FILMES E SÉRIES

Danai Gurira como Michonne em The Walking Dead

Curtis Bonds Baker/AMC

PÓS-CRÉDITOS

The Walking Dead: Cena final levou quatro meses para ser gravada

Aparições de Rick e Michonne foram alvo de muitas discussões entre produtores do drama zumbi e intérpretes dos personagens

Luciano Guaraldo

A série The Walking Dead (2010-2022) chegou ao fim no último domingo (20) com o retorno de Rick (Andrew Lincoln) e Michonne (Danai Gurira), preparando o terreno para o spin-off que contará a história dos dois personagens. Mas a sequência final deu tanto trabalho para sair do papel que só foi rodada em agosto, quatro meses depois do encerramento oficial das gravações do drama zumbi.

Segundo o diretor Greg Nicotero, responsável pelo último episódio, as cenas foram rodadas durante dois dias em Senoia, na Geórgia, que serviu de base para a atração. “Houve um momento em que outras pessoas disseram para a gente gravar em Savannah, com a equipe de Fear the Walking Dead, ou em Nova Jersey [com o pessoal de Dead City]. Mas eu falei que queria trabalhar com a nossa turma”, contou ele em entrevista à Entertainment Weekly.

“Eu queria gravar na nossa base de operações. Simplesmente achei que seria significativo e importante para todos nós poder encerrar a história com a equipe que fez a série”, continuou Nicotero. O canal AMC e os outros produtores concordaram com o diretor –apesar de reunir os profissionais novamente ser um processo bem mais caro do que simplesmente aproveitar quem estava trabalhando em algum dos spin-offs.

“Sob um aspecto de produção, nós não tínhamos muito tempo. Estávamos retomando uma produção meses depois de parar tudo, então era uma equipe pequena”, explicou Scott M. Gimple, ex-showrunner de The Walking Dead e atual supervisor de toda a franquia. A turma reunida contava com Nicotero, Gimple, Andrew Lincoln, Danai Gurira e Angela Kang, responsável pelas temporadas finais do drama zumbi. “Nós já sabíamos todas as cenas. Não rodamos dezenas de tomadas, não tínhamos tempo para isso.”

Angela Kang, aliás, admitiu que seu plano desde o início era trazer Rick e Michonne de volta para o último episódio, mas que ninguém da produção sabia se isso seria possível, por conta da agenda dos atores. “Eu sentia que a série não estaria completa se não tivéssemos os dois. Mas eu também sabia que isso tinha implicações no universo da franquia sobre as quais eu não tenho controle”, contou a showrunner.

“Andy e Danai também queriam saber como seria a participação deles antes de toparem. Era importante para os dois que eles não tivessem mais destaque do que o elenco atual”, justificou Angela. “Não queríamos diminuir a história que contamos nas últimas duas temporadas. Não faria sentido Rick voltar do nada e salvar o dia. Isso diminuiria os outros personagens”, completou Nicotero.

No fim das contas, todo mundo optou por um epílogo que mostrasse os personagens em diferentes momentos e apresentasse o conceito do spin-off. Gimple, que será showrunner de Rick & Michonne, assinou o roteiro da cena final. “Eu pensei que, não importa onde os personagens estejam, se estão vivos ou mortos, eles estão ligados para sempre pelo tempo que passaram juntos. São parte de uma família inquebrável. E esse é um tema que abordamos no último episódio e durante a série. Foi esse o nosso ponto de partida.”

O último episódio de The Walking Dead pode ser visto no Star+, que também disponibiliza as 11 temporadas da série. Os dez primeiros anos ainda podem ser vistos na Netflix.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?