MÚSICA

Integrantes da Blackpink em cena do clipe How You Like That

Reprodução/YouTube

Lista

15 clipes que até quem não conhece k-pop vai gostar

Se você ainda não teve contato com esse fenômeno global, aqui está uma seleção que promete te conquistar

Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Cenários glamourosos, figurinos extravagantes e coreografias muito bem ensaiadas são alguns dos elementos essenciais dos clipes de k-pop. Ou melhor, dos MVs (abreviação de Music Video, em inglês), termo muito utilizado no universo da música pop sul-coreana. Por isso, a Tangerina separou aqui 15 vídeos essenciais para você se divertir e conhecer cada um desses artistas.

Essas produções, que acabam se tornando uma extensão dos singles, discos e EPs, fidelizam milhares de fãs e podem encantar até quem não conhece muito bem o gênero. O recurso, contudo, não é utilizado apenas com o propósito de marketing: alguns desses clipes de k-pop complementam o conceito artístico das composições.

Desde coreografias em grupo milimetricamente ensaiadas até tomadas individuais nas quais os idols dublam a música ou interpretam personagens, tudo é possível na hora de contar uma história. Por isso, se dedicar a criar um bom clipe de k-pop é essencial para que esses artistas ganhem ainda mais popularidade.

Aproveite a lista dos clipes e, caso se interesse, venha entender como o k-pop virou um fenômeno global.

Red Velvet – Monster

O clipe do quinteto é hipnotizante para quem adora reproduzir coreografias e se envolver com as narrativas. A estética é sombria e sensual. Monster apresenta Irene e Seulgi como protagonistas em alguns momentos mais introspectivos e outros mais poderosos. O destaque fica para os passos sintonizados que se somam ao conceito do clipe: enfrentar os “próprios monstros”.

Assista ao MV Monster

Monster dá nome ao primeiro EP de Irene & Seulgi

Monsta X – Love Killa

No videoclipe, os integrantes do Monsta X interpretam assaltantes inspirados no personagem Coringa, super-vilão da DC. O cenário branco e estático entra em contraste com as cenas de ação, que abusam do vermelho e destacam a coreografia impecável do grupo.

Assista ao MV de Love Killa

A canção está presente em Fatal Love, terceiro disco de estúdio do grupo

Maria – Hwasa

Superprodução! Sombrio e fúnebre, o videoclipe de Maria é imerso na estética do crime. Ou seja. tem sangue, banquetes de cérebro e um enterro (da própria artista!). Hwasa não economiza nos recursos visuais e nem na coreografia. Ao lado de dançarinas, Maria entrega passos sensuais e dinâmicos, dignos de uma musa do pop.

Maria em cena de Hwasa

Assista ao MV de Hwasa

Integrante do grupo MAMAMOO, Maria é uma das queridinhas do mundo k-pop

aespa — Black Mamba

Fantástico, colorido e seapunk. A aventura magnética de Black Mamba abusa do mundo digital. Aqui, ele tem florestas encantadoras, repletas de luzes de neon e armas que soltam glitter. O clipe conversa com a letra, que discorre sobre a conexão entre as pessoas, avatares e uma possível ameaça tecnológica. O figurino brilhante e colorido combinado às coreografias deixa o registro ainda mais divertido.

Integrantes do grupo de k-pop em trecho de videoclipe Black Mamba

Assista ao MV de Black Mamba

A faixa foi super bem recebida pela crítica

BTS – ON

Com referências à franquia sci-fi Maze Runner: Correr ou Morrer, o clipe mostra os idols do BTS em uma realidade pós-apocalíptica em busca da liberdade. Os grandes muros e o clima dramático dão o sabor da produção. Parece até um curta-metragem.

Assista ao MV de ON

A canção também ganhou uma versão com a cantora australiana Sia

ITZY – Not Shy

Ambientado em um deserto, o clipe de Not Shy é uma aventura repleta de emoção, com assaltos e perseguições. Tudo isso com um figurino impecável: de botas coloridas estilo “cowboy” a jaquetas de franja douradas e reluzentes. Dinâmico e poderoso, o clipe brinca com momentos de transição entre uma coreografia e outra.

Integrantes de ITZY em trecho de Not Shy

Assista ao MV de Not Shy

A produção é perfeita para se inspirar na hora de criar looks

MAMAMOO – Dingga

Em uma pista de patinação, as integrantes do grupo esbanjam o estilo e o glamour dos anos 1970. O cenário colorido e brilhante é o pano de fundo para uma “noite das garotas”. Para todos os lados, danças, bebidas, brincadeiras e sorvete. O final do vídeo, contudo, deixa um clima de suspense no ar. Será que elas estavam sendo vigiadas o tempo todo?

Integrantes do Mamamoo em cena de clipe

Assista ao MV de Dingga

A canção do girl group ficou entre as mais dez mais vendidas da Coreia do Sul

AOA – GET OUT

Legalmente Loira, Kill Bill, Bonequinha de Luxo e Harry Potter. Essas são algumas das referências que o AOA usou para criar o clipe de Get Out. Cada uma das integrantes foi responsável por protagonizar diferentes momentos da história do cinema. O resultado é super divertido, mágico e pop!

Trecho de Get Out, do grupo AOA

Assista ao MV de GET OUT

Clipe traz referências a blockbusters do cinema

TWICE – What Is Love?

Aqui está mais um grupo que se dedicou às referências de Hollywood para criar um clipe de k-pop. Em What Is Love, as integrantes do TWICE reproduzem fielmente cenas de Pulp Fiction: Tempo de Violência (lendário filme de Quentin Tarantino), do romance fantasia Ghost: Do Outro Lado da Vida e de La La Land, o maior vencedor de estatuetas do Oscar 2017. Momo e Tzuyu replicam a cena de Ryan Gosling e Emma Stone em frente ao pôr do sol de Los Angeles.

Integrantes da TWICE em trecho do clipe What Is Love?

Assista ao MV de What is Love?

Esse é o terceiro single do grupo a conquistar o certificado de platina

BLACKPINK — How You Like That

Danças eletrizantes e maquiagens brilhantes ganham destaque no clipe do BLACKPINK. A música é importante também por ser o primeiro single do disco de estreia do grupo. Para cada integrante, é apresentado um cenário diferente. Depois, todas aparecem reunidas, com muita pose e estilo. Ao longo de todo o clipe, os fãs se equilibram na dualidade do visual obscuro e em ruínas com as flores e momentos solares. É o que diz um trecho da letra: “Brilhando como estrelas nesse lugar mais escuro/ Com um sorriso no rosto te dou um beijo de despedida”.

Integrantes da Black Pink em trecho de How You Like That

Assista ao MV de How You Like That

O vídeo liderou o ranking do YouTube no lançamento, com 1,6 milhão de espectadores

TXT – Can’t You See Me?

Intimista e dramático. A narrativa principal de Can’t You See Me? se desenvolve com a apresentação individual dos integrantes do grupo. No registro, cada um ganha um espaço de tela —o que é ótimo para os fãs. Entre as coreografias e uma “guerra de tomates”, o clipe fica sombrio e termina com um incêndio.

Assista ao MV de Can't You See Me?

O EP The Dream Chapter: Star conquistou fama mundial mesmo antes da estreia

NCT U – Make a Wish

Nesse MV, o grupo apresenta referências do hip-hop norte-americano. O vídeo traz aos fãs uma faceta mais experimental e sensual. Todo o clipe é baseado nas pausas dramáticas das coreografias e nas expressões corporais dos idols. Câmeras 360º, flashs estourados e cortes frenéticos compõem a atmosfera de Make a Wish.

Integrantes do NCT em cena de Make A Wish

Assista ao MV de Make a Wish

O grupo mescla os ritmos do hip-hop, rock, teen pop e k-pop

Everglow – La Di Da

Logo de cara, é possível captar uma referência a Sin City: A Cidade do Pecado, dos diretores Robert Rodriguez, Frank Miller e Quentin Tarantino. Depois, as batidas da era disco viram a trilha sonora dos carros em alta velocidade, e o clima de ficção científica se torna protagonista da história.

Integrantes de EVERGLOW em trecho do clipe La Di La

Assista ao MV de La Di Da

O clipe conta com várias referências a filmes dos anos 1980

GFRIEND – Apple

Com figurinos na cor branca, as integrantes do GFRIEND aparecem em uma mansão vitoriana rodeadas de macieiras. No decorrer do clipe, revela-se que as maçãs são amaldiçoadas. Ao serem ingeridas, elas transformam as garotas em seres noturnos com poderes sobrenaturais. Essas representações são muito bem colocadas pela dualidade do dia e da noite. Destaque também para a mudança de figurino.

Integrantes de GRFRIEND em clipe de Apple

Assista ao MV de Apple

Em 2015, o grupo ganhou como melhor novo artista feminino no Melon Music Awards

BLACKSWAN – Tonight

O clipe marcou a estreia da idol brasileira Leia no grupo. Entre os destaques, o figurino combinado e estética altamente pop. As integrantes brincam com a câmera e sensualizam com passos coreografados. Embora o BLACKSWAN tenha passado por muitas mudanças na formação ao longo dos dez anos de carreira, elas parecem conectadas no registro.

Integrantes do Blackswan em trecho do clipe de Tonight

Assista ao MV de Tonight

A faixa integra Goodbye Rania, o segundo disco do grupo

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.

Ver mais conteúdos de Nicolle Cabral

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal