Divulgação
Aos 25 anos, o rapper esbanja números notáveis nas plataformas digitais e estrela em campanhas publicitárias da Lacoste e Casas Bahia
“O homem que está se propondo a trazer o novo”, responde MD Chefe, nome artístico de Leonardo dos Santos Barreto, quando questionado pela Tangerina sobre quem é, afinal, MD Chefe. Aos 25 anos, o rapper está entre os artistas mais ouvidos do país com a sequência de hits Rei Lacoste e Tifanny, ambas agraciadas pelo algoritmo do TikTok. A última, inclusive, ganhou uma dancinha reproduzida por Gabigol, do Flamengo, e por Vinicius Junior, do Real Madrid.
MD, que se desenvolveu artisticamente nas batalhas de rap do Rio de Janeiro, hoje esbanja o título que o próprio codinome anuncia: chefe. Entre as criações musicais, o artista se desdobra também nas facetas de compositor, produtor e empresário do selo independente Offlei Sounds. Embora não aja como se essas atribuições estivessem separadas. “Abrir personas causa confusão. Se você é um só, firme e incisivo, você tem mais paz e discernimento para fazer as coisas”, explica.
Mas como tudo isso aconteceu? Embora o estouro viral possa despertar euforia, MD Chefe se sente calmo e no controle. “Sou um homem muito confiante. Então, sempre tive uma boa percepção para as coisas. Quando me dei conta que tinha esse ‘dote’ para a música, fui seguir essa parada”.
Segundo o músico, a guinada musical foi potencializada pela vontade de conquistar os próprios sonhos —e os de quem o acompanha. “A música para a rapaziada de favela é o lugar onde elas começam a fazer dinheiro de gente grande”, explica.
Assista ao clipe de Rei Lacoste
A produção conta com 72 milhões de visualizações
Com apenas nove meses de lançamento, Rei Lacoste coleciona 72 milhões de visualizações no YouTube, 52 milhões no Spotify e a tag que dá nome à faixa tem 35 milhões de conteúdos no TikTok. A canção integra o primeiro disco de estúdio do artista, Atg Tape, que estreou entre os top 10 lançamentos globais no Spotify. O registro contempla parcerias com MC Cabelinho, L7NNON e o amigo de longa data Dom Laike. “Mestre”, enfatiza o artista.
A canção deu tão certo, como MD Chefe já previa, que a Lacoste o convidou para participar de uma campanha publicitária como garoto propaganda. “Já tinha isso como objetivo”, confessa.
Segundo ele, a parceria com a marca “trouxe uma percepção maneira de como a gente usa, de como os favelados usam. Foi para mostrar para a rapaziada daqui que eles podem usar Lacoste, porque eu mostrei um novo jeito de usar a roupa. Apresentei para o morro que essa parada é maneira e, para as marcas, que nós estamos consumindo”. No resultado, ambos os lados saem ganhando.
O sucesso fez também que MD participasse de mais uma campanha publicitária. Dessa vez, com as Casas Bahia. O rapper foi convidado para cantar em um jingle sobre a Black Friday com Marília Mendonça (1995-2021), Péricles, Papatinho e DomLaike.
Assista ao clipe de A Mais Disputada
A canção foi feita para divulgar a ação de Black Friday
A relação do artista com as marcas, contudo, não é à toa. Com voz marcante, grave, serena e sensual, MD Chefe canta sobre elegância, sofisticação e empoderamento. Nas composições, brinca com bordões e o estilo “tchutchuco” (do rapper chique e confortável), além de explorar descrições extravagantes sobre artigos de moda e luxo. Todos esses elementos narrativos, inclusive, fazem parte do movimento em que MD está inserido, o trap “trajadão”.
Dom Laike, Tz da Coronel (citado por Caetano Veloso em Meu Coco), Borges, Maneirinho, NGC Daddy e BIN são alguns dos nomes que acompanham esse movimento. O que era nomeado como “ostentação” faz parte do lifestyle desses artistas. Para MD, esse movimento traz identificação e aproxima as pessoas das marcas. “Mostra que elas também podem ter acesso a isso”.
“Eu gosto da espontaneidade”, explica o rapper. Esse, inclusive, é um dos motivos pelo qual ele admira o gênero que está inserido: “O trap tem disso de ser natural”. Embora na carreira artística de MD não tenha existido exatamente uma transição do hip-hop para o trap, ele trouxe consigo uma característica comum dos tempos de batalhas de MCs: o freestyle. O artista afirma que prefere compor por cima das bases pela primeira vez, para capturar a essência do que ele precisa dizer naquele momento.
Nesse ritmo, as produções acabam sendo aceleradas. Em 2022, lançou o EP 22K MiniTape, em parceria com Kloe, Tshawtty, Jady e Negra Li, grande figura do hip-hop nacional. Juntos, cantam Tato e Sutileza. “Fiz a tape em uma estética retrô. Algumas coisas dos anos 2000 e outras de 2022, então nada mais justo do que convidar uma mulher de renome.”
Com o novo projeto, já garantiu o primeiro milhão: Burberry conquistou 1,6 milhões de visualizações em uma semana. Mas o sucesso não para por aí. MD adianta que já existem outros materiais a serem lançados: “Estou na fase que eu consegui as ferramentas, estrutura e recurso para atingir o meu objetivo. Mas ainda não atingi o que eu quero.”
Nicolle Cabral
Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.
Ver mais conteúdos de Nicolle CabralTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?