MÚSICA

Bizarrap e Quevedo na gravação de Quevedo: Bzrp Music Sessions, Vol. 52

Divulgação/Lauria Dale Play

Topo do mundo

O que é Quevedo: Bzrp Music Sessions, Vol. 52, líder do Spotify?

Faixa junta produtor argentino com rapper revelação da Espanha e está há mais de um mês em primeiro lugar no ranking mundial do streaming

Luccas Oliveira
Luccas Oliveira

Desde 15 de julho, a música Quevedo: Bzrp Music Sessions, Vol. 52 domina o ranking de mais tocadas do Spotify mundial. São mais de 30 dias ininterruptos na liderança —a título de comparação, o feito histórico de Anitta com Envolver durou três dias. A faixa de título inusitado tem superado até as fortes concorrências de Harry Styles, Bad Bunny, Rosalía e Beyoncé.

Mas, afinal, o que é e de onde veio Quevedo: Bzrp Music Sessions, Vol. 52? Destrinchar o nome da faixa é um bom começo de explicação.

Quevedo (à direita na foto acima) é um rapper espanhol, nascido nas Ilhas Canárias, de apenas 20 anos. Ele é considerado uma grande revelação local, especialmente por sua voz grave e flow desenvolto. Uma curiosidade: Quevedo veio para o Brasil com um ano de idade e ficou por aqui até por volta dos cinco.

Pois bem. Quevedo foi convidado a participar da faixa pelo produtor argentino Bizarrap —daí a abreviação “Bzrp”—, também uma revelação da indústria. Com apenas 23 anos, ele foi indicado ao Grammy Latino de produtor do ano em 2021.

Bizarrap ganhou maior notoriedade quando lançou o projeto Bzrp Music Sessions, no qual convida uma variedade de artistas para compor versos e dar voz às suas produções de música eletrônica.

O projeto começou em março de 2019, quando Bizarrap tinha apenas 18 anos. E, como o leitor deve imaginar, Quevedo: Bzrp Music Sessions, Vol. 52 é a 52ª edição, desde então. Antes, nomes de destaque como Nathy Peluso, Paulo Londra, Residente e Nicky Jam já tinham participado.

Bizarrap tem mais ouvintes que Anitta e Alok

Resumidamente, Bizarrap convoca alguns dos principais MCs de trap da música hispânica para colaborar com ele. Suas produções passeiam basicamente pelo reggaeton, o trap e a EDM. Atualmente, ele tem 35 milhões de ouvintes mensais no Spotify —em mais uma comparação, Anitta e Alok têm 27,7 e 21,6 milhões, respectivamente.

Patrick Estrela aparece em clipe de Quevedo: Bzrp Music Sessions, Vol. 52

Assista ao clipe de Quevedo: Bzrp Music Sessions, Vol. 52

Vídeo já passou de 183 milhões de visualizações

Lançada em 6 de julho, Quevedo: Bzrp Music Sessions, Vol. 52 foi um sucesso instantâneo. Em um dia no YouTube, o clipe já tinha ultrapassado as 10 milhões de visualizações. Agora, o vídeo —que conta com uma “participação especial” de Patrick Estrela, da animação Bob Esponja— já passou de 183 milhões de plays. No Spotify, a contagem se aproxima dos 300 milhões de reproduções.

A canção também chegou a liderar a parada Billboard Global 200, ranking das músicas mais tocadas do mundo. Nesta semana, foi destronada por As It Was, de Harry Styles, e caiu para a segunda posição, mas segue firme e forte no topo das plataformas de streaming.

A letra cantada por Quevedo não é lá muito revolucionária. O eu lírico chega a uma balada, avista uma mulher bonita, que diz “vamos, deixa eu te mostrar Buenos Aires”. O rapaz acaba se apaixonando pela mulher depois de uma noite intensa e tenta levá-la para casa com ele. “Venha para Canária sem a bagagem e sem a viagem de volta/ Ao redor da ilha eu vou te dar uma carona”, promete.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?