Reprodução/Instagram
Com três Oscars do teatro na prateleira, Patti LuPone não deve voltar aos palcos tão cedo após abrir mão de sua carteirinha do Actors' Equity
Patti LuPone, considerada uma lenda viva da Broadway, parece disposta a se aposentar aos 73 anos. Vencedora do Tony deste ano de melhor coadjuvante em musicais por seu trabalho em Company, a veterana anunciou que abriu mão de sua carteirinha do sindicato dos atores de teatro –sem a associação, a atriz dificilmente conseguirá um novo papel nos principais palcos dos Estados Unidos.
“Quando a montagem de Company fechou em julho, eu sabia que não estaria no palco novamente por um longo período. E, naquele momento, eu tomei a decisão de largar o sindicato”, disse Patti LuPone em comunicado ao Deadline. No Twitter, ela foi ainda mais sincerona: “Devolvi minha carteirinha do sindicato, não faço mais parte daquele circo. Vocês que se entendam”.
Patti LuPone já foi indicada oito vezes ao Tony, principal prêmio do teatro norte-americano. Ela venceu três vezes: além de Company neste ano, levou o troféu de melhor atriz por seu trabalho em Evita (1980) e Gypsy (2008). Também foi lembrada pelos votantes do Emmy como atriz convidada em uma série de comédia em 1998, por uma participação em Frasier (1993-2004).
Ela está no elenco da próxima temporada de American Horror Story, situada em Nova York e que estreia nos Estados Unidos na quarta-feira (19). Será a sua volta à franquia depois de oito anos –sua última aparição foi em Coven (2013-2014).
Mas a parceria de Patti LuPone com o produtor Ryan Murphy foi além da série de terror: ela atuou na aclamada Pose (2018-2021) e esteve no elenco fixo da minissérie Hollywood (2020), que o criador de Glee (2009-2015) produziu para a Netflix antes de explodir com a série sobre Jeffrey Dahmer (1960-1994).
Longe de Muprhy, ela participou de séries como Oz (1997-2003), Law & Order e 30 Rock (2006-2013) e das animações Steven Universe (2013-2019) e Vampirina (2017-2021). Patti também está no elenco de A Escola do Bem e do Mal, filme que a Netflix estreia nesta quarta-feira (19) e no qual contracena com Charlize Theron e Kerry Washington.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?