FILMES E SÉRIES

Cena de Cuphead - A Série

Divulgação/Netflix

Análise

Cuphead: Por que você deveria dar uma chance à animação da Netflix

Adaptação do game foi renovada para a 2ª temporada

Jessica Pinheiro
Jessica Pinheiro

A animação Cuphead – A Série estreou na Netflix em 18 de fevereiro e foi renovada para uma 2ª temporada oficialmente nesta quinta-feira (3), pelo serviço de streaming. A animação é baseada no premiado game retrô de mesmo nome, desenvolvido pelo Studio MDHR Entertainment e lançado inicialmente em 2017 para PC e Xbox One. Posteriormente, o título chegou também ao Nintendo Switch em 2019 e ao PlayStation 4 em 2020.

A história da animação gira em torno do impulsivo Xicrinho e do ingênuo Caneco, dois irmãos que amam se meter em confusões e vivem na mágica Ilha Tinteiro junto do Vovô Chaleira. Após visitar um parque de diversões que desvia as almas dos visitantes para o Diabo em pessoa, Xicrinho também acaba se endividando com a entidade, mas com a ajuda de Caneco, ambos conseguem escapar.

“Cuphead – A Série foi oficialmente renovada para a 2ª Temporada!!! E ela chega entre junho e agosto (verão estadunidense)”

A 1ª temporada da série animada tem apenas 12 episódios, e se você ainda não assistiu Cuphead – A Série, a Tangerina listou os principais motivos pelos quais você deveria dar uma chance à esta divertida e inusitada animação, estrelada pelos encrenqueiros irmãos Xicrinho e Caneco!

Engraçado e muito bem localizado em português brasileiro

A série animada de Cuphead conta com uma excelente dublagem brasileira e as adaptações dos nomes dos personagens são um charme à parte. Até mesmo nos episódios musicais ou que seguem uma narrativa focada em rimas, existem trechos engraçados e muito bem colocados —muitas vezes com sacadas ou trocadilhos interessantes.

Ainda que as interações entre Xicrinho e Caneco sejam ótimas, o destaque fica mesmo para o Diabo e o Vovô Chaleira, que sempre roubam a cena quando aparecem.

Cena de Cuphead - A Série

Além de Xicrinho e Caneco, o elenco também conta com o Diabo, Rei Dado, Vovô Chaleira e os irmãos sapos Escoaxo e Sopapo

Divulgação/Netflix

Maratona rápida com episódios curtos

Cuphead – A série tem apenas 12 episódios em sua temporada inicial, com média de 14 minutos, cada. Caso você esteja procurando uma animação bem-feita, bonita e divertida para maratonar em um curto espaço de tempo, a animação estrelada por Xicrinho e Caneco é a sua melhor pedida.

Além disso, a classificação indicativa da série animada de Cuphead é livre, o que significa que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode assistir. 

Perfeita porta de entrada para quem não jogou Cuphead

O jogo de Cuphead tem uma história um pouco diferente, mas igualmente simples: na obra original, os irmãos Xicrinho e Caneco fazem uma aposta para tentar ficarem ricos em um Cassino, mas claro, são enganados pelo Rei Dado e se dão mal. Antes que suas almas fossem levadas, eles fazem um acordo com o Diabo, que propõe que os dois encrenqueiros derrotem e coletem os espíritos de outros devedores.

Toda a aventura do game também é ambientada na mágica Ilha Tinteiro, e cabe ao jogador derrotar uma série de chefes para pagar a dívida de Xicrinho e Caneco com o Diabo. Cuphead mistura plataforma e run and gun (correr e atirar) em sua jogabilidade, e os inimigos são bastante difíceis. 

Cena de Cuphead - A Série

A Srta. Cálice, que ainda não fez sua estreias no game, aparece na animação de Cuphead

Divulgação/Netflix

Obviamente, a animação da Netflix não retrata a mesma ação do jogo, expandindo a jornada de Xicrinho e Caneco para focar no jeito estabanado com que eles se safam de diferentes situações. Ainda assim, muitos chefes como Escoaxo e Sopapo, a Máfia das Raízes e o dragão Fogo de Chão participam dos episódios ou são referenciados de alguma forma. Até mesmo a Srta. Cálice, que fará sua estreia no conteúdo extra The Delicious Last Course do game, em 30 de junho, aparece na série animada.

Com todas essas diferenças, Cuphead – A Série acaba se tornando uma perfeita porta de entrada para quem nunca jogou.

Semelhanças técnicas com o game de Cuphead

Ainda que a história e os personagens sejam levemente diferentes em Cuphead – A Série, a animação é bastante fiel ao game no lado técnico, trazendo uma trilha sonora semelhante a do game, também pautada em um delicioso jazz clássico dos anos 1930.

E assim como o game, a adaptação homenageia o estilo de animação rubber hose utilizado nos desenhos animados da mesma época, que inspira-se nos trabalhos de estúdios como Walt Disney, Warner Bros. Cartoons e Fleischer Studios.

Quantas temporadas Cuphead – A Série tem?

Cena de Cuphead - A Série

Xicrinho e Caneco amam confusões e vão te divertir bastante e sem compromisso em uma leva de 12 episódios com 14 minutos, cada

Divulgação/Netflix

Com a recente renovação para a 2ª parte, ainda não se sabe exatamente quantas temporadas Cuphead – A Série terá. Mas existe a possibilidade de uma 3ª temporada.

Isso porque logo após o anúncio da renovação oficial de Cuphead – A Série, alguns animadores se pronunciaram e subiram a hashtag #NewDeal4Animation no Twitter, visando melhores condições de trabalho para os profissionais da indústria da animação.

A questão é que a Netflix supostamente encomendou 48 episódios para Cuphead – A Série, mas está lançando-os em lotes para comercializá-los como “temporadas”.

“Apenas um lembrete de que a Netflix encomendou 48 episódios deste programa de uma só vez, o que significa que eles não estão pagando salários mais altos a esses caras por efetivamente quatro temporadas de televisão. Foi “renovado” para a temporada 2 anos atrás. É triste e esses caras precisam de um acordo melhor”, afirma Kyle Snape.

“A segunda temporada é apenas o segundo lote de episódios da primeira temporada. Nada foi “renovado”. Todos os episódios foram feitos como uma temporada e a Netflix está lançando-os em lotes”, diz o animador da Nickelodeon, Nick Lauer.

O problema nessa questão é que, quando há uma renovação, o custo de produção da próxima temporada aumenta; e a Netflix parece ter encomendado uma grande quantidade de episódios de uma vez para liberá-los em “temporadas”.

Além disso, em um artigo da Animation Magazine que conta com uma entrevista do produtor executivo Dave Wasson, é dito que os 36 episódios iniciais seriam lançados em 2 ou 3 partes, com lançamentos separados; o que sugere que a Netflix pode “renovar” Cuphead – A Série para sua “3ª temporada” logo após o lançamento da 2ª.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?