Como Master of Puppets foi parar em Stranger Things? - Tangerina

MÚSICA

Personagem Eddie tocando guitarra em Stranger Things

Divulgação/Netflix

Mais um hit

Metallica: Como Master of Puppets foi parar em Stranger Things?

Depois de levar Kate Bush ao topo das paradas, série deu visibilidade para música lançada pela banda em 1986

Lucas Almeida
Lucas Almeida

Grande sucesso da Netflix, Stranger Things continua a impactar diretamente as paradas musicais. Depois de levar Kate Bush ao primeiro lugar no Reino Unido, chegou a vez do Metallica. A música Master of Puppets, do álbum de mesmo nome lançado pela banda em 1986, foi trilha sonora de uma das cenas marcantes da quarta temporada.

Desde o lançamento dos episódios finais, fãs de rock comemoraram a escolha, e a música começou a subir nas listas de mais ouvidas dos streamings. Agora, os produtores contaram mais sobre a opção por Master of Puppets e o significado que a letra trouxe para a série.

Atenção: esse texto contém spoilers, cuidado para não azedar sua semana!

Criadores de Stranger Things escolheram a música

A supervisora de música de Stranger Things, Nora Felder, contou à Variety que Master of Puppets foi escolhida logo no início da preparação para a nova temporada. Criadores da série, Matt e Ross Duffer (mais conhecidos como irmãos Duffer) já tinham a faixa na cabeça enquanto estavam trabalhando no roteiro, durante a pré-produção.

Na cena, Eddie Munson (interpretado por Joseph Quinn) começa a tocar Master of Puppets na guitarra, para chamar a atenção de morcegos monstruosos do Mundo Invertido, enquanto os outros personagens seguem um plano para acabar com Vecna. Para assegurar o sucesso da estratégia, ele decide se sacrificar e morre com as feridas causadas pelos animais.

“Foi mais um daqueles momentos de ‘tem que ser essa música’”, Nora Felder explicou. “Essa parte da história foi prevista para ser uma cena crucial e especialmente de arrepiar os cabelos, na qual Eddie heroicamente se ergueu para a luta de sua vida. Acredito que os irmãos Duffer sentiram que tocar Master of Puppets durante toda a cena estendida seria a escolha certa. Nenhuma outra música entrou em discussão, e nós resolvemos os direitos de uso imediatamente.”

O significado de Master of Puppets em Stranger Things

Ouça Master of Puppets, do Metallica

Música aparece em uma das cenas mais marcantes da 4ª temporada de Stranger Things

Desde o início da série, Eddie foi um personagem que mostrava proximidade com o rock. Logo, o Metallica poderia ser uma escolha óbvia para a sua música final. Mas Master of Puppets ganhou um significado especial na trama.

O vocalista da banda, James Hetfield, já falou que a letra original foi inspirada em como o uso de drogas é capaz de controlar a mente de uma pessoa. “Como as coisas mudam: em vez de você controlar o que está tomando, as drogas passam a controlar você”, ele resumiu para a revista Trasher em 1986.

Na série, a composição ganha uma semelhança muito grande com o modo de ataque do vilão Vecna, que é capaz de entrar na cabeça de pessoas angustiadas. No refrão, a música ainda diz: “Mestre de marionetes, estou puxando suas cordas/ Torcendo sua mente e esmagando seus sonhos/ Cego por mim, você não pode ver nada”. Os versos lembram a forma como Vecna tortura as vítimas em sonhos, antes de matá-las.

A letra da música, que possui uma preocupação sincera com o uso de drogas na sociedade, ganha uma grande semelhança com a sensibilidade de Eddie, que quer acabar com o vilão de vez.

Filho do baixista Robert Trujillo está creditado em Stranger Things

Com o roteiro em mãos, os produtores de Stranger Things ainda precisavam da autorização do Metallica para o uso da música. Mas esse não foi um grande problema. A série já tinha usado outra música da banda. Na segunda temporada, The Four Horseman (1983) apareceu na trilha sonora. Nora Felder contou que descobriu, na época, que a banda gostava da série.

Dessa vez, ela decidiu explicar com detalhes como seria o uso da faixa, para não ter problemas futuros. “Master of Puppets é uma música bastante significativa no catálogo [da banda], e acho que é considerada a favorita em seus shows ao vivo. Eu queria ser respeitosa para assegurar que o Metallica entendesse completamente em que contexto a música estaria sendo usada”, ela explicou para a Variety.

No Instagram, o baixista da banda, Robert Trujillo, mostrou que o filho dele, Tye Trujillo, contribuiu com faixas adicionais de guitarra para a série. Ele até aparece nos créditos finais da produção. Mas nem tudo foi atuação. O ator Joseph Quinn fez aulas de guitarra e estava tocando junto com uma música de guia na hora das gravações.

Metallica faz sucesso nas paradas

A aparição em Stranger Things teve um desempenho imediato para a faixa. Um dia antes da estreia dos episódios finais de Stranger Things, Master of Puppets nem aparecia entre as 200 músicas mais ouvidas no Spotify global.

No domingo (3), a faixa já estava na 26ª posição do ranking, com mais de 1,8 milhão de plays em um único dia. Na mesma data, Kate Bush continuava em primeiro lugar, com Running Up That Hill recebendo quase 7 milhões de reproduções.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Lucas Almeida

Lucas Almeida

Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.

Ver mais conteúdos de Lucas Almeida

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal