Divulgação/Netflix
As séries caíram no gosto do público brasileiro durante a pandemia e quase 60% da população com acesso à internet passou a consumir esse tipo de conteúdo
Diante da pandemia de Covid-19 e da necessidade de distanciamento social, a população brasileira passou a consumir séries como nunca. Segundo pesquisa da NBCUniversal Brasil, 93% dos brasileiros acima de 18 anos com acesso à internet assistem a alguma série e 21% são tão viciados que chegam a devorar o conteúdo e fazer maratonas.
Um estudo divulgado na plataforma Gente, da Globo, avaliou o consumo de séries de cerca de metade da população brasileira, aproximadamente 122 milhões de pessoas. O relatório apontou que 60% dos brasileiros aumentaram o consumo desse tipo de atração por conta da pandemia.
O motivo? A grande maioria buscava uma fuga do caos que estava acontecendo no cenário mundial e quase metade do público também procurava um aprendizado com as séries.
Além disso, muitos queriam uma forma de se sentir parte de um grupo, já que assistir a algo significa ter assunto para comentar com outras pessoas que também gostam daquele programa. 32% das pessoas, porém, também gostavam de criar um mundinho próprio com a atração e se imaginar dentro das histórias.
Dos 122 milhões de brasileiros considerados na pesquisa, 21% deles são aqueles vistos como os “viciados”, que se sentem até amigos dos personagens e se identificam com a história.
Este é o público que passa o fim de semana trancado em casa, em frente à televisão, só maratonando aquelas séries que já no lançamento soltam todos os capítulos da temporada.
Os três gêneros de séries mais consumidos pelos brasileiros são: ação (70%); policial, investigativo e criminal (64%) e aventura (59%). A população também curte ficção científica (56%), comédia (54%) e terror (44%).
A pesquisa apontou ainda que os brasileiros não estão mais tão interessados em séries que reforçam um padrão de beleza. A busca por diversidade nas atrações televisivas é valorizada pelo público.
43% do público quer ver outros tipos de corpos e 40% acredita que mulheres merecem mais destaque nas tramas. 39% busca séries que tenham outras nacionalidades representadas e 34% ainda sente falta de protagonismo de minorias étnicas.
Quando se fala de protagonismo negro, 50% dos brasileiros querem ver mais conteúdos que tragam uma pessoa negra como personagem principal.
O estudo completo está disponível na íntegra na plataforma Gente.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
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