Reprodução/NBC
Por seu trabalho em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, a atriz venceu a sua segunda estatueta do Globo de Ouro
O Globo de Ouro 2023 fez história ao dar o primeiro prêmio individual por atuação para uma produção da Marvel. A 80ª edição do evento consagrou Angela Bassett com a estatueta de melhor atriz coadjuvante em filme por seu trabalho em Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2022).
Com a vitória, Angela é a primeira atriz a vencer um grande prêmio de atuação por um filme do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). Apesar da popularidade de suas produções e das bilheterias bilionárias, o Marvel Studios nunca emplacou uma grande conquista nas principais premiações da indústria.
“[Nós] Lamentamos, amamos, curamos e fomos cercados todos os dias pela luz e pelo espírito de Chadwick Boseman [1976-2020]”, disse Angela em seu discurso de aceitação. “Este prêmio pertence a todos nós e a todos vocês, fãs da Marvel.”
Para vencer o prêmio, Angela Bassett superou Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin), Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo), Dolly De Leon (Triângulo da Tristeza) e Carey Mulligan (Ela Disse). Foi a segunda vitória da atriz no Globo de Ouro –ela levou a estatueta de melhor atriz em filme de comédia ou musical em 1994 por seu trabalho no longa Tina – A Verdadeira História de Tina Turner (1993).
Antes do Globo de Ouro 2023, o único grande prêmio de atuação para um filme da Marvel tinha ocorrido em 2019. Pantega Negra (2018), que foi nomeado a melhor filme no Oscar 2019 –a primeira indicação do estúdio à principal categoria da maior premiação do cinema–, conquistou a estatueta de melhor elenco no SAG Awards, evento organizado pelo Sindicato dos Atores de Hollywood.
Primeira série da Marvel a estrear no Disney+, WandaVision (2021) bateu na trave no Emmy 2021, considerado por muitos o Oscar da TV. A atração criada por Jac Schaeffer conquistou nada menos do que 23 indicações e ficou com três estatuetas –todas em categorias técnicas. Elizabeth Olsen (Wanda), Paul Bettany (Visão) e Kathryn Hahn (Agatha) foram nomeados por atuação, mas saíram sem seus respectivos prêmios.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?