NO PALCO

Tiago Barbosa como Milton Nascimento em Clube da Esquina

Divulgação/Julio Mello

CLUBE DA ESQUINA

Último show? Milton Nascimento volta aos palcos com ajudinha de Simba

Tiago Barbosa, que protagonizou O Rei Leão no Brasil e na Espanha, dá vida ao eterno Bituca em musical do Clube da Esquina; leia entrevista

Luciano Guaraldo

Milton Nascimento fez o último show de sua carreira no domingo (13), mas o eterno Bituca segue nos palcos de quinta a domingo com um “empurrãozinho” de Simba, protagonista de O Rei Leão. Ou, melhor dizendo, do ator Tiago Barbosa, que estrelou o musical da Disney no Brasil e na Espanha e agora interpreta o expoente da MPB em Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem.

“O espetáculo reacende a juventude do Milton Nascimento. É claro que existe uma responsabilidade de dar continuidade a esse legado do Bituca, de revivê-lo em uma fase mais jovem. Ele mesmo me disse que era muito bom poder ver o Milton no palco. E acho que, agora, as pessoas vão mais do que nunca assistir ao musical para poder rememorar essa voz”, conta Barbosa em entrevista exclusiva à Tangerina.

O ator de 37 anos estava no palco em São Paulo com Clube da Esquina no momento em que o Milton Nascimento da vida real entrou no Mineirão para se despedir de vez dos shows. Por conta disso, ele não pôde assistir à apresentação completa ao vivo. Mas deu um jeitinho de vivenciar um pouco da experiência. “Fiquei com o meu telefone nos bastidores e corria para ver fragmentos na coxia. Cada pedacinho que eu olhava me emocionava, arrebatava meu coração.”

A plateia do musical também não pôde ver a apresentação de Bituca em Belo Horizonte, mas compartilhou a emoção com o intérprete do cantor. “Parecia que todo mundo ali estava vivendo o último show do Milton Nascimento comigo. Todo mundo aplaudia, chorava, eu senti muito essa energia da troca. Foi uma loucura! Eu sou muito grato ao universo pelo timing perfeito de fazer esse trabalho tão importante”, valoriza.

Tiago Barbosa como Milton Nascimento em Clube da Esquina

Tiago Barbosa como Milton Nascimento em Clube da Esquina

Divulgação/Leo Aversa

A oportunidade de dar vida a Bituca também fez Tiago Barbosa voltar ao Brasil. Em 2016, ele tinha feito as malas e ido para Madri para repetir o papel de Simba em El Rey León, se tornando o primeiro ator negro protagonizar o espetáculo na Espanha. Por lá, ele também interpretou a drag queen Lola no divertido Kinky Boots, com músicas da cantora Cyndi Lauper. O artista quase ficou pela Europa, com possibilidades de trabalho na Alemanha e na Inglaterra. Mas o desejo de fazer Milton Nascimento falou mais alto.

“Só mesmo o Milton para me trazer de volta ao Brasil. Eu estava tentado desde 2019, quando a Vanessa Veiga [diretora de elenco] me mandou uma montagem de uma foto do Bituca jovem com uma minha e uma pergunta: ‘Vamos?’. Aí, aconteceu a pandemia, os planos foram mudando. No fim, tudo se encaixou. Eu digo que não foi um convite, foi um chamado.”

E o chamado foi em modo express. Barbosa encerrou a temporada de Kinky Boots em Madri e, menos de 24 horas depois, já estava no Brasil para iniciar os trabalhos em Clube da Esquina. “Não tive muito tempo, mas o que eu tive foi mergulhado de cabeça. Assisti a muitos vídeos, ouvi todas as músicas, vi fotos. Eu nunca tinha feito um musical biográfico, é tudo muito diferente”, explica.

O mergulho também contou com um encontro com o próprio Milton Nascimento, é claro. “Foi um momento tão bacana, tão bonito, ele me disse que era a primeira vez que via o Milton no palco, ficou sem palavras. Isso chegou muito forte em mim, entender essa responsabilidade de fazer o melhor que eu posso. Não era fazer um cover de alguém, era honrar aquela vida.”

Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem está em cartaz no Teatro Liberdade (R. São Joaquim, 129, São Paulo), com sessões quintas e sextas, às 21h; sábados, às 16h e às 21h; e domingos, às 19h. A temporada segue até 18 de dezembro. Os ingressos custam de R$ 37,50 a R$ 240 e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?