NO PALCO

Justin David Sullivan no musical & Juliet

Divulgação/Matthew Murphy

JUSTIN DAVID SULLIVAN

Artista não-binárie desiste do prêmio Tony por não ‘caber’ nos gêneros

Justin David Sullivan disse que precisaria concorrer como melhor ator ou melhor atriz, mas não se identifica com nenhum dos dois

Luciano Guaraldo

Considerado o Oscar do teatro norte-americano, o prêmio Tony é cobiçado por todos os atores que sobem ao palco da Broadway. Mas Justin David Sullivan, artista não-binárie que estrela o musical & Juliet, decidiu não concorrer neste ano. Como a premiação divide as performances entre melhor ator e melhor atriz, elu não se sentiu confortável para se inscrever em nenhuma das duas categorias.

“Como artista não-binárie interpretando um personagem não-binárie na Broadway, eu fui bastante questionade sobre qual seria o meu plano para a temporada de premiações deste ano”, escreveu Sullivan em seu perfil no Instagram. “Como me disseram que eu não tinha escolha a não ser decidir entre as duas categorias com gênero, senti que teria de me abster de uma indicação.”

“Eu não poderia negar uma parte de minha identidade para me conformar com um sistema e uma estrutura que não abrem espaço para pessoas como eu. Não foi uma decisão fácil de ser tomada, mas tenho esperança de que as premiações vão usar isso para aprender e fazer as mudanças necessárias para considerar, indicar e premiar pessoas de todos os gêneros”, finalizou.

Os organizadores do Tony afirmaram que estão cogitando uma mudança nas suas categorias de atuação que passaria a premiar a melhor performance, independentemente de gênero. O Outer Circle Critics Award, que também premia produções teatrais de Nova York, já eliminou a divisão entre atores e atrizes neste ano, e o britânico Bafta cogita fazer o mesmo. A transformação, no entanto, não aconteceria nesta edição do Tony.

“Nós reconhecemos que as categorias atuais não são totalmente inclusivas e estamos discutindo como ajustá-las para resolver esse problema. Infelizmente, o processo ainda está acontecendo, e nossas regras não permitem que façamos mudanças assim depois que a temporada teatral começa. Mas estamos trabalhando para que nenhum membro da comunidade se sinta excluído com base em sua identidade nos próximos anos”, disse um porta-voz do Tony em mensagem ao Deadline.

O musical & Juliet conta a história do que aconteceria com Julieta caso ela não morresse no final de sua história com Romeu. Para avançar a trama, são usadas canções conhecidas do compositor Max Martin, como I Want It That Way (dos Backstreet Boys), …Baby One More Time (de Britney Spears), Teenage Dream (de Katy Perry) e Can’t Stop the Feeling (de Justin Timberlake).

Justin David Sullivan interpreta May, amigue não-binárie de Julieta que ajuda a protagonista a seguir em frente depois de descobrir que Romeu não era o homem perfeito que ela tinha imaginado durante o pouco tempo que passaram juntos. Ao longo do musical, May interpreta tanto músicas que ficaram famosas com vozes femininas, como Domino (de Jessie J) e I Kissed a Girl (de Katy Perry), quanto canções conhecidas em versões masculinas, caso de Whataya Want from Me (de Adam Lambert) e It’s Gonna Be Me (da banda *Nsync).

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?