Divulgação/Prime Video
Remake de filme francês entra de vez na briga pelo Oscar de melhor filme com o até então favorito Ataque dos Cães
Ao ganhar o Producers Guild of America Awards (PGA) de melhor filme na madrugada deste domingo (20), No Ritmo do Coração entrou de vez pela briga pelo Oscar de melhor filme de 2022 com o até então favorito Ataque dos Cães. Além de No Ritmo do Coração, o sindicato dos produtores de cinema, televisão e mídias diversas dos Estados Unidos, premiou também Encanto como melhor animação e Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada) como melhor documentário..
O PGA é tradicionalmente um dos maiores termômetros da corrida pelo grande prêmio da noite do Oscar, que acontece no próximo domingo (27). E em 2022 essa indicação se mostra ainda mais decisiva, já que aconteceu apenas três dias antes da votação final do Oscar 2022. Ou seja, o PGA tem um poder de sugestão bem grande neste ano.
Com isso, no Ritmo do Coração, da Apple, ganhou bastante fôlego na disputa contra Ataque dos Cães. O filme da Netflix conquistou alguns os principais prêmios da temporada pré-Oscar, como o Bafta (da Academia Britânica de Cinema e Televisão), que de uns tempos pra cá vem ganhando peso no Oscar; e Critics Choice Awards, principal concorrente do Globo de Ouro, que perdeu força por conta de seu histórico negativo em relação à diversidade de seus votantes e falta de transparência do processo de indicação.
Porém, No Ritmo do Coração ganhou também outro prêmio de bastante prestígio: o de melhor elenco do SAG (sindicatos dos atores), seu equivalente a “melhor filme”.
Quem ficou pra trás foi King Richard, que faturou o Eddie, prêmio do sindicato dos montadores. Antigamente, a categoria de melhor edição era um forte indicativo da vitória como melhor filme, mas essa “tradição” foi perdendo força com o passar dos anos.
A queda de Ataque dos Cães nas intenções de voto para melhor filme ainda possui outro agravante. A Netflix sofre um certo preconceito por parte de toda a indústria do cinema de Hollywood. Os grandes estúdios enxergam a gigante do streaming como uma ameaça ao futuro das exibições em salas de cinema. Por mais que a bilheteria não seja a única forma de lucrar com um filme, ela ainda é fundamental nessa conta.
Desde 2018, a Netflix vem tentando com afinco conquistar a glória máxima do Oscar investindo em produções mais autorais de diretores escolhidos a dedo. Como foi o caso de Roma, do cineasta Alfonso Cuarón; O Irlandês, de Martin Socrsese, e agora com Ataque dos Cães, dirigido pela neozelandesa Jane Campion, que segue como a favorita para vencer o Oscar 2022 de melhor direção.
No Oscar 2022, No Ritmo do Coração, remake americano do filme francês A Família Bélier (2014), concorre a três estatuetas: melhor filme, melhor ator coadjuvante (com o favoritíssimo Troy Kotsur) e melhor roteiro adaptado.
No Brasil, você pode assistir No Ritmo do Coração no Amazon Prime Video.
Melhor filme
Melhor animação
Melhor documentário
Melhor série de drama
Melhor série de comédia
Melhor minissérie
Melhor produção de não ficção para TV
Melhor produção em entretenimento ao vivo, programa de variedade, esquete, stand-up e talk show
Melhor programa de competição
Rafael Argemon
Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.
Ver mais conteúdos de Rafael ArgemonTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?