Divulgação/Tom Oxley
Atrações de Popload Festival e Primavera Sound São Paulo, os artistas escolheram a mesma data para jogar seus álbuns no streaming
Com shows no Brasil marcados entre outubro e novembro, Pixies, Björk e Shygirl escolheram o mesmo dia para soltar seus novos álbuns no streaming. Nesta sexta-feira (30), Doggerel, Fossora e Nymph, respectivamente, já estão disponíveis para fãs e curiosos nas plataformas.
Os artistas estão escalados para dois festivais em São Paulo. Lenda do rock alternativo, o Pixies vem antes, em 12 de outubro, como headliner do Popload Festival. Na véspera, a banda veterana também se apresenta com show solo no Rio de Janeiro, no Vivo Rio. Os ingressos ainda estão à venda.
Enquanto isso, tanto Björk quanto Shygirl estão no line-up do estreante Primavera Sound São Paulo. Ambas cantam no Distrito Anhembi em 5 de novembro, também com ingressos disponíveis.
Abaixo, a Tangerina espreme um pouquinho destes lançamentos. Sirva-se!
Assista ao clipe de Nike
Música está no novo disco de Shygirl, atração do Primavera Sound
Esta é uma dica para quem curte pop experimental e, mais especificamente, a turma do hyperpop. A britânica Shygirl brinca com batidas, colagens, sons estranhos e voz modeladas e sintéticas. É uma artista que cita tanto Mariah Carey e Madonna quanto Aphex Twin e Björk como inspirações e, ouvindo com atenção, você entende o porquê.
Primeiro disco cheio de Shygirl, Nymph é uma grande amostra do que a DJ, rapper e cantora é capaz de criar dentro do seu universo particular. Caso o ouvinte esteja aberto, ele rapidamente será transportado para esse clima. O show promete também toda uma gama de sensações.
Assista ao clipe de Vault of Heaven
Faixa está no oitavo disco do Pixies
Se Shygirl lançou seu primeiro disco, o Pixies chega com Doggerel, oitavo álbum de uma discografia iniciada em 1988 —quando a britânica nem sequer era viva. A banda norte-americana liderada pelo vocalista e compositor Black Francis anda especialmente criativa nos últimos anos: este é o quarto disco lançado desde 2014.
O disco deixa a pegada mais punk do Pixies meio de lado. Ou seja, menos faixas aceleradas de dois minutos e mais canções “grandes, ousadas e orquestradas”, como descreveu Francis. Mas os fãs podem ficar tranquilos: ainda é um ótimo disco com a cara do rock alternativo do Pixies, com muito riff, cozinha pesada e os vocais únicos do cantor.
Algumas faixas de Doggerel devem entrar no setlist do show do Popload Festival, o que também não será uma preocupação para quem prefere os clássicos. Afinal, as apresentações do Pixies costumam ter mais de 40 músicas.
Assista ao clipe de Atopos
Música é o primeiro single da nova era de Björk
Uma das headliners do Primavera Sound São Paulo, Björk volta aos holofotes com Fossora, seu primeiro álbum em cinco anos. O projeto foi criado durante a pandemia de Covid-19, quando ela se mudou de vez para a Islândia, preocupada com a violência dos Estados Unidos.
“Cada álbum sempre começa com um sentimento que eu tento moldar em um som. Dessa vez, o sentimento estava pousando na terra e cavando meus pés no chão”, descreveu Björk em seu site, em uma comparação com a sensação aérea apresentada no disco Utopia (2017).
Ela descreve o disco como o seu “álbum de cogumelo”, com uma sonoridade de “techno biológico”. “Meu período de fungo foi borbulhante e divertido, com muita dança”, afirmou. Experimenta essa viagem!
Luccas Oliveira
Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.
Ver mais conteúdos de Luccas OliveiraTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?