FILMES E SÉRIES

Ewan McGregor

Divulgação/Lucasfilm

MUDANÇA DE ROTA

Star Wars: Como fracasso de Han Solo influenciou Obi-Wan Kenobi?

Ideia original era fazer uma trilogia de filmes sobre o personagem vivido por Ewan McGregor

André Zuliani

Título mais aguardado do ano no Disney+, Obi-Wan Kenobi trouxe de volta Ewan McGregor na pele de um dos personagens mais marcantes da franquia Star Wars. O que muitos fãs não sabem é que este retorno poderia ter acontecido antes, não fosse um desastre inesperado: o fracasso do filme Han Solo: Uma História Star Wars (2018).

Stuart Beattie, roteirista com trabalhos em Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003) e Colateral (2004), é creditado nos seis episódios da série do Disney+, mas nunca trabalhou de fato na atração. O motivo? O roteiro original escrito por ele seria para uma trilogia de filmes.

Em entrevista ao site The Direct, Beattie contou que seu envolvimento com Obi-Wan Kenobi se deve ao fato de a série ter sido inspirada em seu roteiro para o longa que daria o pontapé inicial à trilogia. Segundo ele, os planos mudaram após o insucesso do spin-off sobre Han Solo nas bilheterias.

“Eu escrevi o filme em que eles basearam a série. Passei um ano, um ano e meio trabalhando nisso. E, então, quando foi tomada a decisão de não fazer mais filmes spin-off depois que Han Solo saiu, deixei o projeto e fui fazer outras coisas. Joby [Harold, produtor] veio, pegou meus roteiros e transformou duas horas [de história] em seis. Então, eu não trabalhei com eles, apenas recebi o crédito pelos episódios porque eram minhas ideias.”

Segundo Beattie, sua sugestão original para a Lucasfilm foi de três histórias para mostrar a evolução do personagem de Obi-Wan para Ben entre o Episódio 3 e o Episódio 4 da saga Star Wars. O primeiro filme contaria a trama da série, que explora a aceitação de Obi-Wan em sua nova realidade.

Obi-Wan Kenobi aceitaria sua mortalidade

“O segundo [filme] seria sobre onde Kenobi termina. Provavelmente, o momento mais poderoso de toda a história de Obi-Wan é aquele no qual ele se sacrifica em Uma Nova Esperança. Mas, se você parar e pensar sobre isso, é uma coisa muito repentina, meio que lutar com um cara, ver Luke e dizer: ‘Eu vou morrer’. Para mim, exigia uma pré-aceitação de que isso iria acontecer”, continuou.

A intenção do roteirista com o segundo longa era explorar Obi-Wan aceitando a sua mortalidade. De acordo com Beattie, isso daria mais sentido ao sacrifício visto em Uma Nova Esperança e de como o personagem se entregou àquele momento crucial mesmo ciente de que iria morrer.

Infelizmente para os fãs, a história mudou de curso após o lançamento do filme sobre Han Solo. Após enfrentar turbulências e até troca de diretor durante a produção, o longa estreou nos cinemas quase desacreditado e falhou em conquistar o interesse do público.

“Han Solo mudou tudo. Pessoalmente, eu gosto do filme, mas não fez muito dinheiro. Isso certamente acabou com a gente. Fiquei arrasado, absolutamente arrasado, mas, o mercado é assim. Altos e baixos. Fico feliz que [a série] foi feita. Fico orgulhoso de que minha história foi contada. Fico feliz de que todos os meus personagens apareceram. E fico feliz de que fui creditado por isso”, finalizou.

Todos os episódios de Obi-Wan Kenobi —e o filme sobre Han Solo— estão disponíveis no catálogo do Disney+.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?