FILMES E SÉRIES

Naruto

Divulgação/Studio Pierrot

Lista

Tô certo: Os melhores arcos de história para começar a ver Naruto

Um guia para assistir a um dos animes mais populares de todos os tempos

Bruno Silva

Bruno Silva

Naruto é o anime mais assistido no Brasil na última década, segundo a Crunchyroll, o que certamente deve atrair a curiosidade de quem quer entrar nesse universo. Entretanto, os mais de 700 episódios entre a série clássica e Naruto Shippuden, que adapta a segunda fase do mangá, podem intimidar. Então, quais os melhores arcos de história para começar a ver Naruto?

Arcos de história são conjuntos episódios que contam uma história relativamente fechada, mas estão ligados à trama geral da série. Naruto é um anime onde o mundo é governado por ninjas. A história acompanha a vida do protagonista titular, um garoto temido por todos os moradores do local onde nasceu, a Vila Oculta da Folha. 

O medo vem pelo fato de o garoto abrigar dentro de si a Raposa de Nove Caudas, um monstro responsável pela destruição da vila anos antes. Mesmo temido e odiado por todos, Naruto tem um sonho: tornar-se Hokage, o cargo dado ao líder político e militar da vila.

Nessa lista, a Tangerina separa os melhores arcos para começar a ver Naruto. Indicamos as melhores histórias da animação, tanto na versão clássica quanto na fase Shippuden. Ambas estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Exame Chuunin e Konoha Crush

Naruto arco Exame Chuunin

Exame Chuunin é uma das histórias mais marcantes de Naruto

Divulgação/Studio Pierrot

Episódios de Naruto: 20-67 (Exame Chuunin) e 68-80 (Konoha Crush)

O Exame Chuunin não é o primeiro arco do anime de Naruto, mas é aqui que a história, o mundo e boa parte dos principais personagens são apresentados. Este arco é o mais importante, um dos mais celebrados e considerado por muitos o ponto alto da série.

No mundo de Naruto, os ninjas são divididos em três patentes. Para subir da primeira patente, genin, para a segunda, chuunin. é necessário realizar uma espécie de vestibular —que, obviamente, envolve muita ação e lutas. Naruto e seus amigos participam do exame, que também conta com ninjas de todas as partes do mundo.

Além de apresentar boa parte do elenco principal de Naruto e mostrar grandes lutas —destaque para Rock Lee contra Gaara—,  o arco do Exame Chuunin também é responsável pela aparição do primeiro grande vilão do anime: Orochimaru, um ninja renegado da Vila Oculta da Folha que deseja destruí-la. O arco seguinte, Konoha Crush, é a conclusão dessa batalha.

Busca por Tsunade

Naruto arco Busca por Tsunade

Busca por Tsunade aprofunda mitologia do mundo de Naruto

Divulgação/Studio Pierrot

Episódios de Naruto: 81 a 100

O arco da busca por Tsunade começa a tratar de um dos grandes temas do anime de Naruto: a hereditariedade e a repetição de ciclos entre gerações, que vai até as origens da Vila da Folha Oculta.

Após a batalha no arco de Konoha Crush, a vila carece de um líder. Ao lado de seu mestre, Jiraiya, Naruto viaja em busca de Tsunade, uma lendária ninja médica que é a neta do primeiro Hokage. Na jornada, o jovem protagonista aprende novas habilidades, aprofunda seus conhecimentos sobre o mundo ninja e participa de batalhas épicas.

Resgate de Sasuke

Naruto arco Resgate de Sasuke

Resgate de Sasuke fecha a primeira fase de Naruto

Divulgação/Studio Pierrot

Episódios de Naruto: 107 a 135

O arco de resgate ao Sasuke é um ponto de virada na história do anime de Naruto. Tudo começa quando Sasuke, colega de equipe e rival do protagonista, decide abandonar a Vila Oculta da Folha em busca de mais poderes para vingar-se de seu irmão mais velho, Itachi. 

Para atingir esse objetivo, Sasuke vai atrás de Orochimaru, que tem muito interesse nos poderes especiais do garoto, um dos últimos sobreviventes do poderoso clã Uchiha. O arco é uma perseguição na qual antigos rivais se transformam aliados e as lutas tomam um contorno dramático.

O arco do resgate de Sasuke mostra também a perda completa da inocência de Naruto, Sasuke e os jovens protagonistas, e há um motivo. No mangá, esse arco é o último antes de um salto de dois anos para a segunda parte da história. 

Sendo assim, esta é também a última história predominantemente original do mangá que o anime adapta. A partir daí, boa parte dos episódios de Naruto clássico são fillers: conteúdo extra que não existe nos quadrinhos.

Resgate do Kazekage

Naruto arco Resgate do Kazekage

Resgate ao Kazekage marca o início de Naruto Shippuden, a segunda fase do anime

Divulgação/Studio Pierrot

Episódios de Naruto Shippuden: 1 a 32

A segunda fase do mangá de Naruto se tornou anime a partir de 2007 com um novo nome: Naruto Shippuden. A série traz os protagonistas após um hiato de dois anos, mais amadurecidos e com novos poderes. Da mesma forma, os vilões e os perigos também são ainda mais mortais, e estes primeiros episódios dão uma boa noção dessa passagem de tempo.

O arco inicial de Naruto Shippuden joga luzes na Akatsuki, uma organização criminosa secreta que já havia aparecido no anime clássico, mas se torna a principal antagonista da série. Seu objetivo é extrair o poder de todas as Bestas com Caudas, como a que Naruto tem dentro de si. O primeiro alvo é Gaara, líder da Vila Oculta da Areia, hospedeiro da Besta de Uma Cauda e amigo de Naruto.

Missão de Repressão da Akatsuki

Divulgação/Studio Pierrot

Arco da Repressão a Akatsuki traz perdas dramáticas para os heróis de Naruto

Divulgação/Studio Pierrot

Episódios de Naruto Shippuden: 72 a 88

Cada membro da Akatsuki detém um enorme poder, o que faz com que suas batalhas figurem entre alguns dos principais arcos de história de Naruto Shippuden. Neste conjunto de episódios, vemos Naruto e seus amigos enfrentando Hidan e Kakuzu, dois membros da organização criminosa conhecidos por serem imortais.

Nesse conjunto de episódios, a história passa por vários momentos dramáticos, que incluem a descoberta de novos poderes e a despedida de personagens importantes para o universo de Naruto, em especial de núcleos que envolvem amigos do protagonista.

Kakashi Gaiden

Naruto arco Kakashi Gaiden

Com dois episódios, Kakashi Gaiden é uma das histórias mais trágicas de Naruto

Divulgação/Studio Pierrot

Episódios de Naruto Shippuden: 119 e 120

Com apenas dois episódios, Kakashi Gaiden adapta uma história que, no mangá, serve de interlúdio entre as duas fases de Naruto. Aqui, conhecemos um pouco do passado trágico de Kakashi Hatake, líder do primeiro grupo ninja do qual o protagonista faz parte.

Um jovem prodígio, Kakashi é enviado logo cedo para enfrentar batalhas sangrentas no meio de uma guerra, e como a sua infância é marcada pela perda, pela culpa e pelo luto. Também somos apresentados a Obito Uchiha, amigo de juventude de Kakashi que tem grande importância na história como um todo. 

Predestinada Batalha Entre Irmãos

Naruto arco Batalha predestinada entre irmãos

Arco da Batalha Predestinada Entre Irmãos de Naruto mostra o aguardado conflito entre Sasuke e Itachi

Divulgação/Studio Pierrot

Episódios de Naruto Shippuden: 134 a 143

Uma das grandes qualidades da história de Naruto é detalhar o passado de seus personagens, em especial quando eles são o centro de alguma grande luta. E poucas histórias de origem causam tantas reviravoltas quanto o arco da batalha entre os irmãos Sasuke e Itachi Uchiha.

O confronto é aguardado desde os primeiros episódios do anime, já que essa é a principal motivação do rival de Naruto para se tornar um ninja. É também um dos motivos primordiais para que Sasuke abandone a Vila Oculta da Folha, causando uma cisão importante entre ele e Naruto.

Tudo isso vem à tona nessa luta emocionante, na qual muitas certezas sobre estes personagens são transformadas em dúvidas, mudando completamente a perspectiva que temos sobre a complicada relação entre os clãs da Vila Oculta da Folha.

Ataque de Pain 

Naruto arco Ataque de Pain

Ataque de Pain marca transformação na vida de Naruto

Divulgação/Studio Pierrot

Episódios de Naruto Shippuden: 152 a 169, 172 a 175

O duelo entre o mundo ninja e a Akatsuki chega ao seu clímax quando Pain, o líder da organização, ataca a Vila Oculta da Folha com o objetivo de raptar Naruto e extrair dele o poder da Raposa de Nove Caudas.

A batalha causa uma grande destruição e a perda de personagens importantes para a trama até a chegada de Naruto. O Ataque de Pain é um enorme ponto de virada na história, não apenas pelo peso da grande batalha e suas consequências para as nações ninjas, que se vê cada vez mais próximas de uma guerra mundial, mas também pelas grandes revelações sobre a origem do próprio Naruto e sua ascensão como herói.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax

Naruto arco Quarta Guerra Mundial Ninja: Clímax

A Quarta Guerra Mundial Ninja envolve todos os personagens de Naruto

Divulgação/Studio Pierrot

Episódios de Naruto Shippuden: 332 a 348, 362 a 375

A Quarta Guerra Mundial Shinobi é o maior confronto na história de Naruto. Nela, as nações do mundo ninja se unem para deter Madara Uchiha, um shinobi que ajudou a fundar a Vila Oculta da Folha e retorna anos depois para concluir seus planos de dominação mundial. 

A guerra toma proporções globais quando diversos ninjas mortos são ressuscitados por Kabuto, um antigo pupilo de Orochimaru que rouba os poderes de seu mestre. O conflito de enormes proporções envolve todos os personagens da série e é dividido no próprio anime em três arcos: Contagem Regressiva, Confronto e Clímax.

Neste último arco, vemos os principais eventos da guerra e algumas das lutas mais marcantes do anime, especialmente quando envolvem antigos inimigos se aliando. É o caso de Sasuke, que luta ao lado do irmão contra Kabuto, e enfim une forças com Naruto no conflito derradeiro contra Madara.

A guerra mundial ninja não marca o final do anime de Naruto, mas certamente é um dos pontos altos e de resolução mais satisfatória de diversos pontos em aberto da série.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Bruno Silva

Bruno Silva

Editor de games e animes na Tangerina, Bruno Silva é brasiliense e fã de basquete. Jornalista, apresentador e streamer, foi co-criador do The Enemy e já publicou no Omelete, Nerdbunker, Metrópoles e Correio Braziliense.

Ver mais conteúdos de Bruno Silva

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal