Reprodução/YouTube
Cantora que completaria 27 anos nesta sexta esbanjava talento desde os primeiros passos na música
Marília Mendonça (1995-2021) completaria 27 anos nesta sexta-feira (22). É o primeiro aniversário da Rainha da Sofrência desde sua trágica morte, em dezembro passado, quando deixou uma legião de fãs sofrendo para valer.
A data, é claro, tem sido cercada por homenagens e celebrações. A principal delas veio da equipe de Marília Mendonça, o projeto Decretos Reais, que chegou às plataformas de streaming na noite de quinta. Primeiro lançamento póstumo próprio da sertanejo, é um presente e tanto para os fãs.
Marília encantou milhões de brasileiros por seus sucessos marcados pela sofrência, pelas letras que faziam crônicas da realidade do brasileiro médio, por sua voz única, mas também pelo imenso carisma que transbordava pela sua personalidade. A goiana era uma figura ímpar e fazia isso ser notado pelos mais íntimos e também pelos fãs que admiravam à distância, nos palcos e nas redes sociais.
Um dos seus últimos hits, lançado em 2019, diz no refrão que “Ninguém vai sofrer sozinho, todo mundo vai sofrer”. Sua despedida precoce realmente chocou o Brasil. Mas, neste aniversário, a Tangerina não vai deixar você sofrer sozinho.
Selecionamos cinco vídeos, de diferentes formatos e durações, para afagar sua saudade.
Em 2013, Marília Mendonça tinha apenas 17 anos quando abriu um canal caseiro no YouTube para apresentar suas primeiras composições. Ainda longe da fama, a adolescente já chamava atenção no meio sertanejo por ter músicas gravadas por outros artistas.
Este é o segundo vídeo da história do canal Marília Mendonça, muito antes de ter quase 25 milhões de inscritos. Nela, num sofá velho e usando apenas a voz e o violão, a cantora apresenta Minha Herança, que foi gravada pela dupla João Neto e Frederico.
Veja a adolescente Marília Mendonça cantando Minha Herança
Aos 17 anos, ela já chamava a atenção com composições para outros artistas
Em 2015, quando Marília tinha acabado de completar 20 anos, o Brasil passava a finalmente conhecer o nome que viria a repetir diversas vezes a partir dali. Foi quando ela surgiu com o suprassumo da sofrência, a balada Infiel, que alavancou também o primeiro DVD da carreira, Realidade (2016).
O vídeo já foi visto mais de 576 milhões de vezes, mas você não deveria perder esse play agora.
Marília Mendonça no vídeo de seu primeiro hit
Infiel já foi vista e ouvida mais de 576 milhões de vezes
Em 2019, Marília Mendonça estava grávida de seu primeiro e único filho, Leo. Apesar de não planejada, a gestação mexeu com a goiana, que se dizia a “mulher mais feliz do mundo”.
Em outubro daquele ano, ela transformou felicidade em emoção no Prêmio Multishow. Sentada no centro do palco, no formato voz e violão, ela apresentou Música do Leo, canção que preparou especialmente para a ocasião.
Quando abriu com os versos “Não imaginava ter você tão cedo/ Isso antes de sentir seu coração bater/ Hoje o pensamento não é mais o mesmo/ Como vivi todo esse tempo sem você?”, Marília fez os fãs chorarem mais uma vez.
Marília Mendonça canta Música do Leo no Prêmio Multishow
Cantora estava grávida do primeiro e único filho
A morte de Marília Mendonça chocou o país, mas abalou especialmente as gêmeas Maiara e Maraisa. Além de parceiras musicais, as irmãs eram algumas das melhores amigas de Marília. Juntas, elas rodariam o Brasil com o projeto As Patroas, que acabou não conseguindo estrear.
No entanto, a compilação abaixo, com diversos momentos das três juntas, é um afago no coração.
Compilado mostra relação d'As Patroas
Vídeo reúne principalmente stories de Instagram
Lançado em 2019, o projeto grandioso evidenciava a força de Marília Mendonça em todo o território nacional. A ideia era gravar um álbum ao vivo no qual cada canção era registrada em um estado do Brasil. Para tanto, a cantora fez shows surpresa em locais públicos de todas as capitais. O álbum venceu o Grammy Latino naquele ano.
Além disso, rendeu uma série documental original do Globoplay, que faz um ótimo resumo do tamanho da popularidade de Marília Mendonça. Alguns episódios foram exibidos na grade da TV Globo quando a cantora morreu.
Assista ao trailer de Todos os Cantos
Projeto rendeu Grammy Latino para Marília Mendonça
Luccas Oliveira
Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.
Ver mais conteúdos de Luccas OliveiraTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?