GAMES

Videogames

Divulgação

Lista

Gamer iniciante: 20 melhores jogos para quem nunca jogou videogame

Tem vontade de começar a jogar, mas o mundo dos games te intimida? Confira os melhores títulos para quem nunca jogou, ou é iniciante, e não sabe por onde começar

Gabrielle Corrêa

Gabrielle Corrêa

Entrar no universo dos videogames hoje em dia pode parecer um grande desafio. São vários consoles e milhares de opções de games. Mas quais são os melhores jogos para quem nunca jogou videogame? São inúmeros os jogos e estilos e o excesso de jargões e gírias desse universo podem afastar quem está começando. Entrar nesse mundo agora dá uma enorme sensação de que estamos atrasados. 

Mas calma! Assim como qualquer novo hobby, você não precisa ser um gamer profissional para se divertir. Conhecer um pouco mais desse mundo é um processo natural, que acontece à medida que você se interessa por novas obras, criadores de conteúdo e comunidades. Para saber mais sobre videogames, basta dar o primeiro passo: jogar.

Para não ficar perdido, a Tangerina separou alguns jogos para dar aquele empurrãozinho inicial. São obras mais acessíveis, tanto em questões de jogabilidade e narrativa, quanto nas plataformas nas quais elas estão disponíveis. 

Minecraft

Imagem de Minecraft

Minecraft é um dos jogos mais populares do mundo

Divulgação/Xbox

Não há jogo melhor para começar no mundo dos games do que Minecraft. Desde seu lançamento, em 2009, o título vem cativando pessoas em todo o mundo. Boa parte disso se deve a sua simplicidade, já que ele não depende de mecânicas complexas, muito menos de uma narrativa bem desenvolvida. 

Em Minecraft, você se guia pela imaginação. Trata-se, basicamente, de um jogo de mundo aberto de sobrevivência, ou seja, é preciso ter criatividade para se manter vivo.

Onde jogar: Android, iOS, Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One, Xbox 360, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Nintendo 3DS e PC.

Life is Strange

Cena de Life is Strange

Life is Strange traz história cheia de causas e consequências

Divulgação/Square Enix

Jogabilidade simples, foco na narrativa e um visual muito cativante. Life is Strange é perfeito para ser o seu primeiro single player! Você não terá dificuldade com as mecânicas, que são muito simples, e logo vai se sentir imerso no universo, pois os personagens são cativantes e a história mistura dramas reais e palpáveis com um toque de fantasia. 

Nesse game do estúdio Dontnod, você assume o papel de Maxine Caulfield, que tem o poder de voltar no tempo. Essa habilidade acaba deixando o jogo mais dinâmico, pois ele segue o modelo de escolha e consequência. Contudo, você pode voltar no tempo e atrás em suas decisões, sempre impactando o universo de uma forma diferente.

Além do jogo original, que tem cinco episódios, vale conferir o prelúdio Life is Strange: Before the Storm (2017) e o título mais recente, Life is Strange: True Colors (2021).

Onde jogar: PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S, PC, iOS e Android

Saga Uncharted

Imagem de Uncharted

Uncharted se inspira no cinema para trazer grandes aventuras

Divulgação/PlayStation

Seguindo na linha de jogos mais narrativos, Uncharted oferece mais desafios do que Life is Strange, mas você logo pega o jeito, já que o objetivo é dar sequência na história.

Em 2022, o primeiro jogo dessa tetralogia completa 15 anos. Então, algumas mecânicas estão um pouco enferrujadas. Entretanto, ele é responsável por apresentar o jogador à história e aos personagens.

Jogar a saga Uncharted pode ser muito divertido para quem está começando porque a aventura conta com personagens muito carismáticos. Serão muitas as vezes que você vai deixar escapar uma risadinha enquanto explora um local histórico ou se esconde de inimigos, seja por um diálogo entre Nathan Drake e Sully, seja por um comentário irônico da Chloe.

Uncharted é um daqueles jogos que deixam saudade e, diferente do pessoal que acompanhou os lançamentos no decorrer dos anos, é única a experiência de jogar, pela primeira vez, um seguido do outro.

Onde jogar: PlayStation 3 (Uncharted 1 ao 3), PlayStation 4, PlayStation 5 (Uncharted 1 ao 3, Uncharted 4), e PC (apenas Uncharted 4).

Batman Arkham Asylum

Cena de Batman: Arkham Asylum

Batman: Arkham Asylum mudou os jogos de super-herói para sempre

Divulgação/WB Games

Por que não começar nos videogames com um personagem que você provavelmente já conhece? Desenvolvido pela Rocksteady Studios, Batman Arkham Asylum é um dos melhores jogos do Homem-Morcego e inicia uma trilogia. 

Porém, o primeiro jogo é perfeito para te apresentar ao mundo gamer, pois te ajuda a se acostumar com elementos muito comuns em jogos, como combate, exploração do mapa e furtividade, sem uma dificuldade muito elevada. Tudo isso com personagens que, no mínimo, você já ouviu falar.

Onde jogar: PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4, Xbox One e PC.

Overcooked 2

Imagem promocional de Overcooked! 2

Tens o que é preciso para ser um verdadeiro mestre-cuca dos videogames em Overcooked! 2?

Divulgação/Team17

Se você não quer começar sua aventura no mundo dos games sozinho, Overcooked 2 é uma ótima opção. As suas funções são basicamente se movimentar pelo cenário e utilizar alguns poucos botões para ações, como pegar um prato ou cortar a comida. 

O seu maior desafio nesse jogo é administrar o tempo. Por isso, ele também é outra opção interessante para quem quer se acostumar com regras de jogos de uma forma simplificada e muito divertida. Convide sua família e amigos para jogar e mão na massa!

Onde jogar: PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One e PC.

Night in the Woods

Cena de Night in the Woods

Em Night in the Woods, você precisa gerenciar seu tempo

Divulgação/Infinite Fall

Caminhe em Night in the Woods para correr em Persona 5

Espera aí, nós vamos explicar. Persona 5 é um RPG muito conhecido e elogiado da indústria dos games —e um dos melhores jogos do PlayStation 4. Porém, ele não é o ideal para começar a sua jornada, pois exige bastante dedicação e é cheio de detalhes minuciosos. É um jogo que facilmente pode durar mais de cem horas.

Uma coisa em comum entre os dois jogos é que ambos são um simulador de dia-a-dia, no qual você precisa administrar a rotina do protagonista. Entretanto, Night in the Woods vai te apresentar esse sistema de uma forma muito mais simples.

Além disso, o jogo é bem bonito visualmente, com mecânicas fáceis e ainda conta com minigames divertidos. 

Onde jogar: PlayStation 4, iOS, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Super Mario 3D World

Cena de Super Mario 3D World + Bowser's Fury

Super Mario 3D World traz uma ameaça gigante na expansão Bowser's Fury

Divulgação/Nintendo

Uma lista com os melhores jogos para quem nunca jogou videogame não pode ficar sem o Super Mario. 

Quem der um passo para dentro do mundinho gamer vai notar que esse simples encanador é muito querido entre os entusiastas de jogos. Pensando nisso, selecionamos Super Mario 3D World para te apresentar ao personagem.

Super Mario 3D World permite que você jogue com mais quatro pessoas, que podem te ajudar pelo caminho, e é um grande exemplo de um bom design de fases. É um jogo que incentiva a aproveitar cada detalhe, com obstáculos, mas não é nada frustrante. 

Que tal superar um desafio do jogo usando uma roupa de gatinho, por exemplo? É essa experiência que estamos sugerindo a você, em um dos melhores jogos do herói e um dos melhores jogos do Switch.

Onde jogar: Nintendo Switch.

LEGO Marvel Super Heroes

Imagem de LEGO Marvel Super Heroes

LEGO Marvel Super Heroes é estrelados por Homem de Ferro e outros heróis da Casa das Ideias

Divulgação/Marvel

Começar algo novo pode parecer assustador, e uma das técnicas para deixar essa experiência mais simples e gostosa é associar essa nova atividade a algo que você já conhece e está acostumado. Por isso, não podia faltar LEGO nessa lista!

A série de jogos LEGO adaptou inúmeras histórias conhecidas no universo da cultura pop. Entre elas estão Harry Potter, Senhor dos Anéis e Star Wars. Essa dica aqui poderia facilmente ser sobre qualquer jogo da franquia. 

Entretanto, deixamos aqui um destaque especial para LEGO Marvel Super Heroes porque, além de ser um dos jogos LEGO com maior aprovação do público, segundo o agregador Metacritic, conta com personagens que estão em alta, com o Universo Cinematográfico da Marvel dominando as salas de cinema. 

Inclusive, o jogo até tem detalhes baseados nos primeiros filmes do MCU, como o visual de alguns personagens.

Onde jogar: iOS, PlayStation 4, Xbox One, PC, Android, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo DS, Nintendo 3DS e PlayStation Vita.

Kaze and the Wild Masks

Arte de Kaze and the Wild Masks

Jogo brasileiro Kaze and the Wild Masks presta homenagens a clássicos dos videogames

Divulgação/Pixel Hive

Caso você tenha interesse em, mais pra frente, se aprofundar nos jogos mais clássicos, o título brasileiro Kaze and the Wild Masks pode ser uma boa escolha.

Desenvolvido pela Pixel Hive, o jogo é feito para homenagear os clássicos de plataforma que cativaram muitos fãs no decorrer dos anos, como Donkey Kong, Mario, Rayman, Mega Man, entre outros.

Mas não se preocupe. Caso não tenha jogado nenhum desses, você não vai ficar para trás. O elemento da nostalgia é interessante, mas o jogo também propõe inúmeras inovações, sem aquelas dificuldades relacionadas às limitações tecnológicas dos jogos mais antigos, por exemplo.

Onde jogar: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC.

Journey

Cena de Journey

Sem diálogos, Journey cativa ao estabelecer conexões entre jogadores

Divulgação/thatgamecompany

Sem mecânicas complexas e muito menos foco em narrativa, Journey se destaca pela excelência artística. Por meio dela, você embarca em uma jornada bastante emocionante. 

É um jogo perfeito para quem está começando no universo dos games porque se aproveita de uma jogabilidade simples e acessível para oferecer uma experiência quase cinematográfica. 

Em Journey, você viaja por cenários desérticos rumo a uma montanha que brilha no horizonte. Não há nenhuma conversa. O único som é o das belíssimas melodias que intercalam silêncios pontuais no decorrer da aventura. Inclusive, a trilha sonora do jogo foi um dos raros casos da indústria a ser indicada ao Grammy.

Durante a jornada, você pode encontrar outros jogadores sem identificação ou possibilidade de comunicação. Eles apenas estarão ali e vocês poderão cooperar um com o outro em alguns desafios. 

Esse jogo vai te oferecer uma experiência fácil, rápida, com cerca de duas horas de gameplay, contudo, ainda assim, muito impactante. 

Onde jogar: PlayStation 3, PlayStation 4 e PC.

Pokémon GO

Imagem de Pokémon GO

Pokémon GO traz os monstrinhos de bolso para o mundo real

Divulgação/The Pokémon Company

Um jogo que uniu todas as tribos, assim como o Norvana! Não importa a faixa etária, Pokémon GO foi uma febre durante alguns anos e não se deixou abalar nem na pandemia: o primeiro semestre de 2021 foi o mais lucrativo da história do aplicativo.

Inclusive, começar a jogar agora é um passo inicial perfeito para conhecer a franquia que cativou tantos fãs pelo mundo. Você só precisa de um celular e pique para sair por aí.

Com um ótimo exemplo de como utilizar a realidade aumentada com maestria, esse jogo vai gamificar a sua cidade inteira. Quando você menos perceber estará em longas caminhadas para colecionar pokémon, completar as missões ou chocar os seus ovos. 

Onde jogar: Android e iOS.

Subway Surfers 

Imagem de Subway Surfers

Subway Surfers é um clássico dos jogos para celular

Divulgação/SYBO Games

Subway Surfers é um sucesso até os dias de hoje, sendo um dos preferidos entre os jogadores de mobile. É basicamente um jogo de corrida infinita no qual você precisa desviar dos obstáculos para não perder. 

Apesar de simples, a jogabilidade é bastante envolvente e isso se prova pelos números. Segundo o site de consultoria mobile Apptopia, Subway Surfers é o jogo de celular mais baixado de 2021, tanto na Play Store quanto na App Store.

Onde jogar: Android e iOS.

Monument Valley 

Cena de Monument Valley

Monument Valley brinca com perspectivas e tem belos cenários

Divulgação/Ustwo

Outro jogo que se destaca pelo seu visual impecável é Monument Valley.

Desenvolvido pela Ustwo, ele teve destaque devido ao seu belo design e ótimos efeitos sonoros. Trata-se de um jogo de quebra-cabeças, no qual você manipula os cenários com o objetivo de transportar a princesa Ida pelos labirintos. O seu principal desafio será utilizar a ilusão de ótica a seu favor na hora de enfrentar os obstáculos. 

Onde jogar: Android e iOS.

Jetpack Joyride

Imagem de Jetpack Joyride

Jetpack Joyride é um jogo de corrida infinita bem desafiador

Divulgação/Halfbrick Studios

Em Jetpack Joyride, um jogo de corrida infinita, você incorpora Barry Steakfries, que utiliza um foguete portátil para fugir de um laboratório secreto. O controle da altitude do boneco se dá através do toque na tela. 

Colete moedinhas e desvie dos obstáculos para aumentar sua pontuação. Só cuidado para não viciar, a jogabilidade é simples e extremamente satisfatória. 

Onde jogar: Android, iOS, PlayStation 4, PlayStation 3, PSP e PlayStation Vita.

Angry Birds 2

Imagem de Angry Birds 2

Angry Birds 2 é um clássico dos jogos para celular

Divulgação/Rovio

Provavelmente você já ouviu falar de Angry Birds. A famosa franquia dos passarinhos explosivos reúne quebra-cabeças simples, que variam em dificuldade mas seguem sempre muito divertidos. Caso a sua opção seja começar pelos jogos mobile, não tem erro com esse aqui. 

Tome partido pelos passarinhos na extensa batalha contra os porcos e enfrente os obstáculos para enfrentar os seus inimigos. Nessa sequência, você ainda pode ver o progresso dos seus amigos e até obter ajuda. 

Onde jogar: Android e iOS.

Sky: Children of the Light

Imagem de Sky: Children of the Light

Sky: Children of the Light é jornada belíssima entre sete reinos

Divulgação/thatgamecompany

Dos mesmos criadores de Journey, há quem diga que Sky: Filhos da Luz lembra, em alguns detalhes, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, um dos jogos mais importantes da indústria dos games de todos os tempos.

Nessa experiência, você poderá explorar sete diferentes reinos, salvar espíritos e conhecer outros jogadores online, tudo isso em meio a um cenário lindo e com personagens que podem ser personalizados.

Onde jogar: Android, Nintendo Switch e iOS.

Alto’s Odyssey 

Cena de Alto's Odyssey

Cena de Alto's Odyssey

Divulgação/Team Alto

Nessa aventura, você acompanha Alto e seus amigos em uma corrida infinita de sandboard em busca da Cidade Perdida. As mecânicas não possuem segredo algum e o principal destaque está nos cenários. 

Você atravessa cânions, antigos templos e vai de caverna a balões, tudo isso através de um visual de tirar o fôlego. O jogo foi desenvolvido pela Team Alto e pela Snowman e publicado pela Noodlecake Studios. 

Onde jogar: Android, iOS, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Gabrielle Corrêa

Gabrielle Corrêa

Jornalista formada pela PUC-Campinas, Gabrielle Corrêa é consumidora assídua de animes e mangás, gamer iniciante e estudante de ilustração nas horas vagas.

Ver mais conteúdos de Gabrielle Corrêa

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal