Divulgação/Francisco Proner
Quatro anos depois de sua última turnê, Caravanas, Chico Buarque volta aos palcos em setembro com Que Tal um Samba?
Cinco anos depois de lançar o álbum Caravanas (2017), Chico Buarque está de volta à música e aos palcos –ele não se apresentava desde 2018, quando fez a turnê do disco em questão. Nesta sexta (17), o artista lança Que Tal um Samba?, canção que também dá nome ao seu novo show (ouça abaixo).
Até o momento, foram anunciadas 11 cidades para a turnê, que começa em 6 de setembro em João Pessoa e se estende até 2 de abril do ano que vem, quando chega ao fim uma temporada em São Paulo. Chico Buarque também passará por Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Natal, Curitiba e Belo Horizonte.
Em todas as performances, o cantor terá a companhia de Mônica Salmaso como convidada especial. Ela, chamada de “a cantora dos compositores”, já gravou dois discos dedicados à obra de Chico Buarque (Noites de Gala, Samba na Rua, em versões de estúdio e ao vivo) e terá tanto números solo quanto duetos com seu “muso inspirador”.
Que Tal um Samba? chegou oficialmente às plataformas digitais à 0h01 desta sexta, mas a Tangerina pôde ouvir a música antes e adiantou que a canção é Chico Buarque em boa forma. Seu violão está tão inspirado como sempre, e o poderoso bandolim de Hamilton de Holanda ajuda na construção de um ritmo ainda mais poderoso.
Sempre engajado, o compositor aproveita a canção para um manifesto antirracista. Em parte da letra, ele propõe fazer um filho com a pessoa amada. “Um filho com a pele escura/ Com formosura/ Bem brasileiro, que tal?/ Não com dinheiro/ Mas a cultura/ Que tal uma beleza pura?”, entoa Chico.
Também dá tempo de alfinetar os políticos e o governo atual –sem citar nomes, que a música é atemporal. “Juntar os cacos, ir à luta/ Manter o rumo e a cadência/ Esconjurar a ignorância, que tal?/ Desmantelar a força bruta”, canta o poeta de 77 anos.
Que Tal Um Samba?
Ouça a nova música de Chico Buarque, com bandolim de Hamilton de Holanda
João Pessoa
Teatro Pedra do Reino – 6 e 7 de setembro
Natal
Teatro Riachuelo – 9 e 10 de setembro
Curitiba
Teatro Guaíra – 23 e 24 de setembro
Belo Horizonte
Palácio das Artes – 5, 6, 7 e 8 de outubro
Fortaleza
Centro de Eventos do Ceará – 22 e 23 de outubro
Porto Alegre
Auditório Araújo Vianna – 3 e 4 de novembro
Salvador
Concha Acústica – 11, 12 e 13 de novembro
Brasília
Local a ser anunciado – 29 e 30 de novembro
Recife
Teatro Guararapes – 8, 9 e 10 de dezembro
Rio de Janeiro
Vivo Rio – 5, 6, 7, 8, 12, 13, 14 e 15 de janeiro
São Paulo
Tokio Marine Hall – 2, 3, 4, 5, 9, 10, 11, 12, 23, 24, 25, 26, 30 e 31 de março, 1º e 2 de abril
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?