Paul Abell/Netflix
Número de horas assistidas de Agente Oculto desaba a cada semana, a ponto de ficar difícil justificar interesse do público em uma continuação
Filme mais caro da história da Netflix, Agente Oculto está longe de ser um fracasso de público (já é o quarto filme mais visto da plataforma), mas está longe de ser o sucesso que o streaming esperava. Os executivos da empresa já devem estar se perguntando se não foram precipitados ao encomendarem uma sequência e um spin-off do longa, transformando a criação dos irmãos Russo em uma franquia.
Segundo dados divulgados pela própria Netflix, Agente Oculto acumula 245 milhões de horas assistidas na plataforma desde o seu lançamento, em 22 de julho. Porém, na última semana, a superprodução com Ryan Gosling e Chris Evans somou apenas 21 milhões de horas ao seu saldo, um número preocupante para um longa tão caro –a gigante investiu US$ 200 milhões (mais de R$ 1 bilhão) apenas na produção, sem considerar os gastos com sua divulgação mundial.
Dificilmente o longa chegará a 282 milhões de horas assistidas antes de completar os 28 dias no catálogo, tempo que a Netflix considera para calcular a “audiência” de suas produções originais. São essas 37 milhões de horas que separam Agente Oculto de Bird Box (2018), fenômeno estrelado por Sandra Bullock que se tornou o primeiro grande case de sucesso da empresa em longas originais.
Ainda mais preocupante para a Netflix é o fato de que Agente Oculto foi completamente ofuscado nas redes sociais por outro filme da plataforma, o despretensioso Continência ao Amor, que custou muito menos para a empresa e tem conquistado uma divulgação imensamente maior no boca a boca.
Em sua terceira semana no catálogo, o filme com Sofia Carson e Nicholas Galitzine já acumula 197 milhões de horas assistidas. Está muito próximo das 205 milhões de horas vistas por Esquadrão 6 (2019), outra superprodução de ação estrelada por Ryan Reynolds e dirigida por Michael Bay. Se Continência ao Amor fizer 8 milhões de horas na próxima semana –o que parece bastante provável–, se tornará o décimo filme mais visto da história da Netflix.
Esquadrão 6, vale lembrar, estreou na plataforma com a promessa de lançar uma franquia explosiva. Mas, no fim das contas, os executivos admitiram que o público simplesmente não demonstrou interesse o suficiente para novas aventuras dos personagens.
Pelo andar da carruagem, o desejo de ver Agente Oculto 2 ou qualquer filme derivado deste universo também cai a cada semana. Até que a produção esteja pronta para ser lançada, ninguém vai se importar mais com Court Gentry (Ryan Gosling). Aparentemente, os assinantes da Netflix estão mais dispostos a assistirem a Continência ao Amor 2… Talvez seja o caso de seguir os exemplos de Esquadrão 6 ou Bright (2017) e cancelar silenciosamente suas continuações.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
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