FILMES E SÉRIES

Kevin, Kate e Randall

Divulgação/NBC

ADEUS

This Is Us: Veja todos os spoilers do último episódio da série

Capítulo final da saga da família Pearson já está disponível no Star+

André Zuliani

This Is Us chegou ao fim nos Estados Unidos na terça-feira (24), mas os fãs brasileiros vão poder acompanhar os últimos momentos da família Pearson nesta quinta (26), com a chegada do último episódio da série no catálogo do Star+. Escrito pelo próprio criador, Dan Fogelman, o capítulo coloca um ponto-final na jornada dos personagens que conquistaram o coração do público desde a primeira temporada.

Foram 106 episódios ao todo, divididos entre seis temporadas, sempre com foco nos protagonistas da família Pearson: Jack (Milo Ventimiglia), Rebecca (Mandy Moore), Randall (Sterling K. Brown), Kate (Chrissy Metz) e Kevin (Justin Hartley). De fora, os cônjuges Beth (Susan Kelechi Watson) e Toby (Chris Sullivan) completavam a família com seus carismas e comentários certeiros.

Para alguns, o episódio final de This Is Us pode parecer apenas um epílogo —Mandy Moore o descreveu assim já que sua personagem se despediu no penúltimo. No entanto, a escolha de Fogelman foi encerrar a trama fazendo a sua especialidade: retornando ao passado para explicar situações do futuro. Desta forma, Rebecca e Jack, cujos destinos já estavam definidos, também tiveram espaço para brilhar.

Atenção: este texto contém spoilers, cuidado para não azedar o seu dia!

Jack e Rebecca

Jack (Milo Ventimiglia) e Rebecca (Mandy Moore)

Intitulado Us (Nós, na tradução oficial), o episódio derradeiro da atração mostra os eventos logo após a morte de Rebecca. Randall, Kevin e Kate lidam com o luta da perda da mãe enquanto se preparam para o funeral e a preparação de seus respectivos discursos. Em paralelo, a série retorna ao passado e mostra suas versões crianças aproveitando um sábado comum com Jack e Rebecca.

Em Us, Fogelman resgata um discurso dito por Rebecca em um dos episódios anteriores. Durante papo com Miguel (Jon Huertas), a matriarca assumiu que tinha medo de que o Alzheimer lhe retirasse não as memórias mais importantes, mas sim as lembranças mundanas do cotidiano dos Pearson enquanto ainda moravam juntos. Isso significava esquecer os sábados comuns nos quais brincavam e curtiam o dia sempre em família.

Nesta memória, Rebecca e Jack encaram o “medo” de ver os filhos crescerem. Enquanto a versão jovem de Kate ainda valoriza o seu tempo em família, Kevin e Randall se emocionam ao fazer pela primeira vez a barba ao lado do pai. Toda esta sequência é uma metáfora utilizada por Fogelman para representar como o tempo passa rápido, seja para os pais ou para seus herdeiros. Nas palavras de Jack, os jovens sempre querem envelhecer, enquanto os mais velhos sonham em reviver os momentos da juventude.

Em outra conexão entre passado e futuro, This Is Us retorna à época do primeiro ano e mostra um papo entre Willian (Ron Cephas Jones) e Randall antes de os dois partirem para Memphis. Eles conversam sobre a alegria e a experiência de ser avô, já que no futuro o filho adotivo de Rebecca acabou de descobrir que Déjà (La Trice Harper, na versão adulta) está grávida de Malik (Des Epps, na versão adulta).

No futuro, Déjà revela que ela e Malik decidiram chamar o filho de William em homenagem ao pai biológico de Randall. Emocionado, ele chora e comemora que finalmente terá um homem em sua família.

A série opta por não mostrar os discursos dos filhos de Rebecca em seu velório. No lugar, o episódio destaca um diálogo entre os três sobre o futuro após a morte da mãe. Kate revela que vai expandir sua franquia de escolas de música para crianças cegas, enquanto Kevin quer se dedicar à ONG criada para construir casas para os necessitados. Já Randall, que no futuro se tornou senador, compartilha que está prestes a fazer uma viagem que irá determinar se ele vai se arriscar em uma campanha à presidência.

O último episódio teve uma última rodada do jogo “Pior Cenário” entre Randall e Beth, no qual o casal avalia como será o futuro dele sem Rebecca. Toby e Kate também compartilharam um momento doce, no qual ele diz que a ama mesmo estando separados —um presente de despedida para os fãs que ficaram tristes com o divórcio. Há ainda uma breve cena final de provocações bem-humoradas entre Kevin e o tio Nicky (Griffin Dunne), na qual o idoso agradece —à sua maneira— tudo o que o primogênito dos Pearson fez por ele.

Na cena final, a série faz um último paralelo entre as duas gerações. No futuro, Randall fita Déjà com a mãe na barriga pensando em em seu neto, enquanto no passado Jack troca olhares com o jovem Randall e se mostra orgulhoso do dia que passou com a família. Apesar de Fogelman já ter descartado a possibilidade de um spin-off, a sequência serve como uma pequena provocação para os fãs esperançosos.

Com a chegada do último episódio da série, todas as temporadas de This Is Us estão disponíveis completas no catálogo do Star+.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal