram vistos bilhões de vezes desde que sua carreira como youtuber começou em 2008. Ele foi criador de inúmeros memes e rotulado como a “epítome do esquisito”. Para críticos menos condescendentes, seus esquetes de humor eram vistos como “um lado inexplicável, estranho e meio nojento do YouTube”.

Pink Guy, famoso personagem do YouTube

Assista a um compilado de momentos do Pink Guy

Personagem polêmica foi visto milhões de vezes no YouTube

Um resumo ilustrativo: um dos seus vídeos mais famosos trazia Miller e seus amigos preparando um bolo a partir do próprio vômito.

Até que nos últimos dias de 2017, ele decidiu que se aposentaria oficialmente da comédia e da produção de conteúdo de humor em vídeo. Miller alegou tanto “problemas de saúde sérios” como falta de interesse profissional. Ele não deu detalhes, porém, sobre quais problemas de saúde teve.

Música é coisa séria

Ainda naquele ano, meses antes de se aposentar, Miller passou a levar a sério a persona musical Joji. Em entrevista à Billboard, na época, ele explicou que já tinha uma verve sonora, mas com outra pegada. “Comecei os dois ao mesmo tempo. Naquela época, eu fazia música, mas com coisas engraçadas. No entanto, agora posso fazer coisas que quero ouvir”, disse.

Depois, quando a comédia passou a ser coisa do passado, ficou ainda mais claro que Joji e Filthy Frank/Pink Guy habitavam mundos completamente diferentes. “Eu gosto de deixar as pessoas aprenderem a manter os dois separados. Não quero que associem Joji a uma merda de Pink Guy com uma mensagem ruim que publiquei há quatro anos”, disse, na mesma entrevista.

Em outro momento, o rapaz de 29 anos nascido no Japão, com pai australiano e mãe japonesa ainda deixa claro: “A grande diferença é que Joji não é um personagem. É apenas eu”.

Como cantor e compositor, Joji transita basicamente entre o trap e o R&B, algo como um Drake barítono com menos Auto-Tune. Ele usa beats minimalistas, lo-fi, que ressaltam a voz potente e as letras repletas de melancolia. Ele já recebeu, também, comparações com o britânico James Blake.

Glimpses of Us é o primeiro single do terceiro disco de estúdio de Joji. Antes, ele lançou Ballads 1 (2018) e Nectar (2020). O álbum de estreia alcançou o topo das paradas de R&B/Hip-Hop da Billboard, em novembro de 2018. Com o feito, ele se tornou o primeiro artista nascido na Ásia a chegar à liderança. Nectar, por sua vez, chegou a alcançar a terceira posição nas paradas gerais da Billboard.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal