MÚSICA

O baixista Steve Mackey

Reprodução/Instagram

LUTO

Baixista do Pulp e músico de Harry Potter, Steve Mackey morre aos 56

Após sucesso com a banda britânica nos anos 1990, músico virou produtor de nomes como Florence + the Machine, Arcade Fire e Kelis

Luciano Guaraldo

Morreu nesta quinta-feira (2), aos 56 anos, o músico Steve Mackey, famoso por ter sido o baixista da banda britânica Pulp em sua formação mais famosa, entre 1988 e 2002, com um rápido retorno entre 2011 e 2013. A morte foi confirmada pela própria banda, em seus perfis nas redes sociais, e pela mulher do músico, Katie Grand. A causa não foi revelada.

“Nosso amado amigo e baixista Steve Mackey morreu nesta manhã. Nossos pensamentos estão com sua família e entes queridos”, publicou a banda em seu Instagram, com uma foto do músico entre montanhas datada de 2012, quando o Pulp fez uma turnê pela América do Sul. “Tínhamos um dia de folga e Steve sugeriu que nós escalássemos os Andes. Foi o que fizemos, e foi uma experiência completamente mágica. Bem melhor do que ficar no hotel o dia inteiro (que é o que teríamos feito).”

“Steve fazia as coisas acontecerem. Na vida dele e na banda. Nós gostamos de imaginar que ele agora está novamente naquelas montanhas, na próxima fase de sua aventura. Boa viagem, Steve. Esperamos reencontrá-lo algum dia”, finalizaram.

Katie Grand também publicou um comunicado sobre a morte do marido nas redes sociais dele. “Depois de três meses no hospital, em que ele lutou com toda a sua força e determinação, estamos chocados e devastados por ter de dizer adeus ao meu marido brilhante e lindo, Steve Mackey. Steve morreu hoje, uma perda que deixou partidos o meu coração e os de meu filho, Marley, de seus pais, Kath e Paul, de sua irmã Michelle e de muitos amigos.”

“Steve era o homem mais talentoso que eu conheci, um músico, produtor, fotógrafo e cineasta excepcional. Como na vida, ele era adorado por todos aqueles cujos caminhos se cruzaram com o dele nas várias disciplinas criativas que ele conquistou. Eu gostaria de agradecer à equipe da NHS [sistema de saúde britânico] que trabalhou sem cansar por Steve. Sentiremos falta dele além do que as palavras podem expressar”, disse a viúva, que ainda pediu privacidade para a família no momento.

Apesar de o Pulp ter sido formado em 1978, Steve Mackey só se juntou à banda em 1988, fazendo parte do seu auge musical, entre 1992 e 1997. Foi nesta álbum que saíram singles como Razzmatazz, Common People, Sorted for E’s & Wizz, Disco 2000 e Help the Aged.

Em 2001, o Pulp lançou seu último disco, We Love Life, e encerrou o contrato com a gravadora Island. Os integrantes entraram em um hiato de nove anos, para tocarem projetos individuais. Mackey ainda fez uma ponta em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005) como um dos integrantes da banda As Esquisitonas (Weird Sisters, no original).

Em outubro do ano passado, o Pulp anunciou uma nova turnê para 2023, mas Steve Mackey havia dito que não participaria dos shows, pois pretendia se focar aos seus projetos fotográficos. Ele também trabalhou como produtor musical de artistas como Florence + the Machine, Arcade Fire, The Kills e Kelis.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?