Divulgação/Universal
Colin Trevorrow defendeu que Steven Spielberg criou uma obra-prima em 1993 e que a história dos dinossauros não é algo franqueável
Com seis filmes já lançados, a franquia Jurassic Park é uma das mais lucrativas da história –o longa mais recente, Jurassic World: Domínio (2022), já superou a barreira do US$ 1 bilhão em arrecadação mundial. Mas o diretor Colin Trevorrow acredita que a saga não tem muito motivo para existir. Aliás, para ele, a história deveria ter acabado na produção de 1993, dirigida por Steven Spielberg.
“É uma franquia que é inerentemente não franqueável. Deveria ter existido apenas um Jurassic Park. Mas, se vamos fazer, como permitir que os filmes possam contar uma história em um mundo no qual os dinossauros existem, em vez de ‘aqui está outra razão para ir para a ilha’?”, questionou o cineasta em conversa com a revista Empire.
Segundo Trevorrow, foi exatamente isso que ele fez em Jurassic World: Domínio. “Eu especificamente quis fazer algo diferente dos outros filmes para mudar o DNA da franquia. Os outros cinco longas são sobre dinossauros. Essa é uma história sobre personagens em um mundo em que eles precisam coexistir com os dinossauros”, filosofou.
Apesar disso –e de Domínio ter sido vendido como a conclusão da franquia Jurassic Park–, o diretor admite que quis usar seu filme como uma porta para próximos filmes da saga.
“Tivemos um interesse real em criar novos personagens para a próxima geração se conectar. Temos Kayla Watts [DeWanda Wise] e o personagem de Mamoudou Athie, Ramsay Cole, que expõe seu propósito melhor na versão estendida. E a personagem de Dichen Lachman [a vilã Sonoya Santos] só é presa no fim. Tem mais [dela] por vir”, provocou.
Você gostaria de ver mais filmes da franquia Jurassic Park? Ou acha que a saga já explorou todo tipo de história possível?
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?