ENTRE PÁGINAS

Paula Pimenta e Carina Rissi

Paula Pimenta e Carina Rissi

DO BRASIL PARA O MUNDO

De Carina Rissi a Paula Pimenta: 5 autoras que levam o Brasil ao mundo

Reunimos uma lista com cinco autoras nacionais que, por meio de seus livros e suas adaptações, estão levando o Brasil para o mundo

Beatriz Duranzi
Beatriz Duranzi

Só no mês de novembro, duas adaptações muito aguardadas de livros 100% nacionais chegam à HBO Max como um investimento não só em produções brasileiras mas também nas autoras do país. No Mundo da Luna e Procura-se chegam aos streaming em 15 e 25 de novembro, respectivamente, com o intuito de atrair o público para conhecer mais da nossa cultura. 

Muitos filmes e séries incentivaram pessoas ao redor do mundo a consumir algum tipo de livro que mais tarde se tornaram grandes referências da literatura. Exemplos disso são Harry Potter, O Senhor dos Anéis e Game of Thrones, e até leituras menos fantasiosas, como Heartstopper e Bridgerton. Essas produções acabam levando milhares a lerem as obras nas quais foram inspiradas e, consequentemente, conhecerem a cultura na qual estão inseridas. 

Essa deve ser a grande aposta dos cinemas e das plataformas de streaming ao pegar livros que se passam em terras brasileiras e os adaptar para o cinema e para a TV. Afinal, já vimos que essa é a fórmula para o sucesso, não é? Por isso, a Tangerina reuniu uma lista com cinco autoras brasileiras que conseguiram, através da escrita, levar o Brasil para o mundo! 

Paula Pimenta

Sem dúvida uma das autoras que mais contribui para a literatura nacional atualmente, Paula Pimenta foi responsável pela criação de leitores ávidos. Incentivados por suas obras, muitos que hoje se dizem apaixonados por livros começaram com obras como Fazendo Meu Filme ou Minha Vida Fora de Série

Ambas já estão com adaptações encaminhadas, e Fazendo Meu Filme até encerrou as gravações. No entanto, tudo começou mesmo com Cinderela Pop (2019). Sim, o filme da Netflix protagonizado por Maisa Silva foi inspirado na obra de Paula Pimenta publicada em 2015. Não é preciso dizer dizer que foi sucesso entre os adolescentes, certo?

Afinal, não tem como juntar duas mentes brilhantes –Paula Pimenta e Maisa– e que conversam tão bem com esse público e esperar que dê errado. A partir daí, foi só sucesso para a autora. Prestes a conquistar o cinema e o streaming, Paula Pimenta vai se preparando para a estreia de mais quatro adaptações!

Fazendo Meu Filme deve estrear ainda esse ano, Minha Vida Fora de Série está em produção, Inverno –baseado em conto do livro Um Ano Inesquecível– também já encerrou as filmagens, e Princesa Adormecida selecionou Giovanna Chaves como protagonista e deve começar seus trabalhos em breve. 

Carina Rissi

Prestes a estrear dois filmes só neste mês de novembro, Carina Rissi se tornou uma das apostas do streaming HBO Max para o mercado internacional. Vendo o sucesso das plataformas vizinhas com a adaptação de romances, o serviço de streaming da Warner Bros. Discovery no Brasil decidiu apostar não só em produções nacionais, mas também em livros brasileiríssimos 

No Mundo da Luna e Procura-se Um Marido ganham adaptações estreladas por artistas globais que também se renderam ao streaming e “desistiram” das novelas. Marina Moschen, que deixou o elenco de Todas as Flores para estrelar a série, faz sua estreia em 15 de novembro como a protagonista de No Mundo da Luna. Já Camila Queiroz e Klebber Toledo voltam a contracenar em 25 de novembro como o casal protagonista de Procura-se.

E não para por aí! Ainda neste ano foi anunciado o elenco da adaptação de um dos livros de maior sucesso de Carina Rissi, que rendeu à autora o selo de best-seller, Perdida. E não vai ser pouca coisa, não. O filme é uma coprodução da Filmland Internacional junto da Star Original Productions, da Disney, e será protagonizado por Giovanna Grigio (Rebelde) e Bruno Montaleone

Considerando o sucesso de Bridgerton (2020) na Netflix, dá para entender por que estão apostando tão alto em uma produção de época nacional para os cinemas! Mais uma do Brasil para o mundo.

Bruna Vieira

Não dá para negar que a série De Volta aos 15, inspirada na obra de Bruna Vieira, virou sucesso absoluto da Netflix entre o público jovem. Com uma pegada De Repente 30 (2004) ao contrário, a produção deu o que falar, e até os gringos comentaram sobre a série nas redes sociais. Leitura essencial para o adolescente de 2013 que achava que fazer 15 anos seria um momento mágico, o livro De Volta aos Quinze consagrou a autora como muito mais do que uma blogueira, mas sim como de um dos maiores “clássicos” modernos da literatura. 

De Volta aos 15 já foi renovada para sua segunda temporada e, provando que vai se dar bem em todos os streamings, Bruna Vieira também já tem adaptação confirmada pelo Prime Video para o seu conto Primavera, do livro Um Ano Inesquecível

Thalita Rebouças

Por onde começar a falar sobre Thalita Rebouças? Talvez pelo seu primeiro livro adaptado, Uma Fada Veio Me Visitar, que acabou servindo de inspiração para o filme protagonizado por Kéfera Buchmann, É Fada! (2016). Logo em seguida veio Fala Sério, Mãe! (2017), baseado em uma série de livros que fez parte da infância e da adolescência de muitos leitores por aí. 

Ainda tivemos Tudo Por Um Popstar (2018) e Ela Disse, Ele Disse (2019), ambos protagonizados por Maisa. E então, só em 2021, vieram Confissões de Uma Adolescente Excluída, Lulli e Pai em Dobro. O que todos têm em comum? Além de terem sido adaptados de livros da Thalita Rebouças, são estrelados por por Larissa Manoela, Maisa e Klara Castanho. Pai em Dobro, inclusive, foi o filme que marcou a estreia de Maisa como protagonista da Netflix! Já agradeceram a Thalita Rebouças hoje?

Espera que tem mais: ela faz parte do grupo de autoras que vão ganhar quatro filmes produzidos pelo Prime Video em adaptações do livro Um Ano Inesquecível. Seu conto Verão também tem uma produção já confirmada!

Babi Dewet

Fica aqui uma menção honrosa para Babi Dewet, que está fazendo sua estreia nas adaptações e fecha o time de Um Ano Inesquecível. Seu conto Outono também vai virar filme no Prime Video e tem o potencial de ser o primeiro de muitos livros adaptados. Ainda uma iniciante como escritora, Babi Dewet tem livros publicados que valem a pena conferir. Afinal, eles têm tudo para virarem filmes algum dia!

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Beatriz Duranzi

Beatriz Duranzi

Estudante de jornalismo na Anhembi Morumbi, Beatriz é estagiária na Tangerina. Apaixonada pelo mundo do entretenimento, ela é especialista em cuidar da vida alheia nas redes sociais.

Ver mais conteúdos de Beatriz Duranzi

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?