GAMES

Cena do trailer de Pokémon Scarlet e Violet

Reprodução/The Pokémon Company

Nintendo

Pokémon Scarlet e Violet: tudo sobre a nova geração de monstrinhos

Conjunto de jogos chega em 2022 e promete revolução na consagrada franquia

Bruno Silva

Bruno Silva

Pokémon vai ganhar uma nova dupla de jogos em 2022. Pokémon Scarlet e Violet marcam a estreia de uma nova geração de jogos da franquia mais valiosa do entretenimento, e consolidam o Nintendo Switch como um dos consoles que mais recebeu jogos da série.

Se você é um treinador experiente ou alguém que se lembra de Pokémon pelo anime dos anos 1990 e quer saber mais sobre Pokémon Scarlet e Violet, não se preocupe. A Tangerina preparou um guia com tudo o que sabemos sobre a dupla de jogos até agora.

O que é

Pokémon Scarlet e Violet são a nova dupla de jogos de Pokémon. De acordo com os fãs dos monstrinhos de bolso, cada conjunto de jogos de Pokémon como estes dois, que trazem novas criaturas e cenários inéditos são considerados como uma geração de Pokémon. Portanto, Scarlet e Violet inauguram a nona geração de jogos, portanto.

Como de costume, o estúdio Game Freak, responsável por todos os jogos principais da franquia desde 1996, está à frente do desenvolvimento. Depois de alguns anos sofrendo críticas de parte da comunidade de fãs, a empresa voltou às graças do público com o universalmente aclamado Pokémon Legends: Arceus, um dos melhores jogos do Nintendo Switch.

Pokémon Scarlet e Violet foram anunciados em 27 de fevereiro, como parte das celebrações dos 26 anos do lançamento dos primeiros games da série. Contudo, como o lançamento está previsto para 2022, mais novidades devem ser reveladas ao longo dos próximos meses em apresentações dedicadas à franquia.

Data de lançamento

Pokémon Scarlet e Violet serão lançados no final de 2022. Entretanto, ainda não há uma data exata de lançamento, que deve ser divulgada nos próximos meses.

Trailer

Por enquanto, o único trailer do jogo divulgado pela Pokémon Company é o de lançamento, que você confere aqui:

Logos de Pokémon Scarlet e Violet

Trailer de revelação de Pokémon Scarlet e Violet

Conjunto de jogos chega ao Nintendo Switch no fim de 2022

Iniciais

Todo jogo principal de Pokémon começa da mesma forma: você cria seu personagem e precisa escolher um monstrinho para iniciar sua aventura. Desde Charmander, Squirtle e Bulbasaur, são sempre três criaturas à disposição: uma de fogo, uma de água e uma de planta. Elas são conhecidas como pokémon iniciais.

Em Pokémon Scarlet e Violet, os três monstrinhos iniciais são os seguintes:

Sprigatito

Sprigatito, inicial de Pokémon Scarlet e Violet

Divulgação/The Pokémon Company

Este simpático gatinho do tipo planta é descrito como “caprichoso” e “carente de atenção”.

Fuecoco

Fuecoco, inicial de Pokémon Scarlet e Violet

Divulgação/The Pokémon Company

Fuecoco é um pokémon crocodilo do tipo fogo “descontraído” que “faz as coisas no seu próprio ritmo”.

Quaxly

Quaxly, inicial de Pokémon Scarlet e Violet

Divulgação/The Pokémon Company

Quaxly, por sua vez, é um pato do tipo água descrito como “sério” e “limpinho”.

Região

Todo jogo principal de Pokémon inaugura uma região baseada em alguma localidade real. A região de Scarlet e Violet ainda não tem nome oficial revelado, mas o trailer dá várias pistas de que ela se inspira na Península Ibérica, com destaque para a Espanha.

Por exemplo, o trailer mostra diversas cenas que remetem a pontos turísticos e elementos culturais espanhóis, como os moinhos de Dom Quixote e dois cartões-postais de Barcelona: a catedral Sagrada Família e o Parque Güell, obras do arquiteto Antoni Gaudí (1852-1926).

Fã espanhol de Pokémon compara cenas do trailer a elementos da cultura espanhola

Fã espanhol de Pokémon aponta semelhanças entre cenários de Scarlet e Violet com pontos turísticos de Barcelona e Madri

Jogabilidade

A princípio, os únicos detalhes já revelados sobre a jogabilidade de Pokémon Scarlet e Violet estão na página oficial do jogo. “Com estes novos títulos, a série Pokémon dá um novo passo evolutivo, permitindo que você explore livremente um mundo aberto cheio de expressão”, diz o texto.

A descrição também diz que as “cidades se misturam a áreas selvagens, sem divisões”, e que as criaturas poderão ser vistas em qualquer lugar. Antes, a série de jogos Pokémon já vinha caminhando para esse modelo de jogo sem transições de tela desde 2018, com Pokémon Sword e Shield.

Entretanto, Pokémon Legends: Arceus foi responsável por mudar profundamente o que se espera de um jogo dos monstrinhos de bolso, ao permitir uma movimentação livre e um sistema de captura e batalha mais integrados à exploração do cenário.

Entretanto, ainda há dúvidas se esse mesmo modelo de jogo vai se repetir em Pokémon Scarlet e Violet. Um trecho da descrição oficial pode apontar uma divergência: “Você poderá experimentar a verdadeira alegria da série Pokémon —batalhar contra monstrinhos selvagens para então capturá-los— em um mundo aberto que jogadores de qualquer idade poderão aproveitar.”

A parte de “batalhar para então capturar” pode mostrar uma jogabilidade mais próxima dos jogos anteriores a Legends: Arceus, já que este último título permite que você simplesmente tente capturar os monstrinhos sem entrar em uma luta.

Personagens

Protagonistas de Pokémon Scarlet e Violet

Opções de personagem principal em Pokémon Scarlet e Violet

Divulgação/The Pokémon Company

Como de costume, você poderá escolher um treinador ou uma treinadora para sua aventura em Pokémon Scarlet e Violet. Pela primeira vez na história da franquia, as roupas serão as mesmas independentemente do gênero escolhido pelos jogadores, variando apenas de acordo com a versão do jogo escolhida.

Pokédex: Quais pokémon estarão no jogo?

Até o momento, 21 monstrinhos apareceram no trailer de revelação, além de Zoroark, que foi confirmado por meio do anúncio da compatibilidade do game com o serviço Pokémon Home. Se levarmos em conta suas evoluções, o número sobe para 49. Confira:

  • Sprigatito
  • Fuecoco
  • Quaxly
  • Starly / Staravia / Staraptor
  • Hoppip / Skiploom / Jumpluff
  • Petilil / Lilligant
  • Bounsweet / Steenee / Tsareena
  • Psyduck / Golduck
  • Combee / Vespiquen
  • Drifloon / Driflbim
  • Meowth / Persian
  • Stonjourner
  • Clauncher / Clawitzer
  • Wingull / Pelipper
  • Swablu / Altaria
  • Pichu / Pikachu / Raichu
  • Happiny / Chansey / Blissey
  • Seviper
  • Larvitar / Pupitar / Tyranitar
  • Flabébé / Floette / Florges
  • Magnemite / Magneton / Magnezone
  • Riolu / Lucario
  • Zorua / Zoroark

É importante mencionar que há uma expectativa de que nem todos os pokémon estejam disponíveis em Scarlet e Violet. Isso porque, desde 2018, os jogos principais de Pokémon já não contam mais com todos os monstrinhos existentes.

Ao longo dos últimos 26 anos, o número de pokémon já saltou dos famosos 151 para 901 —contando os três iniciais de Scarlet e Violet— e a Game Freak optou por deixar alguns de fora em prol do equilíbrio de forças entre as criaturas.

Como resultado, a comunidade batizou essa movimentação de Dexit, uma junção do termo Pokédex —a agenda eletrônica que compila dados sobre as criaturas— e Brexit, a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

Cena de Pokémon Scarlet e Violet

Magnemite é um dos monstrinhos confirmados em Pokémon Scarlet e Violet

Divulgação/The Pokémon Company

Onde jogar?

Pokémon Scarlet e Violet serão jogos exclusivos do Nintendo Switch quando chegarem às lojas.

Diferenças entre versões

Como em toda geração de Pokémon, os conjuntos de jogos guardam algumas diferenças entre si. Por exemplo, a mais tradicional é a existência de criaturas exclusivas em cada versão. Ou seja, haverá monstrinhos que você só captura em Pokémon Scarlet, e outros que só aparecerão em Pokémon Violet. Isso é proposital e serve para incentivar a troca de pokémon entre pessoas que têm versões diferentes do jogo.

Em outras gerações de Pokémon, os jogos também mudam partes do cenário, as criaturas lendárias que surgem para os protagonistas no decorrer da história, entre outras diferenças. Sendo assim, caso exista algo semelhante em Scarlet e Violet, saberemos nos próximos meses.

Cena do trailer de Pokémon Scarlet e Violet

Primeiro trailer sugere que novo Pokémon se passa na Espanha

Reprodução/The Pokémon Company

Versão em português?

Até o momento, Pokémon Scarlet e Violet não tem versão em português do Brasil.

Apesar de uma intensa campanha da comunidade brasileira para pedir uma tradução em português, que envolveu até celebridades como a ex-BBB Juliette e o streamer Casimiro, ainda não há confirmação de que o idioma será adicionado ao game. 

Pokémon Scarlet e Violet têm versões em inglês, japonês, alemão, espanhol, francês, italiano, coreano, chinês e chinês simplificado.

Jogos similares

Pokémon é uma franquia quase única no entretenimento, com um estilo de capturar e colecionar monstrinhos que poucos conseguiram replicar. Ou seja, os jogos mais similares a Scarlet e Violet são os outros títulos de Pokémon, com destaque para Pokémon Legends: Arceus, lançado em janeiro de 2022. 

Por outro lado, quem quiser uma experiência similar fora das plataformas da Nintendo pode buscar o RPG online Temtem. Curiosamente, este jogo é produzido justamente na Espanha, pelo estúdio Crema.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Bruno Silva

Bruno Silva

Editor de games e animes na Tangerina, Bruno Silva é brasiliense e fã de basquete. Jornalista, apresentador e streamer, foi co-criador do The Enemy e já publicou no Omelete, Nerdbunker, Metrópoles e Correio Braziliense.

Ver mais conteúdos de Bruno Silva

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal