Divulgação
Musical do criador de O Fantasma da Ópera e produção estrelada por Daniel Radcliffe são destaques da Tangerina para os palcos de Nova York
O teatro brasileiro já tem vários espetáculos grandiosos na agenda para 2023. Mas, se você é do time dos fanáticos que têm um dinheirinho sobrando (ou daqueles loucos que até entram no cheque especial para realizar um sonho), a Broadway é o seu destino neste ano. A meca do teatro em Nova York é palco (literal) para os maiores musicais e as peças mais esperadas –e, assim como a verdadeira Meca para os muçulmanos, precisa ser visitada pelo menos uma vez na vida!
No cardápio de 2023, além de musicais consagrados que seguem em cartaz (Wicked, Chicago e Funny Girl são imperdíveis), vêm aí espetáculos inéditos na Broadway (casos de Bad Cinderella e Once Upon a One More Time), novas montagens de sucessos do passado (como Sweeney Todd e Merrily We Roll Along) e adaptações de fenômenos do cinema (De Volta para o Futuro e New York, New York).
Para ajudar você a se organizar –e a preparar o bolso para comprar os ingressos–, a Tangerina separou sete musicais que vão bombar neste ano na Broadway! Confira nossa seleção:
Andrew Lloyd Webber e Linedy Genao são chamarizes de musical da Broadway
Reprodução/Instagram
Compositor responsável por fenômenos como O Fantasma da Ópera, Cats e Evita, Andrew Lloyd Webber volta à Broadaway com Bad Cinderella, uma adaptação moderninha do conto de fadas sobre a Gata Borralheira. Depois de uma temporada tumultuada em Londres, o musical se muda para Nova York com novas canções e a atriz Linedy Genao como a personagem principal.
Josh Groban e Annaleigh Ashford vão buscar lado sombrio em musical
Divulgação
Encenado no ano passado no Brasil, com Rodrigo Lombardi no papel principal, o musical Sweeney Todd volta à Broadway depois de 18 anos. O divertidíssimo tenor Josh Groban (do sucesso You Raise Me Up) vai ter de incorporar seu lado sombrio para viver o barbeiro demoníaco da rua Fleet, que se alia à debochada Nellie Lovett (Annaleigh Ashford) para transformar as vítimas de sua navalha afiada em tortas.
Josh Groban e Annaleigh Ashford vão buscar lado sombrio em musical
Divulgação
Nem só de musicais vive a Broadway! Depois do sucesso de The Play That Goes Wrong, a companhia de teatro britânica Mischief retorna a Nova York com Peter Pan Goes Wrong, uma comédia que abusa da metalinguagem para contar a história de uma trupe de atores que tenta encenar Peter Pan, mas precisa enfrentar uma série de acidentes e trapalhadas que ameaçam a produção. Prepare-se para gargalhar a ponto de ficar com dor na barriga! Uma versão da montagem londrina foi gravada para a TV e está disponível na HBO Max.
Colton Ryan e Anna Uzele são protagonistas de New York, New York
Divulgação/Matthew Murphy
Dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Liza Minelli e Robert De Niro, o musical New York, New York curiosamente nunca migrou do cinema para os palcos. Ou, pelo menos, nunca havia migrado –até agora! A injustiça será corrigida em março deste ano, com os atores Colton Ryan e Anna Uzele nos papéis principais. Além das canções do filme de 1977 –inclusive o tema que ficou mundialmente famoso na voz de Frank Sinatra (1915-1998), o compositor John Kander se uniu a Lin-Manuel Miranda para criar novas músicas.
Princesas ao som de Britney Spears? Não tem como dar errado!
Divulgação/Matthew Murphy
Bad Cinderella não será o único musical que levará a Gata Borralheira à Broadway neste ano. Once Upon a One More Time reúne diferentes princesas dos contos de fada (como Branca de Neve, A Pequena Sereia, Rapunzel e Bela Adormecida) em uma jornada de autodescoberta e empoderamento. O melhor de tudo? A história evolui ao som de Britney Spears! Sim, as personagens cantam hits como Toxic, Stronger, I’m a Slave 4 U e, claro, …Baby One More Time. A princesinha do pop não está diretamente envolvida com o espetáculo, mas assistiu a workshops e gostou do que viu!
Já imaginou um musical de De Volta para o Futuro? Agora existe!
Divulgação
A história de Back to the Future todo mundo já conhece: o adolescente Marty McFly se une ao cientista maluco Doc Brown viajam no tempo em um DeLorean modificado e vivem mil aventuras em 1955 enquanto tentam evitar que o futuro se transforme devido às suas ações no passado. Do longa original, o diretor Robert Zemeckis, o roteirista Bob Gale e o compositor Alan Silvestri estão de volta. As músicas The Power of Love e Johnny B. Goode também fazem parte da trilha, juntamente com novas composições de Silvestri em parceria com Glen Ballard (que fez o icônico álbum Jagged Little Pill com Alanis Morissette).
Lindsay Mendez, Jonathan Groff e Daniel Radcliffe estrelam revival
Divulgação/Joan Marcus
Encenado pela primeira vez em 1981, o musical Merrily We Roll Along ganhou uma nova montagem no fim do ano passado em um palco alternativo de Nova York e com elenco liderado por Daniel Radcliffe (de Harry Potter), Jonathan Groff (de Glee) e Lindsay Mendez (de All Rise). Mas o sucesso da temporada de dois meses foi tão grande que a produção vai migrar para a Broadway no segundo semestre. A história mostra como a relação de três amigos muda no decorrer de 20 anos.
Para quem não quiser ver a história no teatro, uma versão para o cinema está sendo gravada, com Ben Platt, Paul Mescal e Beanie Feldstein nos papéis principais. A estreia, porém, só deve ocorrer em 2039, pois o diretor Richard Linklater vai repetir a estratégia utilizada em Boyhood: Da Infância à Juventude (2014) e acompanhar o envelhecimento de seus atores naturalmente em vez de recorrer à maquiagem.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?