Quem é o ator que faz Hollywood abraçar lado nerd em RPG? - Tangerina

MIX

Thor Knai em frente à mesa de D&D

Reprodução/Instagram

THOR KNAI

Quem é o ator que faz Hollywood abraçar lado nerd em RPG?

Thor Knai joga Dungeons & Dragons com um grupo que inclui Joe Manganiello, Vince Vaughn e criadores de Game of Thrones e Chernobyl

Luciano Guaraldo

Talvez você nunca tenha se deparado com o trabalho do ator Thor Knai em séries como Reign (2013-2017) ou Legends of Tomorrow (2016-2022). Mas, certamente, conhece um grupo muito especial do qual ele faz parte. O norueguês de 38 anos também é Mestre de RPG dos famosos e coordena campanhas com nomes como Joe Manganiello (de Magic Mike), Vince Vaughn (de Penetras Bons de Bico), Craig Mazin (criador da minissérie Chernobyl), D. B. Weiss (showrunner de Game of Thrones) e Tom Morello (guitarrista do Rage Against the Machine).

Os astros de Hollywood se reúnem para abraçarem seu lado nerd, esquecerem um pouco a pressão do trabalho e apenas se divertirem entre elfos, dragões, anões, magos e cavaleiros em uma partida de Dungeons & Dragons. “Uma das coisas que me fez perceber o quanto o jogo é especial é ver esses famosos, que são os melhores no mundo naquilo que fazem. Eles têm todo o dinheiro de que precisam, já venceram na vida. Poderiam fazer o que quiserem, mas escolhem passar o tempo deles jogando D&D”, ressalta Thor Knai em conversa exclusiva com a Tangerina.

“Eu já amava Dungeons & Dragons pelas minhas razões, mas não sabia se era algo que eu eventualmente superaria, que pararia de chamar minha atenção. Talvez eu ficasse tão ocupado com outras coisas que o jogo deixaria de ser importante para mim. Mas não, você fica ocupado e o jogo se torna ainda mais importante, porque você precisa desligar o cérebro e apenas se divertir com os amigos, escapar um pouco. É algo que vai te acompanhar para o resto da vida, você sempre vai valorizar aquele grupo, aquela experiência e tudo o que nasceu daquilo.”

E, quando diz “para o resto da vida”, Thor Knai não está exagerando. Ele tinha apenas 11 anos quando jogou sua partida de D&D, ainda na Noruega, e se forçou a estudar inglês para entender melhor os manuais do jogo. Com um grupo de amigos novatos no mundo do RPG, o então menino já começou logo como Mestre. “Alguém precisava exercer essa função, certo? (risos) Se você quer experimentar D&D com seus amigos e ninguém nunca jogou antes, alguém vai ter que ser o Mestre. Você talvez tropece ou erre muito, não vai ser tão legal quanto imaginou, mas ninguém vai saber porque eles também serão novatos”, explica ele.

Mas como é que um jovem norueguês foi parar em um grupo tão seleto de famosos? Será que existe uma sociedade secreta de jogadores de RPG em Hollywood? “Existe, e eu não posso falar mais nada a respeito”, brinca Knai, aos risos. “Não, eu atuo em Los Angeles há uns 15 anos, e acabei conhecendo atores, diretores… Eles queriam alguém que jogasse Dungeons & Dragons, e eu falei: ‘Eu meio que jogo’. Aí montamos um grupo na casa do meu amigo Kyle [Newman, diretor de Fanboys e do clipe de Style, de Taylor Swift]. Ele escreveu Art & Arcana com Sam Witwer [de Smallville], Joe Manganiello fez o prefácio… As pessoas vão se conectando.”

Para Thor Knai, não é coincidência que tantos nomes relevantes do cinema e da TV sejam apaixonados por RPG. “Claro que não há uma ligação direta entre gostar de D&D e ficar famoso em Hollywood, mas certamente há uma correlação entre participar de um jogo que estimula sua criatividade e se tornar roteirista, diretor, ator. O RPG é uma forma de narrativa, certo? O jogador constrói seu personagem, tenta pensar como ele, dá asas à imaginação. Você pode fazer diferentes sotaques, vozes…”, ressalta.

“Mais do que isso, jogar te ajuda a entender diferentes culturas, religiões, etnias… Você precisa se colocar no lugar de outra pessoa, de outra raça, o que abre sua perspectiva do mundo. Fica mais fácil ter empatia pelo próximo, entende? Você aprende a trabalhar junto, a cooperar, a valorizar a diversidade. Claro, todo mundo no grupo tem a possibilidade de escolher ser um cavaleiro, um humano. Pode dar certo, mas não vai ser tão interessante quanto se você tivesse um elfo bruxo, um halfling e um bárbaro juntos. O microcosmo de D&D abre sua visão para questões políticas, te dá uma compreensão melhor da vida.”

E, como seus colegas famosos, Thor Knai não abandonou a carreira de ator para trabalhar apenas como Mestre de RPG –embora ele também faça isso profissionalmente, inclusive em campanhas realizadas em um castelo na Europa. Atualmente, o norueguês está rodando Rebel Moon, saga espacial que Zack Snyder prepara para a Netflix.

A produção foi pensada como um filme de Star Wars, mas a Disney recusou o projeto por considerá-lo “adulto demais”. “É a Disney, eles fazem coisas para crianças. O que é ótimo… Para as crianças! Mas Zack tinha sua visão e está a desenvolvendo exatamente como ele queria, então não vai precisar fazer um Snyder Cut depois de alguns anos (risos)”, alfineta Knai.

“Vou ficar encrencado se contar alguma coisa sobre o projeto, mas posso dizer que é fantástico chegar no estúdio e encontrar Djimon Hounsou, Anthony Hopkins, Charlie Hunnam, Sofia Boutella… É insano, é legal, é a obra-prima de Zack Snyder! Eu tenho um papel pequeno, vou gravar pelas próximas semanas, mas tem sido uma experiência incrível.”

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal