Divulgação/Barnes and Noble
A Tangerina reuniu uma lista com os sete livros mais comentados do ano no TikTok, no YouTube e no Instagram para você ler antes de o ano acabar
O ano está acabando. Estamos a apenas um mês de dar as boas-vindas a 2023, mas ainda dá tempo de atingir aquela meta de leitura que você estabeleceu no início do ano e não conseguiu cumprir. Afinal, 2022 foi recheado de bons livros, e a influência das redes só contribuiu para espalhar a palavra e promover mais histórias.
Os chamados booktokers, booktubers e bookgramers –que nada mais são do que influenciadores que falam sobre livros no TikTok, no YouTube e no Instagram– trabalharam muito desde o período da pandemia, quando as pessoas passaram a ler mais livros e a procurar mais sobre o assunto para descobrir qual é o livro do momento.
Por isso, a Tangerina reuniu uma lista com sete obras que foram um sucesso nas redes sociais em 2022 e que merecem ser lidas antes de o ano terminar!
O romance do autor japonês best-seller Toshikazu Kawaguchi foi um dos mais comentados no booktok e no booktube, sendo altamente recomendado pelos influenciadores e youtubers que falam sobre o assunto. Já dá pra adiantar que é um livro doido, com uma história mais doida ainda!
Em uma ruazinha estreita e silenciosa de Tóquio, num subsolo, existe um estabelecimento que, há mais de 100 anos, serve um café cuidadosamente preparado. Graças a uma lenda urbana, o local recebe diversos frequentadores que esperam ansiosamente para viver uma experiência única: fazer uma viagem no tempo.
Aqueles que retornam ao passado devem estar cientes dos riscos e também das regras, já que a jornada exige que o cliente se sente numa cadeira específica e reencontre somente pessoas que já tenham visitado o estabelecimento. Mesmo assim, quatro personagens aproveitam a oportunidade para tentar resolver dramas do passado. A experiência é imperdível, mas o tempo é curto. Mais precisamente, até o café esfriar.
Já falamos sobre Torto Arado aqui antes e não seria diferente agora. O livro de Itamar Vieira Junior, que já é considerado um novo clássico da literatura brasileira, levou dois prêmios Jabuti: de romance literário e de livro brasileiro publicado no exterior.
Na história, o leitor viaja aos confins do sertão da Bahia para conhecer uma família descendente de escravos que segue nesta situação. As protagonistas, as irmãs Bibiana e Belonísia, têm jeitos muito diferentes de lidar com a situação em que se encontram. Enquanto Bibiana conta com uma postura mais conformada com o destino, Belonísia é revoltada com a condição em que a família vive e deseja com todas as forças lutar pela terra onde trabalham.
Tudo muda quando as irmãs encontram uma faca antiga que pertenceu ao avô, e Belonísia começa a sentir que seu papel é lutar pela emancipação dos trabalhadores explorados e oprimidos. O romance publicado em 2019 se tornou um sucesso nas redes e foi altamente recomendado por diversas celebridades, chegando a ser um dos mais vendidos do ano.
Se você for pesquisar A Hipótese do Amor no Google, o nome do livro aparecerá acompanhado dos dizeres “sucesso do TikTok”. Esse o nível de viralização do romance de Ali Hazelwood. A obra foi tão comentada na rede de dancinhas que “mudar” o nome foi a solução encontrada pelos sites de vendas que estavam tendo problemas com os leitores –eles não conseguiam sequer se lembrar do nome do livro. Mas, afinal, do que se trata a história?
Trazendo um subgênero do romance que todo mundo adora, o famoso fake dating (namoro falso, em português), A Hipótese do Amor conta a história de Olive Smith, uma estudante de doutorado em Biologia que não acredita em namoros duradouros e decide juntar sua melhor amiga com seu ex-namorado. As coisas se complicam quando, em um momento de desespero para provar que não se importa, Olive beija Adam Carlsen, um jovem professor de outro departamento com fama de tirano. O mais chocante de tudo? Ele aceita manter a farsa e fingir que é, realmente, seu namorado.
Agora, com um relacionamento falso entre cientistas em andamento, essa união encontrará a irresistível força da atração, e as teorias de uma mulher sobre o amor, até então cuidadosamente calculadas, serão postas à prova. Uma história maravilhosa e imersa num ambiente acadêmico. Definitivamente um tubo de ensaio para a vida.
Já contamos aqui algumas das revelações mais chocantes da ex-atriz de iCarly sobre seu tempo gravando o programa e sua relação com a mãe abusiva. O título do livro de memórias já deixou todo mundo de queixo caído e não demorou muito para a internet em peso ficar abismada com seu conteúdo e a maneira como a autora conseguiu trazer tantas memórias dolorosas de um jeito comovente e, muitas vezes, hilário.
Seja no TikTok ou no Twitter, você certamente vai encontrar alguém usando a foto de uma atriz –qualquer atriz– em um vestido verde para dizer que é Evelyn Hugo. A roupa se tornou uma marca. Mais do que isso, um símbolo de esperança. Você ainda acredita na lenda urbana do filme?
Um dos livros mais comentados do ano merece uma história, no mínimo, intrigante. E Taylor Jenkins Reid não decepcionou. Contado como um livro de memórias, o romance narra a trajetória da lendária estrela de Hollywood Evelyn Hugo. A obra usa os anos 1950 como pano de fundo e leva o leitor a navegar através da atriz pela podridão da indústria cinematográfica, passando por amores proibidos, abuso físico e psicológico, até chegar nos dias de hoje, quando feridas do passado podem refletir no presente.
Além de ser considerada uma das melhores séries do ano, Heartstopper se consagrou como um dos livros mais comentados nas redes sociais. As HQs de Alice Oseman, que contam a história de dois garotos que não poderiam ser mais diferentes mas acabam se apaixonando, conquistaram o coração do público e trouxeram aquele conforto para os fãs que assistiram à série e queriam saber mais da história de Nick e Charlie. A segunda temporada já está em produção e vai contar com novos personagens e novos desafios para os personagens principais.
Com adaptação já confirmada e Chris Van Dusen (criador de Bridgerton) à frente do projeto, Os Dois Morrem no Final conta a história de Mateo Torrez e Rufus Emeterio, dois garotos que, em 5 de setembro, pouco depois da meia-noite, recebem uma ligação da Central da Morte. A notícia é devastadora: eles vão morrer naquele dia.
Os dois não se conhecem, mas, por motivos diferentes, estão à procura de um amigo com quem compartilhar os últimos momentos, uma conexão verdadeira que ajude a diminuir um pouco a angústia e a solidão que sentem.
Beatriz Duranzi
Estudante de jornalismo na Anhembi Morumbi, Beatriz é estagiária na Tangerina. Apaixonada pelo mundo do entretenimento, ela é especialista em cuidar da vida alheia nas redes sociais.
Ver mais conteúdos de Beatriz DuranziTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?