Reprodução/NBC
Os Banshees de Inisherin e Abbott Elementary foram os grandes vencedores; premiação consagrou atores e apresentou poucas surpresas
O Globo de Ouro 2023 apresentou seus vencedores nesta terça-feira (10) e mostrou um equilíbrio entre os contemplados. A 80ª edição buscava redenção para o prêmio após ele cair em desgraça há dois anos e contou com bastante diversidade nos homenageados da noite.
O equilíbrio na premiação se deve principalmente ao histórico formato do Globo de Ouro. Ao presentear com estatuetas produções para o cinema e TV, divididos entre drama e comédia ou musical, a cerimônia abre espaço para que mais vencedores saiam vitoriosos no fim do espetáculo.
Nas categorias de filmes, Os Banshees de Inisherin (2022) saiu da cerimônia com três estatuetas –melhor filme de comédia ou musical, melhor ator para Colin Farrell e melhor roteiro para Martin McDonagh. Um dos favoritos da noite, Os Fabelmans (2022) venceu como melhor filme de drama e rendeu o prêmio de melhor diretor para Steven Spielberg.
Também com duas estatuetas ficou Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022), filme queridinho do público no ano passado e que chegou ao Globo de Ouro 2023 com seis nomeações. As vitórias foram para os currículos de Ke Huy Quan e Michelle Yeoh, astros do longa que venceram respectivamente nas categorias de melhor ator coadjuvante e melhor atriz em filme de comédia ou musical.
Entre as produções para a TV, Abbott Elementary provou que as vitórias no Emmy 2022 não foram um mero acaso e conquistou três estatuetas: melhor série de comédia, melhor atriz para Quinta Brunson e melhor ator coadjuvante para Tyler James Williams. A atração terminou a noite como a série com mais prêmios entre todas as nomeadas.
Fenômeno da HBO, The White Lotus também encerrou o Globo de Ouro prestigiada. A segunda temporada da atração conquistou duas vitórias após abocanhar quase todas as estatuetas no Emmy. Desta vez, o criador Mike White (melhor série limitada) e Jennifer Coolidge (melhor atriz coadjuvante em série limitada) foram os ganhadores.
Apesar do equilíbrio, o Globo de Ouro 2023 também ficou marcado por algumas surpresas e muitos prêmios previsíveis. Queridinha de Hollywood, Julia Garner venceu como melhor atriz coadjuvante em série de TV por seu trabalho em Ozark (2017-2022). É a primeira vitória da atriz na premiação depois de levar nada menos do que três estatuetas do Emmy, sempre por Ozark.
A vitória da favoritíssima The White Lotus em série limitada não impediu que o Globo de Ouro surpreendesse nas categorias de atuação. Amanda Seyfried, por The Dropout (2022), e Evan Peters, por Dahmer: Um Canibal Americano (2022), confirmaram seus favoritismos e levaram as estatuetas de melhor atriz e melhor ator em série limitada, respectivamente.
As maiores surpresas ficaram por conta de Paul Walter Hauser, que venceu como melhor ator coadjuvante em série limitada por Black Bird (2022), do Apple TV+, em sua primeira vez como nomeado. Já Angela Bassett, que levou o troféu de melhor atriz coadjuvante em filme por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022), marcou a primeira vitória de um ator ou atriz como parte de uma produção do Universo Cinematográfico da Marvel.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?