Divulgação
Astros do k-pop encerram primeiro capítulo de sua história com disco triplo enquanto apontam para o que vem a seguir
Novo lançamento do BTS, Proof chegou às plataformas de streaming e lojas virtuais nesta sexta-feira (10). Aguardada pelos fãs —o Army—, a novidade traz as estrelas do k-pop remexendo no passado e apontando para o futuro. Afinal, Proof é um disco triplo de antologia, misturando hits da banda, três canções inéditas e regravações.
Basicamente, é como se o álbum marcasse o encerramento do primeiro capítulo da história do grupo mais popular do k-pop. Ao mesmo tempo, em Proof, o BTS se abre para o que vem a seguir.
No disco 1, os fãs vão se deparar com uma espécie de jornada cronológica pelos melhores momentos de cada um dos álbuns do BTS. Ou seja, desde a estreia, em 2013, até o megahit global Butter, de 2021. Além disso, traz novidades, como Born Singer, que só tinha sido lançada de forma não oficial, e o novo single, Yet To Come (The Most Beautiful Moment), que já ganhou um clipe.
Assista ao clipe de Yet To Come (The Most Beautiful Moment)
Single resume a proposta do álbum triplo Proof
Yet To Come é a canção que resume a proposta de Proof, no fim das contas. Na letra, os integrantes do BTS repassam a trajetória até aqui, e falam que podem deixar para trás “coroas e flores, inúmeros troféus” e preferem focar nos “sonhos e esperanças, daqui para frente”.
Por sua vez, o disco 2 já abre como uma inédita, a solar Run BTS. Caso você queira apresentar o grupo para alguém já com uma novidade, esta é uma boa escolha. A canção mistura perfeitamente a fusão de pop-rock com hip-hop que baseia o sucesso do BTS. Para o site Consequence of the Sound, a faixa é comparável à qualidade de Butter e traz um dos melhores raps da carreira de Suga.
Depois desse choque de novidade, o segundo disco de Proof passa a focar nas músicas favoritas de RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook. Então há uma canção solo e uma parceria escolhida por cada um deles. É um jeito curioso de mostrar aos fãs o que os integrantes acham da própria discografia.
No entanto, o ouvinte desavisado pode estranhar quando procurar pelo álbum nas plataformas de streaming. Estão disponíveis 35 faixas, mas apenas uma delas, a inédita For Youth, é do disco 3.
Acontece que o terceiro disco da antologia do BTS estará disponível apenas nas edições físicas de Proof. Um espécie de prêmio para os fãs mais fiéis, que colecionam os produtos do grupo, e também um aviso de que as canções ali dispostas serão melhor apreciadas por quem acompanha o grupo há mais tempo.
Segundo a revista Rolling Stone norte-americana, ele traz “versões demo de faixas já existentes do BTS e canções inéditas. O CD é, de muitas maneiras, o que de mais íntimo o grupo apresentou até agora, disposto como páginas arrancadas de um diário que ninguém deveria ler”.
I Need U, Epiphany e Spring Day são algumas das faixas que ganham versões diferentes, protagonizadas por RM, Jin e V, respectivamente.
Luccas Oliveira
Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.
Ver mais conteúdos de Luccas OliveiraTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?