FILMES E SÉRIES

Sigourney Weaver em Avatar

Divulgação/20th Century Studios

PREPARE A PIPOCA

De Elvis a Avatar 2: Onde assistir aos filmes do Oscar 2023?

A cerimônia de entrega do Oscar 2023 está marcada para 12 de março, em Los Angeles; Tudo em Todo Lugar ao Mesmo tempo lidera número de indicações

André Zuliani

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou na terça-feira (24) a lista dos filmes indicados ao Oscar 2023. A relação conta com filmes já esperados, como Elvis (2022) e Avatar: O Caminho da Água (2022), além de algumas surpresas, caso de Entre Mulheres (2022).

Como sempre, nem todos os filmes que vão disputar a estatueta dourada estão disponíveis para o público brasileiro no dia da divulgação da lista –às vezes, alguns títulos chegam somente após a realização da cerimônia. Outros, no entanto, podem ser encontrados em plataformas de streaming ou em exibição nos cinemas.

Um dos principais hits do ano passado, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022) lidera a relação com 11 indicações, inclusive melhor filme, direção, atriz (para Michelle Yeoh), ator coadjuvante (para Ke Huy Quan) e atriz coadjuvante (para Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu). Em seguida vêm Os Banshees de Inisherin e Nada de Novo no Front (2022), com nove cada.

A cerimônia de entrega do Oscar 2023 está marcada para 12 de março, em Los Angeles, no tradicional Dolby Theatre, palco da festa desde 2002. A apresentação ficará a cargo de Jimmy Kimmel, que comandará a premiação pela terceira vez. Ele já prometeu que vai abordar o infame tapa de Will Smith no ano passado, mas como um assunto sério. “Simplesmente não é engraçado”, resumiu.

Abaixo, confira onde assistir aos principais filmes indicados ao Oscar 2023:

Ana de Armas como Marilyn Monroe em cena de Blonde

Ana de Armas como Marilyn Monroe em cena de Blonde

Divulgação/Netflix

Netflix

Apesar do recorde de nomeações no ano passado, as plataformas de streaming viram o número total cair pela metade em 2023. Foram 37 nomeações no Oscar 2023 para a trinca Netflix, Prime Video e Apple TV+, contra “apenas” 19 na edição desta temporada.

No caso da Netflix, o remake alemão Nada de Novo no Front (2022) é responsável por nove das 19 indicações para streamings no Oscar 2022. A plataforma ainda tem disponíveis os títulos Blonde (2022), que rendeu uma indicação de melhor atriz para Ana de Armas; Pinóquio por Guillermo Del Toro (2022) e A Fera do Mar (2022), que disputam melhor animação; e Glass Onion: Um Mistério Knives Out (2022), lembrado na categoria de melhor roteiro adaptado.

Austin Butler

Austin Butler em cena de Elvis

Reprodução/Warner Bros.

HBO Max

Em comparação com a Netflix, a HBO Max tem menos filmes do Oscar 2023 disponíveis em seu catálogo. Elvis (2022), cinebiografia de Elvis Presley (1935-1977) dirigida por Baz Luhrmann (Moulin Rouge), está disponível na plataforma e foi lembrada em suas grandes categorias: melhor filme e melhor ator para Austin Butler, que deu vida ao rei do rock.

Apesar de ser uma das maiores bilheterias do ano passado, Batman (2022) foi lembrado apenas em categorias técnicas: melhor maquiagem, melhor som e melhores efeitos especiais. O longa também está disponível na HBO Max.

Angela Bassett

Angela Bassett em Pantera Negra: Wakanda para Sempre

Divulgação/Marvel Studios

Disney+

Casa de todos os filmes do Marvel Studios e da franquia Avatar, o Disney+ abriga um título indicado ao Oscar deste ano, Red: Crescer É uma Fera (2022). Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2022) chega à plataforma em 1º de fevereiro, com tempo suficiente para você assistir antes da premiação.

No caso de Wakanda para Sempre, o longa que apresentou a versão do Pantera Negra vivida por Letitia Wright recebeu cinco indicações ao todo, sendo uma delas muito especial: Angela Bassett é a primeira atriz a ser indicada ao Oscar por um filme da Marvel –ela foi nomeada como melhor coadjuvante. Já Red está na disputa pelo prêmio de melhor animação.

Prime Video, Apple TV+ e Paramount+

Três das principais plataformas de streaming no mundo ficaram devendo no Oscar 2023. Elas contam com apenas dois filmes da relação deste ano, mas apenas um está na disputa pelas estatuetas mais tradicionais da premiação.

O Prime Video tem em seu catálogo Argentina, 1985 (2022) –um dos favoritos para ficar com o prêmio de melhor filme internacional. Já o Apple TV+ é a casa de Passagem (2022), filme pelo qual Brian Tyree Henry (Atlanta) vai disputar a estatueta de melhor ator coadjuvante.

Novata em comparação com as concorrentes, o Paramount+ conta com nada menos do que Top Gun: Maverick (2022), segundo filme de maior bilheteria do ano passado. O longa conquistou seis indicações ao Oscar, incluindo as de melhor filme e melhor roteiro adaptado.

Cinemas

Neste, vários dos títulos indicados ao Oscar 2023 podem ser encontrados nos cinemas. Dos 10 que estão na disputa de melhor filme, dois já estão em cartaz e outros quatro ainda vão estrear nas telonas.

Avatar: O Caminho da Água e Os Fabelmans (2022) já estão em cartaz para o público que quiser assisti-los, enquanto Tár (2022), longa que está na disputa por seis estatuetas, tem estreia marcada para esta quinta-feira (26).

Nos casos de Os Banshees de Inisherin (2022), Triângulo da Tristeza (2022) e Entre Mulheres (2022), suas estreias acontecem apenas nas próximas semanas. Elas estão marcadas respectivamente para 2 de fevereiro, 16 de fevereiro e 2 de março.

A Baleia, que rendeu a primeira indicação a melhor ator da carreira de Brendan Fraser (A Múmia), chega aos cinemas em 23 de fevereiro. Aftersun (2022), que conta com Paul Mescal na disputa contra Fraser, e O Gato de Botas 2: O Último Pedido (2022), rival de Red em melhor animação, também já estão em cartaz.

Aluguel

Um dos grandes favoritos deste ano e filme com mais indicações, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo não está disponível em nenhum serviço de streaming. O longa dirigido pela dupla Dan Kwan e Daniel Scheinert pode ser encontrado para locação na Claro tv+, Google Play e Apple TV.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?