FILMES E SÉRIES

Montagem com Ernie Hudson, Bill Murray, Martin Lawrence e Will Smith; os novos Caça-Fantasmas e Bad Boys estream em 2024

Divulgação/Sony Pictures

Novos filmes

De Caça-Fantasmas a Bad Boys: Por que o cinema aposta na nostalgia?

Os estúdios apostam em filmes e personagens já conhecidos para atrair seus fãs

Victor Cierro
Victor Cierro

O cinema está apostando na nostalgia em 2024. O motivo? As franquias, que fizeram sucesso anos atrás, estão retornando às telonas. O clássico Os Caça-Fantasmas (1984) ganha mais uma continuação nesta quinta-feira (11) com a estreia de Ghostbusters: Apocalipse de Gelo. No mesmo espectro, Will Smith e Martin Lawrence retornam para Bad Boys 4 quase 30 anos depois da estreia do primeiro filme.

Ghostbusters: Apocalipse de Gelo abre as portas para a “sessão nostalgia” nos cinemas em 2024. Entre outros clássicos, Mad Max, O Senhor dos Anéis e Rei Leão também vão ganhar novos filmes neste ano. Inclusive, Os Caças-Fantasmas é a única continuação nesse quesito. As outras tramas voltam para o passado para aprofundar a mitologia de cada universo.

Furiosa vai contar a história da protagonista vivida por Charlize Theron em Mad Max: Estrada da Fúria (2015). Porém a atriz optou por não retornar à franquia apocalíptica. Assim, Anya Taylor-Joy recebeu a responsabilidade de estrelar a história de origem da personagem. Dirigido e escrito por George Miller, o spin-off também conta com Chris Hemsworth e Yahya Abdul-Mateen II no elenco.

O Senhor dos Anéis: A Guerra de Rohirrim é um anime que mostrará a história de Helm Mão-de-Martelo, nono rei de Rohan. Para os fãs da franquia clássica, pelo menos uma integrante do elenco voltará para o novo filme. Trata-se de Miranda Otto, que viveu a Éowyn na trilogia original.

Já Mufasa: O Rei Leão tem a responsabilidade de explorar a vida do pai de Simba. A trama aborda a infância do personagem e como ele superou uma infância humilde para se tornar o governante de toda a floresta. A rivalidade com o irmão, Scar, também será um dos principais tópicos deste “live-action”.

Cena de O Rei Leão com Mufasa e Simba

Mufasa e Simba em O Rei Leão (2019)

Divulgação/Walt Disney Pictures

2024: O ano da nostalgia

Apesar de não ser um clássico, Bad Boys (1995) também vai apelar para nostalgia com a estreia do quarto filme da franquia. Na trama, a família de um traficante mexicano pronete vingança contra todos os envolvidos na prisão do patriarca. A mulher e o filho juram de morte as autoridades, incluindo Mike Lowrey (Will Smith).

Em mundos cinematográficos tão ricos, os estúdios enxergam a oportunidade de criar novas histórias em franquias estabelecidas. O fator da memória afetiva também ajuda a movimentar ingressos do cinema. A base de fãs já existe e pode ser uma aposta mais segura para a indústria de filmes.

Apesar de expandirem narrativas existentes, esses novos filmes têm um potencial muito grande. As tramas podem desenvolver personagens famosos e colocá-los em situações novas. Por outro lado, as produções também têm a chance de mostrar uma visão nova de um protagonista e explorar ainda mais sua mitologia, como em Mufasa: O Rei Leão.

O novo Caça-Fantasmas tenta fazer um pouco de tudo. E, como resultado, Ghostbusters: Apocalipse de Gelo entretem do início ao fim. Assista abaixo ao trailer na íntegra:

Paul Rudd e Carrie Coon em cena de Ghostbusters: Apocalipse de Gelo; uma das principais estreias no cinema em abril

Trailer de Ghostbusters

Paul Rudd e Carrie Coon em cena de Apocalipse de Gelo

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?