MÚSICA

O cantor Saulo Duarte olhando para o lado em uma rua

Divulgação/Ana Alexandrino

Baile Quente

Saulo Duarte recria baile paraense dos anos 1980 com Aldo Sena

Músico convida 'guitar hero' e um dos criadores da guitarrada para show em São Paulo nesta sexta-feira (30); confira entrevista exclusiva

Lucas Almeida
Lucas Almeida

O músico Saulo Duarte promove um encontro de gerações paraenses ao lado do “guitar hero” Aldo Sena no show Baile Quente. A estreia acontece em São Paulo, nesta sexta-feira (30), no Sesc Pompeia. Os ingressos ainda estão disponíveis. “O Aldo é como o Pepeu Gomes, como o Eric Clapton, é um grande guitarrista de música do mundo. Mas, às vezes, a gente cuida muito mal dos nossos mestres”, comenta Duarte sobre a oportunidade.

“Até pelo nome do show, Baile Quente, a ideia é remeter aos bailes que aconteciam no Pará nos anos 1980 e 1990, em que a galera ia para dançar o carimbó e a guitarrada”, explica Saulo Duarte em entrevista à Tangerina.

Com mais de quatro décadas de carreira, Aldo Sena é um dos responsáveis pela criação da guitarrada paraense, ao lado de Mestre Vieira e Mestre Curica. Com influências do choro e do carimbó, o ritmo foi concebido no fim dos anos 1970, se tornou febre em bailes da Região Norte nos anos seguintes e serviu até como inspiração para a banda Calypso.

Natural de Belém, Saulo Duarte também foi um dos influenciados por Aldo Sena. “Na infância e no começo da adolescência, eu escutava muita música de forma indireta. Era o que os meus pais e meus avós colocavam, ou o que estava tocando no ônibus para o colégio. Foi aí que eu tive acesso a carimbó, guitarrada, lambada, brega, a tudo o que tocava no Pará”, lista ele.

Lambada Complicada, um dos grandes hits de Aldo, ficou na memória afetiva de Saulo Duarte enquanto ele aprendia a tocar violão e guitarra. Foi já na vida adulta, morando em São Paulo, que o músico retomou as composições do mestre. “Isso virou estudo para eu entender o estilo da guitarrada, dos acordes, das canções. Paralelamente, eu ia compondo algumas coisas. Foi lá que eu entendi que o Aldo era uma influência.”

Os dois músicos se conheceram em 2015, quando Saulo Duarte dirigiu um show de Aldo em um festival em Fortaleza, no Ceará. Depois disso, seguiram conversando pelas redes sociais, até que decidiram criar o show juntos. O evento, que poderá ganhar datas em outras cidades futuramente, reúne a discografia de ambos, além de uma faixa inédita.

Aldo Sena, que fez poucos shows em São Paulo, apesar da longa carreira, também comemora a oportunidade ao lado de Saulo Duarte. “Eu vejo com muita alegria ter a juventude apreciando cada vez mais a minha música. E esse show já é uma amostra disso”, explica ele à reportagem.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Lucas Almeida

Lucas Almeida

Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.

Ver mais conteúdos de Lucas Almeida

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?