CULTURA

Rowan Atkinson em Homem Vs. Abelha

Divulgação/Netflix

ROWAN ATKINSON

Mr. Bean detona politicamente correto: ‘Toda piada tem uma vítima’

Rowan Atkinson é contrário à ideia de que humoristas precisam tomar cuidado com o que dizem. Ele estreia série na Netflix nesta sexta

Luciano Guaraldo

Um dos comediantes mais populares dos anos 1990, por seu trabalho na comédia Mr. Bean (1990-1995), Rowan Atkinson é contrário à ideia de que humoristas precisam se policiar para não ofenderem alguém. “O trabalho da comédia é ofender. Toda piada tem uma vítima”, disparou o britânico.

O ator, que é avesso a entrevistas, falou com o jornal Irish Times para divulgar a comédia Homem Vs. Abelha: A Batalha, que chega na Netflix nesta sexta-feira (24). “A comédia precisa, pelo menos, ter o potencial de ofender alguém. E ela não pode ter esse potencial retirado. A definição da piada é essa: alguém ou algo ou uma ideia é ridicularizado.”

Questionado pela publicação se políticos ou pessoas em posição de poder deveriam ser o alvo preferencial, no lugar de oprimidos, Rowan Atkinson foi menos certeiro: “Acho que é preciso ter muito, muito cuidado ao dizer sobre com quem é permitido fazer piadas. O golpe tem que ser sempre para cima? Mesmo? E se existir uma pessoa muito arrogante, agressiva e idiota que está na base da pirâmide social? Nem todos os imbecil estão no Parlamento ou na monarquia”.

“Em uma sociedade livre de verdade, você deveria ter a possibilidade de fazer piada sobre qualquer um e sobre qualquer coisa. Mas nem toda piada é para ser consumida por todo o público”, ressaltou o comediante.

O eterno Mr. Bean volta à TV nesta semana com a série Homem Vs. Abelha. A trama gira em torno de Trevor (Rowan Atkinson), um pai de família que descola um bico como “babá” de uma mansão repleta de obras de arte e carros caríssimos que vê sua “folga remunerada” ir pelos ares quando uma abelha entra na casa.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?