MÚSICA

Jessie Ware olha para o lado ao posar em estúdio

Divulgação

Free Yourself

Jessie Ware se inspira no Brasil em novas músicas: ‘Momentos na praia’

Atração do Primavera Sound de São Paulo, cantora britânica fala à Tangerina sobre viagem ao Rio de Janeiro, que teve impacto no futuro álbum

Lucas Almeida
Lucas Almeida

Depois de se encontrar na música disco em What’s Your Pleasure? (2020), Jessie Ware decidiu adicionar um pouco mais de calor ao próximo álbum. A inspiração veio de uma viagem que tinha feito com amigas para o Rio de Janeiro aos 19 anos. Atração do Primavera Sound em São Paulo, ela ainda prepara algumas surpresas para a sua segunda visita ao Brasil.

“Lembrei daqueles momentos na praia, em que tinha música tocando no fundo, ou das festas na Lapa. Senti que isso estava na minha cabeça enquanto fazia o álbum”, conta a cantora britânica em uma conversa com a Tangerina. “Quando você ouvir, provavelmente não vai entender o que estou falando. Mas, na minha cabeça, eu estava na praia de Ipanema, vendo vários homens e mulheres bonitos, e todos cantando juntos”, diz ela com bom humor.

O quinto disco de Jessie Ware ainda não ganhou nome ou data de lançamento, mas já conta com o primeiro single. O clipe da faixa Free Yourself foi lançado no início da semana. A cantora entoa os versos de autoaceitação “liberte-se/ Continue subindo até o topo da montanha”. “É uma música para qualquer um que sinta que não pertence, que está envergonhado ou nervoso sobre ser quem é”, define Jessie sobre a composição.

Assista ao clipe de Free Yourself, de Jessie Ware

Hino de autoaceitação abre os lançamentos do próximo álbum da cantora

A faixa marca a primeira colaboração de Jessie Ware com Stuart Price, produtor britânico conhecido por trabalhar com nomes como Madonna, Dua Lipa e Kylie Minogue. A parceria rendeu. Ele estará em outras faixas do próximo álbum (entre três e cinco canções, ela adianta). “Estamos trocando mensagens agora”, diz ela durante a entrevista. “Porque estou aqui cobrando: ‘Preciso das minhas outras músicas, cadê elas?’.”

Jessie Ware gravará clipe no Brasil

Depois da viagem aos 19 anos, Jessie Ware se prepara para a segunda passagem ao Brasil –e a primeira em que conhecerá os seus fãs. A cantora é uma das atrações do festival Primavera Sound, em São Paulo. Ela se apresenta no domingo, 6 de novembro, mesma data de Travis Scott, Lorde e Charlie XCX. Os ingressos são vendidos pela plataforma Eventim.

“Acho que vou me apresentar durante o dia. Não acredito que isso será uma questão no Brasil, porque vocês têm os melhores fãs do mundo, pelo que ouvi”, adianta ela. “Vocês não terão a versão obscura e noturna do show, terão energia total. Estarei o mais próxima de vocês possível, querendo tocar todo mundo, dançando, cantando no volume máximo. Não vejo a hora.”

Jessie Ware ainda deverá viver outros momentos importantes no Brasil. Ela pretende gravar um videoclipe do novo álbum durante a viagem. Apesar de não saber se terá dias de folga, ela já adianta uma saudade que deseja matar. “Não posso esperar para ir em uma churrascaria“, afirma.

Free Yourself abre ‘nova era’

Ao anunciar Free Youself, Jessie Ware afirmou que estava entrando em uma “nova era”. Depois de lançar três álbuns mais intimistas, com referências de R&B, a cantora se encontrou nas faixas dançantes com What’s Your Pleasure? (2020). O disco conquistou o topo do ranking de mais vendidos no Reino Unido e rendeu a primeira indicação de Jessie a álbum do ano no Brit Awards.

“Eu me sinto na minha melhor versão criativamente e me entendo como artista por completo agora. Levou um tempo, mas chegamos aqui, no final”, explica ela sobre a mudança. “Eu disse tudo o que queria sobre a minha vida pessoal e gosto de viver nesse mundo de fantasia agora. É claro que essas canções têm conexões comigo, mas estou curtindo ser livre, dançar e fazer outras pessoas dançarem. Se querem que eu seja alguém que faz dance music, vou fazer.”

Durante a nova turnê, a cantora tem aproveitado para conhecer os admiradores que conquistou com o álbum lançado na quarentena. “Não foi o ideal, mas o saldo é de que as pessoas estão vivendo com esse álbum há dois anos e, quando eu finalmente posso voltar a fazer shows, elas sabem todos os versos e estão amando”, comemora. “A pandemia não foi divertida ou boa, foi muito assustadora. Mas, nos ajustamos muito rapidamente e penso que isso me conectou com os meus fãs ainda mais.”

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Lucas Almeida

Lucas Almeida

Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.

Ver mais conteúdos de Lucas Almeida

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?