Divulgação/Warner Bros.
Saiba mais sobre o Charada (Paul Dano), o vilão de Batman, o antagonista de Robert Pattinson no novo filme de Gotham City
O último filme de Batman, dirigido por Matt Reeves, que estreia nesta quinta-feira (3) em todo Brasil, apresentou um novo forte concorrente a maior vilão do Batman no cinema: o Charada. Habitual inimigo do Homem-Morcego nos quadrinhos, aqui ele é interpretado por Paul Dano (Pequena Miss Sunshine, Sangue Negro), que assume o personagem já vivido por Jim Carrey em Batman Eternamente (1995).
Em Batman, Reeves precisava construir um novo Bruce Wayne e uma nova Gotham, e não seria possível fazer isso sem um inimigo sombrio, que desse a tônica de suspense. Dano recebeu a missão de encarnar o principal vilão do filme e se mostrou à altura do desafio. Ele não é o típico antagonista das produções de super-heróis, é muito mais realista, sério e doentio, o que deixa seu personagem ainda mais assustador.
Não importa se você já assistiu ao novo Batman e foi cativado pelo Charada, ou se ainda não conseguiu ir ao cinema, mas a curiosidade sobre todos os detalhes do filme está batendo, certo? A Tangerina reuniu uma lista de fatos curiosos sobre como Dano construiu o vilão para o filme, e te ajuda a entender o que está por trás do personagem. Ah, de quebra, ainda falamos de algumas ideias que podem aparecer num segundo longa com Robert Pattinson no papel do Homem-Morcego. E sem spoilers!
Trailer de Batman
Paul Dano, como o principal vilão da trama, em cena de Batman
Logo de cara, Reeves já revelou sua inspiração para o principal vilão da trama. O Assassino do Zodíaco, famoso serial-killer dos anos 1960, estimulou a construção do Charada. Paul Dano recebeu essa referência direta, que já foi tema do longa Zodíaco (2007), mas não foi a única que usou para a criação de seu vilão.
Zodíaco foi um serial-killer muito conhecido nos Estados Unidos. Durante dez meses, um homem, que na época não foi identificado, matou 14 pessoas e deixou cartas com mensagens enigmáticas junto aos corpos de suas vítimas, a fim de provocar a polícia e a imprensa. A identidade do assassino foi descoberta recentemente mas sua história ainda é surpreendente e muito assustadora. Por conta disso, o diretor decidiu atribuir as características do Assassino do Zodíaco ao personagem de Dano.
Tanto o diretor quanto o autor trouxeram suas própria referências para a produção do personagem. Enquanto Reeves utilizou diversos aspectos dos quadrinhos na trama, a concepção do principal vilão de Batman não passou pelo mesmo processo. “É Gotham e ele é o Charada. Então, mesmo que Matt quisesse fazer referência ao Assassino do Zodíaco ou algo do gênero, eu sempre pensava tipo, tudo bem, mas você sabe que ele é o Charada. Foi um desafio, mas foi um prazer e me sinto aliviado”, explicou Paul Dano para o site The Gamer sobre sua experiência em tentar manter as características do personagem no filme do Morcego.
Mas, antes de escolher o Charada como o vilão da vez, Reeves precisou pesquisar várias opções de antagonistas que tivessem uma ligação especial com o Bruce Wayne de Pattinson. “Eu queria construir uma história em que a investigação desse mistério em particular levasse Batman a enfrentar algo pessoal”, contou o diretor para o site Collider . Depois de pensar no Assassino do Zodíaco e na história em quadrinhos Batman: O Longo Dias das Bruxas (2008), Reeves chegou na opção perfeita para o novo filme: o Charada.
Ainda sobre a elaboração do personagem, Dano comentou em um bate-papo com o Screen Rant: “Matt e seu roteiro trouxeram um ponto de vista verdadeiro e algo que eu não tinha visto antes. E não apenas em um filme do Batman, mas em um filme de super-heróis. Sim, é assustador. Mas também é emocionante”.
Matt Reeves realmente fez um esforço para trazer a realidade para o novo filme do herói mais sombrio da DC. Enquanto alguns vilões do MCU (Universo Cinematográfico Marvel) têm armaduras tecnológicas e totalmente inviáveis, o Charada foge do estereótipo clássico das representações cartunescas nas telonas. O próprio Paul Dano explicou: “O personagem não tem provavelmente os recursos para ser um vigilante extravagante. Então, ele é meticuloso com os detalhes, ele é genial”.
No entanto, usar o uniforme do vilão não foi um mar de rosas para o ator. Dano queria causar o maior efeito possível com sua caracterização, e sentir-se incomodado provavelmente passaria essa sensação desagradável. Para isso, decidiu embrulhar o corpo em plástico filme. Como resultado, sua cabeça começou a latejar e o suor a acumular. Mesmo assim, o ator aprendeu a conviver com esse incômodo e conseguiu alcançar o efeito desejado.
Com músicas impactantes, o visual sinistro de Gotham City e uma trama intrigante, o tom sombrio de Matt Reeves atinge em cheio ao espectador.
Mas, durante a gravação de Batman, o próprio Paul Dano contou como não conseguiu dormir em algumas noites: “Era difícil sair desse personagem. É preciso muita energia para chegar lá. Você tem que sustentá-lo quando está nas cenas. Entrar e sair constantemente do Charada é meio difícil”, continuou.
Enquanto a presença de Dano é ainda incerta em uma possível sequência de Batman, o ator responsável por dar vida ao novo Charada comentou sobre os próximos vilões de Gotham City. Fãs das histórias em quadrinhos, ele está empolgado e curioso para ver a abordagem de Reeves com outros antagonistas do Cavaleiro das Trevas. Sua opção favorita é a Corte das Corujas, uma organização secreta que comanda a sociedade das sombras na corrupta Gotham. Mas essa não é sua única preferência. “Tem outro personagem que eu quero ver o que Matt faria com ele, mas sobre esse eu vou manter segredo.” disse Dano à entrevista supracitada ao Screen Rant.
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?