COLUNAS

Cena do filme Batman

Foto: Divulgação / Arte: Tangerina

O Cara da Locadora

6 filmes que influenciaram o Batman de Matt Reeves para ver em casa

Se liga só nesses filmes que inspiraram o diretor para construir a sua versão do Batman

Rafael Argemon

Rafael Argemon

Mesmo que você ainda não tenha assistido a Batman, já deve ter visto por aí que a nova “aventura” do Cavaleiro das Trevas é muito mais um filme policial do que de super-herói. E é mesmo! O diretor Matt Reeves –e membros do elenco, como Zöe Kravitz– já tinha indicado em entrevistas e em uma apresentação no último DC FanDome que alguns filmes essenciais da década de 1970 foram suas grandes inspirações.

Quer saber quais são e onde assisti-los?

Então se liga só nesta lista:

Chinatown (1974)

Cena do filme Chinatown

Trailer do filme Chinatown (1974)

“Chinatown foi fundamental. Quando Jake Gittes (Jack Nicholson) começa a investigar um caso de assassinato, descobre a profundidade da corrupção de Los Angeles. Nesse sentido, Batman é como um clássico noir. É uma história de detetive. Um thriller policial”, disse Reeves no evento DC FanDome.

Considerado por muitos críticos americanos como tendo o melhor roteiro de todos os tempos, o noir ensolarado de Roman Polanski traz uma das melhores atuações da carreira de Jack Nicholson. Ele interpreta Jake Gittes, um detetive particular pé de chinelo que se vê envolvido em uma conspiração de sexo, assassinato e corrupção na Los Angeles de 1930.

Onde ver: Amazon Prime Video, Telecine Play, Globoplay, Now e Oi Play / Apple TV, Google Play, Claro Vídeo e Microsoft Store (para alugar)

Operação França (1971)

Cena do filme Operação França

Trailer do filme Operação França (1971)

“Esse tipo de ideia dessa humanidade corajosa e imperfeita foi muito inspirada por filmes como Operação França e outros policiais daquela época. Aquelas histórias de rua dos anos 1970”, revelou o cineasta no mesmo DC FanDome.

Filme policial que ditou as regras do gênero logo depois de ser lançado, Operação França é filmado em um estilo quase de documentário. Na trama, o policial Jimmy “Popeye” Doyle (Gene Hackman) e seu parceiro Buddy “Cloudy” Russo (Roy Scheider) investigam uma grande operação de tráfico de drogas em Nova York.

Onde ver: Star+  

Todos os Homens do Presidente (1976)

Cena do filme Todos os Homens do Presidente

Trailer do filme Todos os Homens do Presidente (1976)

“Eu queria fazer uma história em que a corrupção de Gotham fosse um dos aspectos mais importantes. Gotham é um lugar doente. Tinha de haver uma conspiração muito profunda acontecendo. Algo muito parecido com Todos os Homens do Presidente nesse sentido”, explicou Reeves à revista MovieMaker Magazine.

Nenhum filme retratou melhor o trabalho de um jornalista investigativo quanto esse thriller político sobre o caso Watergate, que acabou na renúncia do presidente Richard Nixon, em agosto de 1974. Nele, Dustin Hoffman e Robert Redford interpretam a dupla de jornalistas do Washington Post Carl Bernstein e Bob Woodward.

Onde ver: HBO Max / Apple TV, Google Play, Looke e Amazon Video (para alugar)

Klute, O Passado Condena (1971)

Cena do filme Klut

Trailer do filme Klute, O Passado Condena (1971)

“[Klute, O Passado Condena] se tornou uma Bíblia para mim em termos de tom e relacionamento entre Selina e Bruce Wayne. O que eu amo sobre Donald Sutherland naquele filme é que ele a julga – ele a julga e ainda assim se apaixona por ela. E eu apenas pensei que havia algo sobre isso relacionado ao que eu achava que poderia ser a dinâmica entre Batman e Selina”, contou Zöe Kravitz à mesma MovieMaker.

Dirigido por Alan J Pakula, mestre do “cinema paranoico” dos anos 1970, um tipo de thriller político com tramas conspiratórias, Klute traz Jane Fonda como uma prostituta de luxo perseguida por um assassino. Envolvida em uma trama de queima de arquivo, ela acaba se envolvendo com um detetive vivido por Donald Sutherland.

Onde ver: Oldflix / Apple TV (para alugar)

Zodíaco (2007)

Cena do filme Zodíaco

Trailer do filme Zodíaco (2007)

“O Charada é moldado quase como o Zodíaco [serial killer que aterrorizou a região de San Francisco na década de 1960]”, revelou Reeves à MovieMaker.

Fascinado pelo estudo do comportamento de serial killers, David Fincher se debruçou sobre o caso –nunca resolvido– do Assassino do Zodíaco (ou simplesmente Zodíaco). O filme mostra o ponto de vista de três personagens envolvidos em solucionar uma série de assassinatos na região de San Francisco, entre dezembro de 1968 e outubro de 1969.

Onde ver: HBO Max, Telecine Play, Globoplay e Now / Apple TV, Google Play e Looke (para alugar)   

BÔNUS

Seven, outro filme de David Fincher, não foi indicado claramente por Matt Reeves ou alguém do elenco como uma influência direta a Batman, mas é muito difícil não perceber isso.

Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Cena do filme Seven

Trailer do filme Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Em Seven, Fincher joga com o espectador quase como um predador analisando sua presa. Ele constrói todo um ambiente chuvoso e sombrio para nos levar até o surpreendente clímax. Na história, dois detetives, o novato Mills (Brad Pitt) e o veterano Somerset (Morgan Freeman), investigam uma série de assassinatos relacionados aos sete pecados capitais.

Onde ver: HBO Max e Now / Apple TV, Google Play, Looke e Microsoft Store (para alugar)

Siga O Cara da Locadora também no Instagram @caradalocadora

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal