MÚSICA

BTS

Divulgação

Lançamento

Proof: BTS brinca de passado e futuro em novo lançamento; saiba tudo

Astros do k-pop encerram primeiro capítulo de sua história com disco triplo enquanto apontam para o que vem a seguir

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Novo lançamento do BTS, Proof chegou às plataformas de streaming e lojas virtuais nesta sexta-feira (10). Aguardada pelos fãs —o Army—, a novidade traz as estrelas do k-pop remexendo no passado e apontando para o futuro. Afinal, Proof é um disco triplo de antologia, misturando hits da banda, três canções inéditas e regravações.

Basicamente, é como se o álbum marcasse o encerramento do primeiro capítulo da história do grupo mais popular do k-pop. Ao mesmo tempo, em Proof, o BTS se abre para o que vem a seguir.

No disco 1, os fãs vão se deparar com uma espécie de jornada cronológica pelos melhores momentos de cada um dos álbuns do BTS. Ou seja, desde a estreia, em 2013, até o megahit global Butter, de 2021. Além disso, traz novidades, como Born Singer, que só tinha sido lançada de forma não oficial, e o novo single, Yet To Come (The Most Beautiful Moment), que já ganhou um clipe.

BTS no clipe de Yet To Come

Assista ao clipe de Yet To Come (The Most Beautiful Moment)

Single resume a proposta do álbum triplo Proof

Yet To Come é a canção que resume a proposta de Proof, no fim das contas. Na letra, os integrantes do BTS repassam a trajetória até aqui, e falam que podem deixar para trás “coroas e flores, inúmeros troféus” e preferem focar nos “sonhos e esperanças, daqui para frente”.

Por sua vez, o disco 2 já abre como uma inédita, a solar Run BTS. Caso você queira apresentar o grupo para alguém já com uma novidade, esta é uma boa escolha. A canção mistura perfeitamente a fusão de pop-rock com hip-hop que baseia o sucesso do BTS. Para o site Consequence of the Sound, a faixa é comparável à qualidade de Butter e traz um dos melhores raps da carreira de Suga.

Depois desse choque de novidade, o segundo disco de Proof passa a focar nas músicas favoritas de RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook. Então há uma canção solo e uma parceria escolhida por cada um deles. É um jeito curioso de mostrar aos fãs o que os integrantes acham da própria discografia.

Disco 3 de Proof está ‘escondido’

No entanto, o ouvinte desavisado pode estranhar quando procurar pelo álbum nas plataformas de streaming. Estão disponíveis 35 faixas, mas apenas uma delas, a inédita For Youth, é do disco 3.

Acontece que o terceiro disco da antologia do BTS estará disponível apenas nas edições físicas de Proof. Um espécie de prêmio para os fãs mais fiéis, que colecionam os produtos do grupo, e também um aviso de que as canções ali dispostas serão melhor apreciadas por quem acompanha o grupo há mais tempo.

Segundo a revista Rolling Stone norte-americana, ele traz “versões demo de faixas já existentes do BTS e canções inéditas. O CD é, de muitas maneiras, o que de mais íntimo o grupo apresentou até agora, disposto como páginas arrancadas de um diário que ninguém deveria ler”.

I Need U, Epiphany e Spring Day são algumas das faixas que ganham versões diferentes, protagonizadas por RM, Jin e V, respectivamente.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal