FILMES E SÉRIES

Colman Domingo em cena de Fear the Walking Dead

Divulgação/AMC

COLMAN DOMINGO

Vilão de Walking Dead pode fazer história no Oscar 2023; saiba por quê

Conhecido por viver Victor Strand em spin-off do drama zumbi, Colman Domingo também roteirizou e produziu o curta New Moon

Luciano Guaraldo

O ator e dramaturgo Colman Domingo, mais conhecido por interpretar Victor Strand na série Fear the Walking Dead, tem tudo para fazer história quando os indicados ao Oscar 2023 forem anunciados, em 24 de janeiro. Caso o curta New Moon (2022) esteja entre os finalistas, Colman e seu marido, Raul Domingo, se tornarão o primeiro casal do mesmo sexo a ser lembrado pelos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Colman e Raul Domingo dividem a assinatura do roteiro e a produção do filme de apenas 11 minutos, que conta a história do menino Jay Jay e de sua mãe, Edie, enquanto seus sonhos e desejos são iluminados pela Lua Nova que brilha no quintal de sua casa na Filadélfia. New Moon está na lista de pré-selecionados a melhor curta-metragem de animação, juntamente com outros 14 títulos –no total, foram 81 produções inscritas na categoria.

De acordo com a Variety, mais de uma dúzia de casais já foram indicados ao Oscar no mesmo ano –o caso mais recente ocorreu em 2022, quando Javier Bardem foi lembrado como melhor ator por Apresentando os Ricardos (2021) e Penélope Cruz concorreu como melhor atriz por Mães Paralelas (2021). Mas a lista de pares queridos pela Academia é antiga: a primeira vez ocorreu já na quinta edição da cerimônia. Em 1932, os atores Alfred Lunt (1892-1977) e Lynn Fontanne (1887-1983) ganharam votos pelo mesmo filme, a comédia Só Ela Sabe (1931) –nenhum deles levou a estatueta.

Colman Domingo está em um bom momento de premiações: no ano passado, ele venceu o Emmy de melhor ator convidado em série dramática por seu trabalho em Euphoria. Astro do teatro antes de migrar para a TV, ele foi indicado ao Tony e ao Olivier Awards pelo musical The Scottsboro Boys e, mais recentemente, foi nomeado ao SAG de melhor elenco pelo filme A Voz Suprema do Blues (2020), em que contracenou com Viola Davis e Chadwick Boseman (1976-2020).

Neste ano, ele tem outro projeto que pode colocá-lo na mira dos votantes da Academia; desta vez, na frente das câmeras. Domingo vai interpretar o protagonista masculino do filme A Cor Púrpura, remake do longa de 1985 que agora terá uma versão musical. A estreia está prevista para dezembro, mas ele e sua parceira de cena, Fantasia, já são cotados para o Oscar 2024.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?