Reprodução/CBS
Alex Newell e J. Harrison Ghee venceram como ator coadjuvante e melhor ator, respectivamente, na grande noite do teatro norte-americano
Principal prêmio do teatro norte-americano, o Tony Awards foi entregue na noite de domingo (11) e fez história ao entregar estatuetas para dois artistas não-bináries. A vitória de J. Harrison Ghee e Alex Newell aconteceu depois de Justin David Sullivan desistir de concorrer porque não se sentia confortável para escolher entre as categorias de melhor ator e melhor atriz.
Apesar de se declararem não-bináries, Ghee e Newell optaram por concorrer como ator e ator coadjuvante, respectivamente. A aposta deu certo, e ambos saíram do United Palace com seus respectivos prêmios Tony –é a primeira vez em 76 anos que a estatueta é concedida para artistas que não se definem como do gênero masculino ou feminino.
Campeão de indicações, com 13, o musical Some Like It Hot (versão do filme Quanto Mais Quente Melhor) saiu com quatro estatuetas –a de melhor ator, para J. Harrison Ghee, e outras três categorias técnicas (figurino, coreografia e orquestração). O grande vencedor da noite foi Kimberly Akimbo, que levou cinco troféus: melhor musical, atriz (para Victoria Clark), atriz coadjuvante (Bonnie Milligan), roteiro e trilha original.
Entre os espetáculos não musicais, a campeã foi Leopoldstadt, com quatro estatuetas: melhor peça, direção, ator coadjuvante (Brandon Uranowitz) e figurino. Life of Pi (adaptação de A Vida de Pi) venceu três, todas técnicas: cenários, iluminação e design de som.
Confira os vencedores do Tony Awards 2023:
Melhor peça: Leopoldstadt
Melhor musical: Kimberly Akimbo
Melhor revival de peça: Topdog/Underdog
Melhor revival de musical: Parade
Melhor ator de peça: Sean Hayes (Good Night, Oscar)
Melhor atriz de peça: Jodie Comer (Prima Facie)
Melhor ator de musical: J. Harrison Ghee (Some Like It Hot)
Melhor atriz de musical: Victoria Clark (Kimberly Akimbo)
Melhor ator coadjuvante de peça: Brandon Uranowitz (Leopoldstadt)
Melhor atriz coadjuvante de peça: Miriam Silverman (The Sign in Sidney Brustein’s Window)
Melhor ator coadjuvante de musical: Alex Newell (Shucked)
Melhor atriz coadjuvante de musical: Bonnie Milligan (Kimberly Akimbo)
Melhor direção de peça: Patrick Marber (Leopoldstadt)
Melhor direção de musical: Michael Arden (Parade)
Melhor roteiro de musical: Kimberly Akimbo
Melhor trilha original: Kimberly Akimbo
Melhor cenário de peça: Life of Pi
Melhor cenário de musical: New York, New York
Melhor figurino de peça: Leopoldstadt
Melhor figurino de musical: Some Like It Hot
Melhor iluminação de peça: Life of Pi
Melhor iluminação de musical: Sweeney Todd
Melhor design de som de peça: Life of Pi
Melhor design de som de musical: Sweeney Todd
Melhor coreografia: Some Like It Hot
Melhor orquestrações: Some Like It Hot
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?