Obi-Wan Kenobi: Saiba como fracasso de Han Solo influenciou a série

FILMES E SÉRIES

Ewan McGregor

Divulgação/Lucasfilm

MUDANÇA DE ROTA

Star Wars: Como fracasso de Han Solo influenciou Obi-Wan Kenobi?

Ideia original era fazer uma trilogia de filmes sobre o personagem vivido por Ewan McGregor

André Zuliani

Título mais aguardado do ano no Disney+, Obi-Wan Kenobi trouxe de volta Ewan McGregor na pele de um dos personagens mais marcantes da franquia Star Wars. O que muitos fãs não sabem é que este retorno poderia ter acontecido antes, não fosse um desastre inesperado: o fracasso do filme Han Solo: Uma História Star Wars (2018).

Stuart Beattie, roteirista com trabalhos em Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003) e Colateral (2004), é creditado nos seis episódios da série do Disney+, mas nunca trabalhou de fato na atração. O motivo? O roteiro original escrito por ele seria para uma trilogia de filmes.

Em entrevista ao site The Direct, Beattie contou que seu envolvimento com Obi-Wan Kenobi se deve ao fato de a série ter sido inspirada em seu roteiro para o longa que daria o pontapé inicial à trilogia. Segundo ele, os planos mudaram após o insucesso do spin-off sobre Han Solo nas bilheterias.

“Eu escrevi o filme em que eles basearam a série. Passei um ano, um ano e meio trabalhando nisso. E, então, quando foi tomada a decisão de não fazer mais filmes spin-off depois que Han Solo saiu, deixei o projeto e fui fazer outras coisas. Joby [Harold, produtor] veio, pegou meus roteiros e transformou duas horas [de história] em seis. Então, eu não trabalhei com eles, apenas recebi o crédito pelos episódios porque eram minhas ideias.”

Segundo Beattie, sua sugestão original para a Lucasfilm foi de três histórias para mostrar a evolução do personagem de Obi-Wan para Ben entre o Episódio 3 e o Episódio 4 da saga Star Wars. O primeiro filme contaria a trama da série, que explora a aceitação de Obi-Wan em sua nova realidade.

Obi-Wan Kenobi aceitaria sua mortalidade

“O segundo [filme] seria sobre onde Kenobi termina. Provavelmente, o momento mais poderoso de toda a história de Obi-Wan é aquele no qual ele se sacrifica em Uma Nova Esperança. Mas, se você parar e pensar sobre isso, é uma coisa muito repentina, meio que lutar com um cara, ver Luke e dizer: ‘Eu vou morrer’. Para mim, exigia uma pré-aceitação de que isso iria acontecer”, continuou.

A intenção do roteirista com o segundo longa era explorar Obi-Wan aceitando a sua mortalidade. De acordo com Beattie, isso daria mais sentido ao sacrifício visto em Uma Nova Esperança e de como o personagem se entregou àquele momento crucial mesmo ciente de que iria morrer.

Infelizmente para os fãs, a história mudou de curso após o lançamento do filme sobre Han Solo. Após enfrentar turbulências e até troca de diretor durante a produção, o longa estreou nos cinemas quase desacreditado e falhou em conquistar o interesse do público.

“Han Solo mudou tudo. Pessoalmente, eu gosto do filme, mas não fez muito dinheiro. Isso certamente acabou com a gente. Fiquei arrasado, absolutamente arrasado, mas, o mercado é assim. Altos e baixos. Fico feliz que [a série] foi feita. Fico orgulhoso de que minha história foi contada. Fico feliz de que todos os meus personagens apareceram. E fico feliz de que fui creditado por isso”, finalizou.

Todos os episódios de Obi-Wan Kenobi —e o filme sobre Han Solo— estão disponíveis no catálogo do Disney+.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal