Protesto no Brasil e censura: Lembra de A Vaca e o Frango? - Tangerina

FILMES E SÉRIES

O Frango e a Vaca na série do Cartoon Network

Divulgação/Cartoon Network

25 Anos

Protesto em São Paulo e censura: Lembra de A Vaca e o Frango?

A animação completa 25 anos nesta sexta-feira (15); veja as principais curiosidades sobre a série que marcou época no Cartoon Network

Victor Cierro
Victor Cierro

A geração Z está ficando velha! A Vaca e o Frango (1997-1999) completa 25 anos de sua estreia nesta sexta-feira (15). A animação marcou a infância de centenas de crianças. Inclusive, depois do cancelamento, os fãs foram até a sede do Cartoon Network em São Paulo para protestar. A série é lotada de curiosidades. Você sabia que a produção teve dois episódios censurados?

A série chegou ao fim em 1999. No entanto, durante anos, o Cartoon Network continuou exibindo reprises da animação para os fãs. Em 2005, o canal pago cortou A Vaca e o Frango de vez do ar. Qual foi o resultado? Um protesto na frente da sede em São Paulo.

Demorou, mas a manifestação teve efeito (mais ou menos). O Cartoon Network voltou a exibir a produção animada… Em 2007… Às 23h30 (horário de Brasília), durante todos os sábados e domingos. Você assistia à Vaca e o Frango neste horário?

Criada por David Feiss, a série de comédia teve dois episódios censurados nos Estados Unidos. E, curiosamente, o primeiro capítulo proibido foi o piloto. Isso mesmo! Logo de cara, a animação passou dos limites de uma produção infantil. Aliás, a cena estreou em 1995, dois anos antes do lançamento oficial da trama.

No primeiro episódio censurado, Frango vai ao inferno porque quer fumar cigarros. Ao chegar no abismo, o personagem é torturado pelo demônio, conhecido como Bum de Fora. Além dos Estados Unidos, outros países baniram o capítulo intitulado No Smoking (Sem Fumar, em tradução livre).

Buffalo Gals (As Garotas de Buffalo) também foi censurado. E qual foi o motivo desta vez? Os estereótipos LGBTQIA+ e as piadas de duplo sentido. E, mesmo assim, este capítulo de A Vaca e o Frango chegou a ser exibido mundo afora.

No entanto, a série não é marcada só por polêmicas. Em 1996 e 1998, a animação foi indicada ao Emmy. No total, a série animada teve 52 episódios divididos em quatro temporadas. Se você quer comemorar o aniversário da comédia ou entender o motivo da manifestação popular em 2005, A Vaca e o Frango está disponível na HBO Max. Assista abaixo à abertura do desenho:

Cena de A Vaca e o Frango

Trailer de A Vaca e o Frango

A série animada teve dois episódios censurados

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal