Divulgação
Canção tinha sido acusada de machismo durante o movimento #MeToo; Hayley Williams ironizou comentários na internet
O Paramore decretou o fim da aposentadoria da música Misery Business no show de abertura da nova turnê, realizado na Califórnia no domingo (2). Considerada o primeiro grande sucesso da banda, a canção tinha recebido críticas em 2018 durante o movimento #MeToo e foi acusada de machismo pelos versos “uma vez vadia, sempre vadia/ Me desculpe, isso nunca vai mudar”.
A vocalista, Hayley Williams, aproveitou um intervalo no refrão para explicar a nova setlist do Paramore. “Há quatro anos, nós decidimos que iríamos aposentar essa música durante um tempo. Acho que, tecnicamente, nós fizemos isso”, disse ela. “Mas o que a gente não sabia era que cerca de cinco minutos depois de eu ser cancelada por dizer a palavra ‘vadia’ em um música, todo o TikTok decidiria que estava tudo bem. Tente criar um sentido.”
Misery Business voltou a receber novos ouvintes no ano passado, depois de ganhar comparações com Good 4 U, da Olivia Rodrigo. Os criadores da composição original, Hayley Williams e Josh Farro (ex-guitarrista do Paramore), foram incluídos nos créditos da faixa da estrela de High School Musical posteriormente. Em abril, a vocalista ainda subiu ao palco do Coachella para cantar a música juntamente com Billie Eilish.
Paramore canta Misery Business em nova turnê
Assista ao trecho gravado por um fã na plateia
Na estreia da turnê, Hayley aproveitou para fazer uma comparação com os primórdios do Paramore nas redes sociais. “Lembro de um tempo que a gente tinha o MySpace e ainda era uma banda pequena. A gente nem tinha laçado essa música e as crianças estavam se chamando de ‘Parawhores'”, citando a palavra em inglês para “vadia”.
A cantora explicou que os membros acharam o comportamento dos fãs estranho. “O que eu estou tentando dizer é que é uma palavra. E se você é legal, não vai chamar uma mulher de vadia, porque isso é uma merda. Isso é tudo o que vou dizer, não vou pregar sobre isso”, concluiu a Hayley, que ainda agradeceu ao público por proporcionar “um dos momentos mais legais do show “.
A vocalista do Paramore tinha anunciado a aposentadoria temporária de Misery Busniess, defendendo que tinha composto a faixa quando tinha apenas 17 anos. “Escrevemos uma música que agora, como uma mulher de 29 anos, não sei se usaria a mesma linguagem. Chamar alguém de vadia não é muito legal”, concordou ela no Art + Friends Festival, realizado em Nashville, em setembro de 2018.
Lucas Almeida
Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.
Ver mais conteúdos de Lucas AlmeidaTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?