Divulgação/AMC
Cena final da série seria bem diferente da que foi ao ar; leia um resumo de como ela seria. O último episódio está disponível no Star+
O último episódio de The Walking Dead (2010-2022) encerrou o arco de vários protagonistas e preparou o terreno para os vindouros spin-offs. No entanto, a primeira cena final preparada pelos roteiristas acabou cortada para abrir espaço para os retornos de Rick Grimes (Andrew Lincoln) e Michonne (Danai Gurira).
Na sequência que foi ao ar, após mostrar Daryl (Norman Reedus) indo embora de Alexandria em sua moto para explorar novas áreas, The Walking Dead encerrou sua história revelando o paradeiro do casal mais querido da série. As cenas têm Rick e Michonne em momentos diferentes no tempo, como preparação para a série derivada que será estrelada pela dupla.
Inicialmente, a intenção dos roteiristas era encerrar a atração de maneira bem diferente. Em entrevista ao site Insider, o diretor Greg Nicotero, que comandou o último episódio, confirmou a que a decisão de incluir as cenas de Rick e Michonne fez com que os produtores cortassem a cena final original. “Havia uma cena que gravamos, mas quando foi decidido que seria diferente, sentimos que entraria em conflito com a parte de Rick e Michonne. Então, nós a removemos”, contou Nicotero.
Após a revelação do diretor, duas fontes ligadas à produção confirmaram à publicação a existência de um final alternativo. Nesta sequência, a série teria um salto no tempo de 20 anos e mostraria Judith (Cailey Fleming), RJ (Antony Azor) e outras crianças já crescidas. Dentro de uma van, o grupo sairia da Commonwealth para tentar encontrar novos sobreviventes.
Confira abaixo a descrição do final alternativo de The Walking Dead:
Depois que Daryl parte, seguimos para a Freedom Parkway, nos arredores de Atlanta –mesmo lugar da cena icônica de Rick no episódio piloto. Surge uma van modificada a etanol, com uma jovem e um homem nos bancos dianteiros (na casa dos 20 anos). Percebemos que são RJ e Judith adultos. Outras versões adultas das crianças estão atrás –Coco, Gracie, etc. Eles estão lá procurando escoltar qualquer sobrevivente de volta para suas comunidades e continuar o legado de seus pais. Enquanto RJ fala pelo rádio, ele termina com: “Se você pode me ouvir, responda. Aqui é Rick Grimes”. A série termina com a voz de um sobrevivente respondendo: “Olá?”.
A frase de RJ no final alternativo é a mesma dita por Rick no episódio piloto da série, que mostrou o início do apocalipse zumbi. Segundo uma das fontes ouvidas pelo Insider, a cena não expande o universo da franquia como a que foi ao ar, mas daria um sentimento de conclusão.
De acordo com a publicação, o final alternativo foi cortado porque alguns produtores acharam que não fazia sentido encerrar The Walking Dead com “novas versões” de personagens que os fãs nunca viram. A sequência descartada faria a ligação com as narrações de Judith no início dos últimos sete episódios da série, nas quais ela conta a alguém as histórias de Rick e seu grupo enquanto todos tentam sobreviver ao apocalipse.
O último episódio de The Walking Dead pode ser visto no Star+, que também disponibiliza as 11 temporadas da série. Os dez primeiros anos ainda podem ser vistos na Netflix.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?