FILMES E SÉRIES

Tom Sturridge e Gwendoline Christine

Divulgação/Netflix

PREVENDO O FUTURO

Sandman vai ter 2ª temporada? Saiba o que esperar da série da Netflix

Depois de 34 anos de espera, a adaptação de Sandman finalmente chegou ao público na sexta-feira (5) como uma atração do streaming

André Zuliani

Depois de 34 anos de espera, a adaptação de Sandman finalmente chegou ao público na última sexta-feira (5) em uma série da Netflix. Uma das HQs mais importantes da história da DC Comics, a obra de Neil Gaiman estreou com destaque no catálogo da plataforma.

Os 10 episódios da primeira temporada adaptaram os volumes 1 e 2 de Sandman: Prelúdios & Noturnos e Casa de Bonecas, cujas tramas foram entrelaçadas para dar um formato mais linear à narrativa da atração. Após introduzir o universo dos Perpétuos e a história de Morpheus, a continuação dos quadrinhos de Gaiman expande este universo.

Caso siga o mesmo formato do ato inicial, a segunda temporada –se a Netflix optar pela renovação– deve mesclar os eventos retratados nos volumes 3 e 4 de Sandman: Terra dos Sonhos e Estação das Brumas. É improvável que a série adapte à risca a trama dos quadrinhos para o streaming, então alterações devem ser feitas para que, mais uma vez, a história fique linear.

No caso de Terra dos Sonhos, o trio de roteiristas formado por Gaiman, Allan Heinberg (showrunner) e David S. Goyer (produtor executivo) deve reaproveitar a estratégia utilizada no primeiro ano. O Volume 3 de Sandman é formado por histórias paralelas, que nem sempre são sequências dos eventos retratados no 1 e 2.

Um exemplo destas histórias é a do encontro entre Morpheus (Tom Sturridge) e Hob Gadling (Ferdinand Kingsley). Nos quadrinhos, a amizade entre os dois só é apresentada em Casa de Bonecas, mas a série incluiu estes eventos no sexto episódio da primeira temporada como sequência da jornada do rei dos Sonhos com a Morte (Kirby Howell-Baptiste), retratada no final de Prelúdios & Noturnos.

Por isso, é provável que algumas histórias sejam descartadas e outras sejam costuradas com os eventos de Estação das Brumas, já que o volume 4 é sequência direta dos dois primeiros. Abaixo, a Tangerina especula o que os fãs podem esperar de uma possível segunda temporada:

Sonho de Uma Noite de Verão

Uma das passagens mais aclamadas de Sandman, Sonho de Uma Noite de Verão é um conto cujo nome é referência à peça homônima escrita por William Shakespeare (1564-1616). Para a surpresa de muitos, o autor britânico é personagem do universo de Sandman e um dos destaques do Volume 3.

Shakespeare, ou apenas William, aparece rapidamente em O Som das Asas Dela, o sexto episódio da primeira temporada. Enquanto declama poemas em uma taverna medieval, o autor chama a atenção de Morpheus, que lhe concede a tão desejada fama caso ele escreva uma peça capaz de marcar o mundo.

Como o personagem já faz parte do cânone da série, é bem possível que os eventos de Sonho de Uma Noite de Verão sejam introduzidos em um segundo ano de Sandman. A história de Gaiman venceu prêmios na época de sua publicação e mostrava Shakespeare exibindo sua peça para Morpheus e outras entidades importantes do Sonhar.

Reunião dos Perpétuos

A primeira temporada de Sandman apresentou três das sete entidades chamadas de Perpétuos. Além de Sonho/Morpheus, os assinantes da Netflix conheceram sua irmã mais velha, Morte, e os gêmeos Desejo (Mason Alexander Park) e Desespero (Donna Preston). Em Estação das Brumas, Gaiman introduz outros dois: Delírio e Destino.

A reunião de seis dos sete Perpétuos dá início a uma jornada de Sonho que se encerra apenas nos últimos volumes de Sandman. Deste encontro, o rei do Sonhar decide retornar ao Inferno para barganhar com Lúcifer o resgate de Nada, antiga paixão de Morpheus e que foi condenada a sofrer nos confins da terra dos mortos durante mais dez mil anos.

Reencontro com Lúcifer

A primeira temporada mostrou o duelo entre Morpheus e Lúcifer (Gwendoline Christie) para que o Perpétuo conseguisse recuperar o seu elmo roubado. Vitorioso, ele deixa o Inferno, mas é jurado de morte pelo anjo caído.

Em Estação das Brumas, Morpheus descobre que Lúcifer planeja deixar a terra dos mortos para viver no Mundo Desperto ao lado dos humanos. Cansado de suas obrigações como rei do Inferno, ele envolve Morpheus em um jogo sombrio com importantes consequências dentro do universo de Sandman e no futuro das histórias de Neil Gaiman.

Calíope

Uma das personagens mais importantes de Sandman, Calíope é apresentada no primeiro capítulo de Terra dos Sonhos. A personagem é a mais nova das nove musas da mitologia grega e mãe de Orpheu, filho de Morpheus.

Calíope, assim como Sonho, é aprisionada por um humano e é vítima de abusos e estupro durante várias décadas. Milênios atrás, ela se distanciou de Morpheus após uma tragédia que envolveu Orpheu, mas é obrigada a reencontrar o antigo amor para fugir de seu cárcere.

Embora seja um conto paralelo à trama “principal” de Sandman, a história de Calíope repercute em eventos futuros dos quadrinhos, e sua introdução poderia acontecer da mesma maneira que a primeira temporada fez com Hob Gadling.

Como nenhuma informação sobre a segunda temporada de Sandman foi oficializada pela Netflix, trate estes exemplos como meros rumores. Fique ligado na Tangerina para saber tudo sobre a nova série do serviço de streaming!

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?