FILMES E SÉRIES

Tom Cruise em Top Gun: Maverick, indicado ao Oscar

Divulgação/Paramount

VEM AÍ?

Fenômeno nas bilheterias, Top Gun: Maverick tem chances no Oscar?

Segundo expert em premiações, superprodução com Tom Cruise deve ser indicada em sete categorias e levar duas estatuetas

Luciano Guaraldo

Maior bilheteria desde a pandemia (e 11ª maior arrecadação da história do cinema), Top Gun: Maverick já bateu uma série de recordes. Mas como a superprodução com Tom Cruise vai se sair nas premiações? E, mais especificamente, será que tem alguma chance de o filme levar o Oscar 2023?

Segundo a Variety, Top Gun: Maverick tem tudo para superar o desempenho de Top Gun: Ases Indomáveis (1986) na maior premiação do cinema. Na cerimônia de 1987, o longa foi indicado a quatro categorias: som, edição, efeitos visuais e melhor canção original. Levou apenas a última, com a clássica Take My Breath Away, do grupo Berlin.

Clayton Davis, editor de premiações da revista norte-americana, Maverick deve receber sete indicações. Inclusive uma para a categoria mais importante, melhor filme. Roteiro adaptado, cinematografia, edição, som, efeitos visuais e canção original (para Lady Gaga e sua Hold My Hand) também devem ser lembradas pelos votantes da Academia.

O especialista acredita que Top Gun vai levar a melhor em dois quesitos técnicos: edição e som. Mas ele também não descarta a possibilidade de Joseph Kosinski ser indicado como melhor diretor e Tom Cruise como ator. O galã, que conseguiu a maior bilheteria de sua carreira com o longa, não é nomeado ao Oscar desde que concorreu como coadjuvante por Magnólia (1999) –lembrado outras duas vezes, ele nunca venceu.

No caminho de Tom Cruise, está um certo preconceito dos votantes da Academia com filmes de ação. O astro deve concorrer com performances bem mais intimistas, de nomes como Brendan Fraser (The Whale) e Colin Farrell (The Banshees of Inisherin). Também estão bem cotados Hugh Jackman (The Son), Bill Nighy (Living) e Austin Butler (Elvis).

Entre os diretores, a expectativa é que Steven Spielberg leve a estatueta pelo autobiográfico The Fabelmans. Para conseguir pelo menos uma indicação, Joseph Kosinski precisará superar algum dos outros quatro cotados: Todd Field (Tár), Sarah Polley (Women Talking), Martin McDonagh (The Banshees of Inisherin) e a dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert, do aclamado Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?