FILMES E SÉRIES

Fflyn Edwards

Divulgação/Netflix

PRIMEIRA DO ANO

1899: Netflix cancela série dos criadores de Dark após temporada única

Produção de Jantje Friese e Baran bo Odar não conseguiu repetir sucesso de sua antecessora e chega ao fim deixando muitos mistérios

Luciano Guaraldo

O rótulo de primeira série cancelada em 2023 já tem dono. A Netflix acabou com 1899 (2022), atração de mistério dos mesmos criadores de Dark (2017-2020). A informação foi confirmada pelos produtores do drama repleto de mistérios, Jantje Friese e Baran bo Odar, nesta segunda-feira (2).

“É com o coração pesado que precisamos dizer que 1899 não vai ser renovada. Nós adoraríamos ter terminado essa jornada incrível com a segunda e a terceira temporadas, como fizemos com Dark. Mas às vezes as coisas não acontecem como você planejou”, escreveram eles em um comunicado conjunto publicado no Instagram de Odar.

“A vida é assim. Sabemos que isso vai decepcionar milhões de fãs. Mas queremos agradecer vocês do fundo de nossos corações por terem feito parte dessa aventura maravilhosa. Nós amamos vocês. Nunca se esqueçam disso”, continuaram os produtores.

O cancelamento chama a atenção porque 1899 não foi um fracasso de audiência. Segundo dados da própria Netflix, a produção foi a segunda série de língua inglesa mais vista na semana de seu lançamento, com 79,2 milhões de horas –perdeu apenas para a quinta temporada de The Crown.

Na semana seguinte, manteve a segunda posição, atrás de outro fenômeno, Wandinha –foram mais 87,8 milhões de horas para o saldo. A dobradinha no topo se repetiu na terceira semana, com mais 44,6 milhões de horas. 1899 só saiu da vice-liderança em sua quarta semana na plataforma, quando caiu para o quarto lugar (27,5 milhões de horas), atrás de Wandinha, Harry & Meghan e Amigas para Sempre.

Na quinta semana, quando muitas séries já teriam sumido do Top 10, 1899 se manteve, conquistando a sétima colocação do ranking –a produção conseguiu mais 17,8 milhões de horas. Só na relação que considera o período de 19 a 25 de dezembro, mais de um mês depois de sua estreia, a atração desapareceu da lista de vez.

Sobre o que era 1899?

Tal como sua antecessora, 1899 é um quebra-cabeça narrativo que flutua entre o horror e a ficção científica. Neste caso, a história deixa o interior e vai para o alto-mar, com os personagens principais se dividindo entre passageiros e tripulação do luxuoso navio Cerberus –na mitologia grega, é o nome dado ao cão de três cabeças que guarda os portões do submundo controlado por Hades.

Para tornar as coisas ainda mais sinistras, quatro meses antes de o Cerberus zarpar, um navio com a mesma rota havia desaparecido sem deixar vestígios. Intitulada Prometheus, a embarcação perdida emite um sinal de socorro que é detectado pelo Cerberus no meio da viagem e, após um breve debate, o capitão Eyk Larsen (Andreas Pietschmann, o Jonas adulto de Dark) decide que eles precisam ir ao resgate.

A bordo do Cerberus está uma tripulação com habitantes de todo o mundo. Durante toda a primeira temporada, 1899 exibe diálogos em francês, inglês, cantonês, polonês, português, espanhol, dinamarquês e, claro, alemão –mesmo que nem todo personagem entenda o que o outro está lhe dizendo. No centro da trama está Maura Franklin (Emily Beecham), uma médica com um passado sombrio cujo destino envolve mistérios ligados ao Prometheus.

Eyk e sua equipe percebem que toda a tripulação do Prometheus sumiu e restou apenas um garoto (Fflyn Edwards). Aparentemente em choque, o garoto não abre a boca e deixa todos com a pulga atrás da orelha para descobrir o que aconteceu com as outras pessoas. De volta ao Cerberus, a tripulação descobre que alguns dos passageiros estão morrendo misteriosamente, até que o caos toma conta da embarcação.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?